Canela

Consumo de Canela Pode Reduzir os Danos de uma Dieta Rica em Gordura

Uma dieta rica em gordura é considerada um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, pois pode levar ao ganho de peso, diabetes e outras condições nocivas. Um nova pesquisa, no entanto, sugere que pode ser possível compensar alguns deste riscos incorporando a canela à dieta.

Os pesquisadores descobriram que ratos alimentados com uma dieta rica em gordura suplementada com canela durante 12 semanas ganharam menos peso e gordura abdominal e tiveram níveis saudáveis de gordura, açúcar e insulina no sangue, quando comparados a roedores alimentados com uma dieta rica em gordura sem a presença canela.

Co-autora do estudo Vijaya Juturu, Ph.D., da OmniActive Health Technologies Inc, em New Jersey, EUA, e seus colegas recentemente apresentaram suas descobertas na Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology/Peripheral Vascular Disease 2017 Scientific Sessions, evento da American Heart Association realizado em Minneapolis.

Doença cardiovascular (DCV) é um termo genérico para as condições que afetam o coração e os vasos sanguíneos, incluindo ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e doença cardíaca.

A doença cardíaca é a principal causa de morte para homens e mulheres no mundo todo, matando cerca de 17.3 milhões de pessoas por ano.

A dieta desempenha um papel importante na doença cardiovascular. Uma dieta não saudável – como uma alta em gordura – pode causar obesidade, diabetes tipo 2, colesterol alto e outras condições que aumentam o risco de uma saúde cardiovascular ruim.

De acordo com Juturu, a pesquisa mostrou que a canela – uma especiaria derivada da casca de árvores do gênero Cinnamomum – contém um polifenol que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o que pode reduzir alguns dos fatores de risco para doenças cardiovasculares causadas pela má alimentação.

Para o estudo, os pesquisadores propuseram-se a investigar se canela pode ajudar a reduzir os danos associados a uma dieta rica em gordura.

Durante 12 semanas, os pesquisadores alimentaram ratos com uma dieta rica em gordura, suplementada com canela, e comparou-os a roedores que foram alimentados com uma dieta rica em gordura sem a adição da especiaria (o grupo controle).

A equipe descobriu que os ratos cujas dietas foram suplementadas com canela pesavam menos e desenvolveram menos gordura abdominal do que aqueles alimentados com uma dieta rica em gordura sem a especiaria.

Os ratos alimentados com uma dieta rica em gordura com a canela também tiveram níveis mais saudáveis de glicose no sangue e insulina, bem como melhores perfis lipídicos do que os do grupo controle.

Além disso, os pesquisadores descobriram que os ratos que consumiram canela tiveram menos moléculas associadas com o armazenamento de gordura, bem como níveis aumentados de anti-inflamatórios e moléculas antioxidantes.

Os antioxidantes protegem contra o estresse oxidativo, que é um desequilíbrio de radicais livres que tem sido associado a numerosas condições de saúde, incluindo ataque cardíaco e doenças cardíacas.

Com base em suas descobertas, Juturu e seus colegas acreditam que a canela pode diminuir os efeitos nocivos de uma dieta rica em gordura.

Eles concluíram: “Esses resultados sugerem que a suplementação de canela reduz a hiperlipidemia, a inflamação e o estresse oxidativo através da ativação de fatores de transcrição (SREBP-1c, LXR-α, NF-κB e Nrf2) e a via antioxidante de sinalização de defesa”.

Você tem o costume de consumir canela em sua dieta? Pretende aumentá-lo agora, sabendo desses possíveis benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 4,63 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Olá! Eu já uso a canela na minha dieta, em especial no chá de hibisco. Minha dúvida é: quanto de canela devo consumir por dia para efetivamente auxiliar na minha dieta?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*