Estudo Descobre o Segredo para Ter Melhores Noites de Sono

Especialista:
atualizado em 29/01/2020

Quão bem você dorme durante a noite tem muito a ver com a forma como você leva os seus dias – a qualidade do sono já foi associada a tudo, desde dieta e exercícios até o uso de telefone celular. Agora, um novo estudo sugere que algo um pouco menos tangível também pode desempenhar um importante papel em nossa qualidade de sono: as pessoas que têm um grande propósito na vida tendem a dormir melhor durante a noite, com menos sintomas de apneia do sono e pernas inquietas.

Publicado no jornal Sleep Science and Practice, o estudo sugere que cultivar um sentido de propósito poderia ser uma boa estratégia para melhorar o sono sem a necessidade do uso de medicamentos. E, embora o estudo incluísse adultos de 60 anos ou mais, os autores dizem que seus achados provavelmente se aplicariam a grupos etários mais jovens também.

  Continua Depois da Publicidade  

Os pesquisadores, da Northwestern University e Rush University Medical Center, sabiam que o senso de propósito – definido no estudo como “ter aspirações e objetivos para o futuro e considerar que as experiências na vida são significativas” – tem sido associado a inúmeros resultados de saúde, incluindo riscos reduzidos de AVC e uma vida mais longa.

Os pesquisadores recrutaram 823 participantes, com idade média de 79 anos, e deram-lhes uma pesquisa para avaliar a qualidade geral do sono e a probabilidade de sofrerem de condições como a apneia do sono (que afeta a respiração e os níveis de oxigênio durante a noite) e síndrome das pernas inquietas (durante o qual as sensações incômodas e o desejo de se mover mantêm as pessoas acordadas à noite).

Os participantes também responderam perguntas para determinar seu bem estar psicológico e se eles tinham um propósito na vida. Especificamente, eles foram convidados a avaliar suas respostas a declarações como “Me sinto bem quando penso no que fiz no passado e no que espero fazer no futuro” e “algumas pessoas vagam sem rumo na vida, mas eu não sou uma delas”.

Em geral, aqueles que obtiveram maior pontuação no questionário eram 63% menos propensos a ter apneia do sono e 52% menos propensos a ter síndrome das pernas inquietas do que aqueles que obtiveram notas mais baixas. Eles também apresentaram pontuações de qualidade de sono moderadamente melhores no início do estudo e mostraram uma melhora aumentada ao longo de um período de um ano.

“Uma interpretação de nossas descobertas é que indivíduos com um propósito elevado na vida tendem a ter melhor saúde mental e física em geral”, escreveram os autores. Em outras palavras, dormem melhor porque têm menos problemas de saúde que os manteriam acordados à noite. Outra possibilidade é que as pessoas com níveis mais elevados de propósito tendem a se engajar em comportamentos mais saudáveis, como exercício, visitas médicas regulares e passatempos relaxantes.

Esta descoberta pode ser especialmente importante para adultos mais velhos, dizem os autores, uma vez que a insônia e outros problemas de sono tendem a aumentar com a idade. Os médicos preferem tratar esses problemas sem produtos farmacêuticos sempre que possível, e este estudo pode sugerir que ter um bom motivo para se levantar todas as manhãs pode ajudar nesse sentido.

Estudar e entender os distúrbios e problemas de sono é vital para a saúde geral, segundo os autores. Má qualidade de sono tem sido associada a muitos problemas de saúde física e mental, incluindo depressão, doenças cardíacas e comprometimento do funcionamento físico.

Os autores dizem que o próximo passo nesta pesquisa deve ser estudar exatamente como as pessoas podem encontrar ou melhorar seu propósito na vida – talvez através de terapias e meditação. Se esses aprimoramentos realmente melhorarem o sono, eles podem ser uma ferramenta valiosa para pessoas de todas as idades.

  Continua Depois da Publicidade  

Você tem um senso de propósito grande na sua vida? Acredita que isso poderia ajudar a ter melhores noites de sono, de fato? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário