Na última sexta-feira (19), Lázaro Ramos, 45 anos, foi hospitalizado após ser encontrado desacordado pela esposa, a atriz Taís Araujo. O ator foi diagnosticado com estafa, estágio avançado de cansaço emocional.
O artista foi levado ao Hospital Mater Dei, onde ficou até este último domingo (21). “Confirmamos que nesta sexta-feira, dia 19 de janeiro, Lázaro Ramos passou mal em sua casa, em Salvador, sendo levado por sua esposa, Taís Araujo, ao hospital Mater Dei. Após análise clínica, concluiu-se que Ramos estava com estafa. Seguindo orientações médicas, Ramos ficará de repouso durante a próxima semana”, informou a assessoria do ator, em nota publicada nas redes sociais.
Lázaro está atualmente no elenco da novela das 18h da Globo, “Elas por Elas”, onde interpreta o personagem Mário Fofoca. Após o susto, o artista pretende planejar um período de férias. Ademais, o artista desfilará no Carnaval 2014; Ramos viverá o advogado abolicionista Luiz Gama (1830 – 1882) no desfile da Portela, do Rio de Janeiro. A escola de samba terá como enredo “Um Defeito de Cor”, baseado no livro homônimo de Ana Maria Gonçalves.
O que é estafa e quais são os sintomas?
Estafa nada mais é do que o cansaço extremo e pode ser identificado com diminuição do desempenho no trabalho, alterações no apetite, no sono e no humor, dificuldade de concentração, desânimo sem um motivo aparente, procrastinação, angústia, sentimento de inadequação, dores de cabeça e no corpo, falhas na memória, gastrite e má digestão, tremores e tonturas.
Entre os fatores de risco, estão a carga excessiva de trabalho, falta de controle na hora da resolução de problemas, falta de reconhecimento, desequilíbrio entre vida pessoal e profissional e ambientes de trabalho conflituosos.
A longo prazo, a estafa pode causar problemas ainda mais graves de saúde – tanto física quanto mental -, como doenças cardíacas, depressão, ansiedade e esgotamento profissional, o que afeta diretamente na qualidade de vida.
Muitos são os tratamentos, que incluem terapia, técnicas de gestão de estresse, mudanças no estilo de vida e, em determinados casos, suplementação ou medicação. O tempo de cura varia conforme a severidade da enfermidade e da capacidade de cada um na realização da modificação na maneira de trabalhar e viver. É fundamental seguir as orientações médicas para a total resolução do problema de saúde.
Ademais, a análise de predisposição genética também se vê como crucial para a identificação do profissional mais adequado para um tratamento específico. Em alguns casos, não é necessária intervenção médica.