Mascar Chiclete Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

Fazemos isso quase sem pensar. Pegamos um chiclete e botamos na boca a qualquer hora. Mas quem está buscando emagrecer acaba pensando: mascar chiclete engorda ou emagrece?

Na prática isso depende da marca e do tipo de sabor. Pesquisas mostram que é interessante mascar chiclete para controlar a ansiedade ou como forma de adocicar a boca com pouca quantidade de calorias. Quando não é consumido nas versões tradicionais com açúcar, mascar chiclete emagrece somente se não consumido em excesso. Do contrário, o chiclete engorda, estimula consumo de doce e pode estragar os dentes. Vamos explorar um pouco mais este tema para você poder fazer boas escolhas.

Calorias do Chiclete Light

Chiclete emagrece quando consumido na forma light. Uma unidade de sabor cereja, por exemplo, tem de maneira aproximada apenas 0,75 calorias. Neste sentido, se pode dizer que é possível mascar o dia inteiro sem preocupações com excesso de calorias. Interessante notar que ao escolher sabores mentolados existe menor quantidade de calorias. De fato, com chiclete light se pode ficar com o hálito agradável em todos os momentos sem engordar.

Chiclete Emagrece – A Defesa

Profissionais defendem que chiclete emagrece quando consumido nas versões sem açúcar, em principal por causa do seu poder de diminuir a vontade de comer, ou seja, melhora na saciedade. Consumir um chiclete light depois do almoço ajuda o corpo a não ficar com fome. Sem dúvidas representa uma tática interessante para esperar o alimento se estabelecer no estômago e ficar com o organismo satisfeito por maior tempo.

Nutricionistas afirmam que mascar chiclete pode ser uma boa estratégia para consumir “doces” se adicionar calorias a dieta. Em vez de consumir uma sobremesa de doce após o almoço, por exemplo, mascar um chiclete já traria essa satisfação.

Chiclete Engorda – O Ataque

Uma pesquisa norte-americana da Ohio State University indica que, na verdade, mascar chiclete engorda. Segundo os pesquisadores, isso acontece por um meio indireto. Pessoas que consomem chiclete tem maior vontade de se alimentar com alimentos doces, conhecidos por serem muito calóricos. A pesquisa revelou que as pessoas que mascam mais chicletes até fazem menos refeições. Porém fazem piores escolhas alimentares, que engordam mais.

Cientistas da University of Buffalo mostraram que a ação de engordar acontece em decorrência do sabor mentolado presente na goma de mascar. Em consequência, há piora no paladar para experimentar alimentos saudáveis, como vegetais e frutas, por exemplo.

De acordo com a doutora da Universidade de Ohio, Christine Swoboda, chiclete engorda quando consumido tanto na forma mentolada ou sabor frutas. Ela realizou testes em 44 voluntários, dividindo o grupo em dois e dando o sabor mentolado para um grupo e de frutas para outro. Ela avaliou o interesse em realizar tarefas para ganhar pedaços de frutas ou junk food (comidas muito calóricas com salgadinhos e doces) como recompensa. Nos dois casos o resultado foi um desinteresse por realizar tarefas que teria como recompensa as frutas e maior interesse pelas tarefas que teriam como recompensa as comidas mais calóricas.

Mascar Chiclete Emagrece e Ajuda no Trato Digestivo

Embora existam pesquisas indicando que o chiclete engorda por estes meios indiretos, a corrente mais forte no meio profissional é de que mascar chiclete emagrece. Além do já exposto, o ato de mastigar ajudar no trabalho intestinal, ou seja, representa excelente prática às pessoas com prisão de ventre, conforme indica pesquisa realizada de forma conjunta entre as principais universidades de Inglaterra.

Cientistas ingleses estudaram pacientes operados por causa de câncer no cólon e concluíram que os enfermos que mascaram chicletes conseguiram demonstrar recuperação mais rápida ao considerar a mastigação como estimulante ao trabalho do trato digestivo.

Chiclete Emagrecedor com PYY

Chiclete que emagrece de fato? Parece que já é uma realidade. Cientistas norte-americanos desenvolveram uma novidade que promete fazer sucesso global, um chiclete feito com PYY, hormônio que trabalha para fazer com que a saciedade permaneça no organismo por maior espaço de tempo. Nos estudos foi diagnosticado que as pessoas que mascaram o chiclete especial diminuíram a ingestão de calorias diárias, embora os resultados ainda não sejam conclusivos.

Tipos de Chiclete

Em geral, comer uma ou duas unidades de chiclete ao dia, mesmo os nas versões tradicionais, não irá adicionar muitas calorias ao seu corpo. Isso porque em geral cada unidade tem de 3 calorias a 15 calorias. Então, isso não representaria um acréscimo calórico significativo a sua dieta. Mas é claro que se você escolher chicletes com mais calorias, como o Bubbaloo que tem 20 calorias a unidade, e mascar várias unidades por dia você pode prejudicar o seu plano de emagrecimento.

Sobores de Chiclete

A quantidade de calorias de um chiclete pode variar bastante dependendo do sabor. Geralmente os sabores menta e hortelã são os menos calóricos. Sempre ao escolher seu chiclete procure comparar as calorias dos diferentes sabores.

Qual é seu chiclete preferido? Você costuma mascar chicletes quando está de dieta?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (52 votos, média: 3,67 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário