Estudo Mostra Que Ácido Graxos Alimentam Tumor de Câncer de Próstata

Especialista:
atualizado em 11/07/2020

O câncer mais comumente diagnosticado no mundo é o de próstata. Ele é responsável por cerca de 15% dos diagnósticos de câncer masculino e 8% de todos os casos de câncer.

“Há uma forte ligação entre obesidade, dieta e maus resultados em homens que desenvolvem câncer de próstata. Em particular, aqueles que consomem mais ácidos graxos saturados parecem ter um câncer mais agressivo”, disse Renea Taylor, professora assistente e vice-diretora do programa de câncer do Monash University Biomedicine Discovery Institute.

Os pesquisadores descobriram que os ácidos graxos são absorvidos pelas células do câncer de próstata e aumentam o crescimento do tumor. Eles então bloquearam a absorção de ácidos graxos ao excluir geneticamente o transportador chave de ácidos graxos e mostraram que poderiam retardar o desenvolvimento do câncer.

“Sabemos há muitos anos que o metabolismo disfuncional dos ácidos graxos está ligado a muitas doenças crônicas. Aplicar esse conhecimento ao câncer e fornecer evidências para desenvolver uma terapia para tratar uma doença que afeta tantos homens é profundamente satisfatório”, diz Matthew Watt, chefe do departamento de fisiologia da Universidade de Melbourne.

Ele diz que o principal desafio clínico no campo foi impedir a progressão para doenças agressivas.

“Todo o nosso conceito baseia-se em dar um tratamento mais adequado antes para impedir que os homens cheguem ao estágio avançado ou tardio da doença. Nossos estudos mostraram que o bloqueio do transporte de ácidos graxos é uma maneira de fazer isso”, diz Taylor.

A pesquisa foi publicada na Science Translational Medicine.

Você conhece alguém que tenha sido diagnosticado com câncer de próstata? O que achou do impacto dessa nova descoberta dos pesquisadores? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário