Menino sofre queimadura química após fazer tatuagem de henna; veja os riscos

atualizado em

Em uma viagem em família à Turquia, os ingleses Ollie Shakesheff, de 9 anos, e Charlie, de 7 anos, decidiram fazer tatuagens de henna (tinta temporária). 

Ollie escolheu um lobo de 10 cm no lado esquerdo do peito, enquanto Charlie optou pelo contorno do astro do futebol Cristiano Ronaldo na perna esquerda. Os desenhos foram realizados no Pegasos Royal Hotel, administrado pela TUI, em Alanya, por 35 euros (R$ 190), após terem sido aprovados pelo teste de contato.

Menino fazendo tatuagem
Foto: Reprodução/ The Sun

A princípio, tudo correu bem. No entanto, ao retornarem para casa após a viagem, Ollie reclamou que seu peito estava avermelhado e coçando. Logo em seguida, começou a sair um líquido amarelo. A suspeita era de que ele tivesse sofrido queimaduras causadas pela parafenilenodiamina (PPD), um composto químico frequentemente encontrado na henna negra e em tintas de cabelo de cores escuras.

No hospital, os médicos informaram que ele tinha tido uma reação muito forte à henna negra e confirmaram que se tratava de uma queimadura química. Eles fizeram curativos, prescreveram antibióticos e agora Ollie está em processo de recuperação.

Menino com curativo
Foto: Reprodução/ The Sun

A mãe dos meninos, Monika, que também estava na viagem junto com seu marido Matthew, de 50 anos, relatou que seu filho estava muito animado para fazer a tatuagem, mas começou a ter complicações. 

  Continua Depois da Publicidade  

Eles ainda tentaram lavar a tintura, mas não adiantou, e a pele de Ollie já estava com bolhas cheias de pus e infectada. Agora, a mãe teme que o que era para ser uma viagem divertida tenha causado uma cicatriz branca com o formato do lobo, marcando seu filho pelo resto da vida.

Pele queimada por tatuagem
Foto: Reprodução/ The Sun

Monika, proprietária de uma empresa familiar de transporte, está se empenhando em realizar uma campanha de conscientização sobre os perigos das tatuagens feitas com tinta temporária, para que outras crianças não enfrentem o mesmo problema. 

Ela também relatou que o filho mais novo também apresentou algumas manchas vermelhas no local onde fez o desenho de Cristiano Ronaldo, mas como Ollie tem a pele mais sensível, a reação de Charlie foi mais leve.

Perna queimada por tatuagem
Foto: Reprodução/ The Sun

Após o incidente, Monika entrou em contato com a TUI, que iniciou uma investigação interna. Em um comunicado, a empresa afirmou que lamenta o ocorrido com Monika e sua família, e embora a henna negra não seja ilegal no país, a saúde e segurança de seus clientes são levadas a sério. 

  Continua Depois da Publicidade  

A equipe de saúde e segurança já está ciente do ocorrido e realizará uma investigação detalhada juntamente com as equipes do resort.

Tatuagens de henna em crianças

Luciana Samorano, dermatologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e membro do Departamento de Dermatologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), explica que a henna pura não representaria um grande risco, mas é comum que os profissionais misturem outros compostos, como a parafenileno de amina, substância comum em tintas para cabelo. No entanto, essa substância não deve entrar em contato com a pele, pois pode causar dermatites e alergias, sendo adicionada para acelerar o processo de secagem do desenho.

A médica ainda alerta sobre o cuidado com crianças pequenas. Apesar de parecer inofensiva, a tatuagem temporária não deve ser aplicada em bebês e crianças menores de 2 anos devido à imaturidade da pele. 

Veja também: Grávida pode usar henna na sobrancelha?

Ela explicou que nessa fase o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento, tornando a pele mais propensa à irritação e alergia a produtos químicos e corantes, o que pode causar dermatite de contato irritativa ou alérgica.

  Continua Depois da Publicidade  

Você já fez uma tatuagem de henna? Se sim, tudo correu bem? Você estava ciente de que ela poderia causar danos à pele? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário