Chiclete quebra jejum?

Especialista da área:
atualizado em 12/01/2022

Tecnicamente, só é possível quebrar um jejum se você consumir calorias. Sendo assim, um chiclete sem açúcar não quebra o jejum, correto?

  Continua Depois da Publicidade  

Isso depende do tipo de chiclete que você está consumindo. A maioria deles contém algumas calorias, mesmo que poucas. A saber, um chiclete comum tem aproximadamente 11 calorias e alguns mais calóricos podem conter até 30 calorias por porção.

Nem mesmo as versões sem açúcar escapam, podendo conter cerca de 6 calorias por goma. 

Então, entenda se o chiclete sem açúcar também quebra o jejum ou se é possível mascar uma goma sem invalidar todo o seu esforço no jejum.

Chiclete quebra o jejum?

Chiclete
É importante tomar cuidado com o tipo de chiclete que consome

Dificilmente um chiclete sem açúcar vai quebrar o seu jejum. Mas além de considerar o tipo de chiclete, é importante saber o tipo de jejum que você segue.

Um jejum muito rígido, que restringe até o consumo de água, não deve contar com nenhum tipo de goma de mascar. Por outro lado, jejuns mais flexíveis, como por exemplo alguns tipos de jejum intermitente, permitem o consumo de chiclete, desde que ele seja livre de açúcar.

Aliás, quando usado a seu favor, o chiclete pode ajudar a diminuir a fome e contribuir para a consistência do jejum.

  Continua Depois da Publicidade  

Segundo um estudo publicado em 2015 na revista científica Endocrine, mascar um chiclete durante 30 minutos em jejum foi capaz de aumentar a saciedade e reduzir o apetite. 

Além disso, um outro estudo da revista Frontiers in Psychology de 2018 mostrou que mascar um chiclete também pode ajudar a prevenir a alimentação impulsiva, evitando assim a ingestão de calorias em excesso ao longo do dia.

Efeito do chiclete na insulina

Bolas de chiclete
É importante não exagerar nas gomas de mascar

O jejum diminui os níveis de insulina, que é o hormônio que transporta o açúcar através do sangue para todo o corpo para gerar energia. Assim, quando você fica em jejum por bastante tempo, o corpo entra em um estado de cetose para queimar gordura e obter energia, o que ajuda na perda de peso. 

Alguns estudos indicam que a goma de mascar sem açúcar não é capaz de produzir insulina em grandes quantidades. Mesmo aqueles que contêm adoçantes artificiais e que geram um aumento da insulina não são suficientes para quebrar o jejum, porque a quantidade é muito baixa e, assim, o efeito no sangue é pouco significativo. Dessa forma, o jejum não é interrompido e seu corpo continua em cetose ao mascar um chiclete sem açúcar.

Ainda assim, é importante não exagerar na quantidade de chiclete e ficar o mais longe possível das gomas de mascar que contém açúcares e aditivos alimentares em sua composição.

Com isso, se você faz jejum com o objetivo de emagrecer e a goma de mascar te ajuda nesse processo, o chiclete não afetará o seu jejum de forma negativa. Mas se o jejum é de poucas horas apenas para realizar um exame, o ideal é deixar o chiclete para depois da coleta de sangue.

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e referências adicionais

Você tem o costume de mascar chiclete? Com ou sem açúcar? Acredita que ele ajuda a tirar a fome? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário