Recentemente, nos Estados Unidos, um incidente incomum envolveu um menino de cinco anos, residente do estado de Ohio. O garotinho teve que enfrentar várias sessões de endoscopia consecutivas para a remoção de um bolo composto por mais de 40 chicletes que ele havia engolido.
O aglomerado de gomas de mascar ocupava cerca de um quarto do estômago da criança. A mãe do menino relatou que ele havia consumido um pacote inteiro de chicletes sem açúcar sem que ela visse. Confira: Mascar chiclete engorda ou emagrece?
Após entrar em contato com o serviço de emergência, a mãe foi aconselhada a levar o seu filho ao hospital, caso ele apresentasse sintomas adversos, o que acabou acontecendo. Veja também: Aditivo usado em doces inflama o intestino, segundo estudo.
O garotinho começou a sentir intensas dores abdominais, acompanhadas de diarreia e uma febre de 36,3 °C.
Os médicos que o trataram ficaram em dúvida quanto a realizar uma cirurgia para remover o bolo de goma de mascar ou optar por uma endoscopia para retirar partes do objeto. No final, a escolha foi pela endoscopia. Eles escreveram um artigo sobre o procedimento, que foi publicado no dia 21/05 no JEM Reports.
Segundo os médicos, o tratamento por endoscopia é eficiente na remoção de mais de 85% dos bolos alimentares do tipo. Escolheu-se esse procedimento porque não era possível dissolver o bolo de goma de mascar com ácidos e fazer uma cirurgia representaria mais riscos para o paciente.
Durante a intervenção, os médicos fizeram uma descoberta surpreendente: constataram que não apenas os 40 chicletes do pacote foram engolidos pelo menino, mas também identificaram que aquele era um hábito da criança, pois havia gomas de mascar com outras texturas presentes no seu esôfago.
Após o procedimento, o menino recebeu analgésicos para a dor de garganta e foi liberado para voltar para casa com a orientação de não engolir mais chicletes. As informações são do Metrópoles.
Riscos de engolir chicletes
Engolir chicletes geralmente não traz riscos graves à saúde, mas é importante estar ciente dos possíveis problemas.
- Veja também: Chiclete quebra jejum?
Embora a maioria passe pelo sistema digestivo sem complicações, há casos raros em que o chiclete pode causar obstrução intestinal, principalmente em crianças pequenas. Além disso, engolir grandes quantidades de chiclete com frequência pode levar à constipação.
Portanto, é aconselhável evitar engolir chicletes regularmente e buscar atendimento médico se ocorrerem sintomas incomuns, como dor abdominal intensa, semelhantemente ao caso da criança de cinco anos.