Glutamina Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 07/09/2018

Glutamina engorda? Bem, a glutamina é um dos aminoácidos mais abundantes no código genético. Enquanto você é capaz de sintetizá-la, a maior parte da glutamina que o corpo precisa é feita nas células musculares e mantém os músculos trabalhando corretamente. Entretanto, sob situações estressantes como exercícios intensos ou ferimentos físicos, o aminoácido é usado rapidamente, e a demanda por glutamina excede a capacidade do corpo de produzi-la. Felizmente, uma quantidade significante de glutamina pode ser obtida de várias fontes na sua dieta.

Então você precisa de glutamina para emagrecer e ficar magra?

Quando você está acima do peso, você precisa de ainda mais glutamina que o normal. Se você não tem glutamina suficiente no sistema, o corpo quebra tecido muscular para conseguir o aminoácido extra. Nesse caso, você começa a perder massa muscular. Ou seja, esse papo de que a glutamina engorda é apenas papo mesmo!

Tendo glutamina suficiente no seu sistema, você pode perder gordura e ganhar massa muscular. Adicionar glutamina à sua dieta irá te ajudar a ficar no caminho certo na Dieta Anti-inflamatória e reduzir a vontade de comer carboidratos.

Glutamina contém muitos resultados precisos e vagos no déficit de peso. Além disso, obter glutamina pode melhorar sua forma física, estrutura corporal e sua condição física completa. Ela traz resultados no sistema imune, músculos, área digestiva, fígado e cérebro também. Na verdade, ela é o único aminoácido amplamente afluente dentro do seu corpo. A glutamina que é produzida dentro do corpo ou consumida nos alimentos pode não ser suficiente para pessoas que se exercitam regularmente, passam por estresse recorrente ou possuem sistemas imunes desequilibrados. Apesar disso, ainda vale a pena dar uma olhada na glutamina e perda de peso.

Papel da Glutamina

A glutamina é um aminoácido não essencial porque seu corpo pode produzi-la. Seu corpo armazena glutamina dentro dos músculos, pulmões, fígado, cérebro e estômago. A glutamina forma 60% das reservas de aminoácidos do corpo. Você pode diminuir sua glutamina para aproximadamente 50% devido a exercícios intensos, ferimentos sérios ou doenças contagiosas. A glutamina trabalha para energizar os intestinos e o sistema imune, curar tecidos moles, prevenir doenças e sustentar a sua fonte corporal de antioxidantes.

A Glutamina Te Faz Ganhar Peso?

Baseado em estudos recentes, você não deve ver um aumento de peso como resultado da glutamina. Esse aminoácido aparece apenas para afetar músculos, não reservas de gordura. Tomar glutamina como parte da sua suplementação diária não muda seu metabolismo ou afeta as necessidades calóricas do seu corpo. Entretanto, você pode passar por um crescimento muscular como um resultado da criação de músculos, quando tomada em conjunto com musculação. Mais estudos são necessários para determinar o efeito exato nos músculos em indivíduos “saudáveis”.

Perda de Músculo

A glutamina é predominantemente usada como parte de um tratamento experimental para prevenir a perda de músculos como resultado de doenças. Tanto HIV/AIDS quanto câncer podem levar ao que é conhecido como caquexia, que é a perda de peso devido a atrofia muscular. É frequentemente tomada em combinação com ácido beta-hidroxi-beta-metilbutírico e arginina. Mas na verdade não é a glutamina a responsável pela prevenção da caquexia. Parece que o ácido beta-hidroxi-beta-metilbutírico diminui a taxa de quebra de proteínas no corpo.

Resultados da Glutamina para Perda de Peso

A glutamina melhora o sistema imune. Ela intensifica o movimento de células brancas do sangue que combatem doenças. Além disso, a glutamina protege a acidez celular de exercícios físicos intensos e diminui a amônia no sangue. A glutamina intensifica a extensão muscular ao levar água e carboidratos para células musculares. Foi revelado que ela melhora os níveis intracelulares do aminoácido leucina, o que evita déficit muscular.

A Glutamina Ajuda a Controlar Níveis De Açúcar No Sangue e Insulina

Além da história de que glutamina engorda (e que não é verdade, como já foi visto) tem um papel vital no controle do açúcar no sangue. Quando os níveis de açúcar no sangue estão baixos, a glutamina reprime a insulina para evitar um declínio maior dos níveis de açúcar. Ela também estimula a liberação do glicogênio para ajudar a elevar os níveis de açúcar no sangue, prevenindo hipoglicemia.

Ajudar os níveis de insulina e de açúcar no sangue a voltarem a níveis mais moderados pode contribuir para uma redução do apetite e uma maior perda de peso, já que níveis altos de insulina são implicados na síndrome metabólica, diabetes e pode contribuir para ganho de peso e obesidade.

A Glutamina Diminui Vontades De Comer Açúcar e De Tomar Álcool

O papel da glutamina no apoio da química cerebral e seus efeitos estabilizadores do açúcar no sangue explicam por que ela diminui as vontades de comer açúcar e tomar álcool.

Em estudos com alcoólicos, a glutamina diminuiu o desejo de beber, a ansiedade e melhorou o sono. Ela funciona melhor quanto tomada após acordar e entre refeições.

Dar glutamina a ratos diminuiu o consumo voluntário de álcool deles em 34%. Quando a glutamina deixou de ser oferecida, os níveis de consumo de álcool voltaram ao que eram antes.

Mais Vantagens da Glutamina para Perda de Peso

A glutamina melhora o metabolismo, assim como a queima de gordura. Não apenas ela intensifica a queima de gordura quando usada antes e durante exercícios, ela também melhora a velocidade do seu metabolismo em repouso. Os resultados da glutamina no sistema imune fazem com que você permaneça em uma boa forma física para que você não deixe de se exercitar. Ao melhorar a recuperação muscular, a glutamina deixa que você vá a academia regularmente com menos dores musculares. Suplementar pequenas quantidades de glutamina aumenta a liberação de hormônio do crescimento, que é bom para queimar gordura.

Problemas com a Glutamina e Perda de Peso

Leve em conta seus objetivos, condição física completa, idade e quantidade de estresse diário e ação enquanto suplementa glutamina. Atletas de resistência passam por redução de glutamina, o que pode levar a infecções e resfriados mais frequentes. Essas pessoas devem se suplementar com glutamina para evitar déficit de músculos, o que desacelera a velocidade do metabolismo. Levantadores de peso que se exercitam regularmente podem se aproveitar de algumas porções de glutamina durante o dia. Para indivíduos com estresse recorrente, a glutamina pode combater os resultados desconstrutivos do estresse do hormônio conhecido como cortisol. Você também deve levar em conta a suplementação com glutamina quando você tem um resfriado para acelerar a recuperação ou como um suplemento anti-idade para aumentar o hormônio do crescimento.

Talbott sugere que se ingira 5 gramas ou mais de glutamina diariamente para regular o hormônio do estresse, cortisol, que consome músculos e reduz a velocidade da queima de gordura. Outros profissionais recomendam a ingestão de até 10 gramas de glutamina durante exercícios. Alguns sugerem tomar de 5 a 10 gramas de glutamina assim que você acorda, antes de exercícios ou antes de dormir. Também é recomendado que se tome glutamina após exercícios como proteína de leite para melhorar a recuperação muscular.

Alimentos com Glutamina

A glutamina pode ser encontrada em muitas fontes na sua dieta e te ajudará a não engordar ao reduzir vontades de comer e dando mais energia ao corpo.

As principais fontes de glutamina são carnes, peixes e aves.

Se você é vegetariana, a glutamina pode ser obtida com:

  • Feijão
  • Beterraba
  • Repolho
  • Espinafre
  • Salsa
  • Trigo

Outras boas fontes de glutamina incluem ovos, leite, queijo e iogurte.

CONSIDERAÇÃO FINAL

Glutamina é um nutriente essencial mais facilmente obtido na dieta se você não é vegetariana. É popular para criar músculos, mas não é uma pílula mágica para perda de peso. Entretanto, se você tomá-la em conjunto com uma dieta sensata e exercícios, ela só pode ajudar.

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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34 comentários em “Glutamina Engorda ou Emagrece?”

  1. Tomo 3g de glutamina pela manhã em jejum com um limão e água morna (5g percebi que para meu organismo era muito então diminui). Gostei muito dos benefícios, além da melhora no sistema digestivo me sinto mais disposta, sem vontade incontrolável de comer doce e álcool já bebia pouco agora então zerou. Não largo a glutamina mais, virou hábito. Recomendo!

  2. SOU DIABÉTICA E MINHA NUTRI PASSOU ONTEM PRA E TOMAR MAS TENHO MEDOC . CONTEM MUITO AÇÚCAR OU TEM ALGUM QUE NÃO TENHA ACUÇAR PQ FAÇO ACADEMIA E SINTO CANSADA ME AJUDA ?