Dormir Mais nos Fins de Semana Pode Te Ajudar a Viver Mais, Diz Estudo

Dormir demais aos sábados sempre foi considerado por especialistas em sono (e por nossas mães) durante muito tempo algo errado – mas um novo estudo diz que este hábito pode reduzir o risco de morte.

Pesquisadores da Universidade de Estocolmo descobriram que adultos que dormiam menos de cinco horas por noite tinham o risco de mortalidade aumentado. No entanto, quando as pessoas que dormiam apenas cinco horas por noite durante a semana compensavam com nove horas de sono por noite nos finais de semana, o risco de morte não aumentava.

Para conduzir o estudo – que foi publicado no Journal of Sleep Research – cientistas examinaram dados sobre hábitos de sono coletados de mais de 43.000 pessoas com menos de 65 anos de idade. Em seguida, eles estudaram registros de óbitos feitos 13 anos após os dados iniciais terem sido obtidos para determinar se e como os hábitos de sono afetavam a mortalidade.

É claro que outros fatores, como educação, índice de massa corporal (IMC) e tabagismo, podem tirar anos da sua vida, então eles também os levaram em conta. Sua conclusão? “Um longo fim de semana de sono pode compensar o sono curto nos dias de semana.”

Então, o que isso significa para você?

As descobertas do estudo podem ser uma surpresa, já que os especialistas em sono já haviam advertido contra a tentativa de “compensar o sono” no final de semana. No ano passado, o cientista do sono Matthew Walker havia afirmado que o sono não é como um banco: “Você não pode acumular uma dívida e pagá-la mais tarde. Se eu ficar sem dormir uma noite inteira, e então em uma noite seguinte compensar todas essas horas de sono, nunca recuperarei tudo que perdi”, disse ele.

Este novo estudo muda esse modo de pensar.

“Os resultados implicam que o sono curto num dia de semana não é um fator de risco para mortalidade se for combinado com um sono de fim de semana médio ou longo”, escreveram os autores do estudo. “Isso sugere que o sono de um dia da semana pode ser compensado durante o fim de semana, e isso tem implicações para a mortalidade”.

É claro que dormir o suficiente todas as noites ainda é o ideal: a equipe descobriu que as pessoas que dormiam seis ou sete horas consistentemente não aumentavam seu risco de mortalidade.

Mas dormir cedo nem sempre é fácil para qualquer um. Se você tiver dificuldade em ir para a cama, a prática da meditação pode ser uma boa saída para diminuir a ansiedade e fazer com que você se sinta mais relaxado.

Você costuma dormir mais nos fins de semana para compensar uma noite mal dormida durante a semana? Se não, pretende fazer isso a partir de agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário