A busca pela positividade corporal ganha força nas redes sociais, com diversas personalidades se unindo ao movimento de postar fotos sem retoques ou filtros.
Recentemente, a atriz Paolla Oliveira anunciou que assinou um contrato para não utilizar mais filtros nas redes sociais. A ação é parte de uma parceria com a Dove e prevê publicações sem retoques nos perfis de Paolla e em campanhas publicitárias.
A tendência está se espalhando e outras celebridades também estão aderindo à causa. Nomes como Tais Araújo, Gabi de Pretas, Preta Gil e Letícia Spiller costumam publicar selfies sem filtros no Instagram.
Além delas, influenciadoras também têm monetizado em cima de uma mensagem de autoaceitação através de parcerias com grandes marcas: Dora Figueiredo, Mariana Mendes e Dandara Pagu.
A tendência em outros países
Essa mudança de perspectiva não se limita apenas ao Brasil. Em países como a Noruega e a França até a legislação é envolvida na discussão.
Na França, um projeto de lei determina que pessoas famosas nas redes sociais devem esclarecer se usaram filtro ou algum outro tipo de retoque na imagem ao abordarem temáticas ligadas à beleza.
Já na Noruega, desde o ano de 2021, uma lei exige que influenciadores admitam quando usarem retoque nas fotos. Por aqui no Brasil, um projeto de lei (10022/2018) pretende tornar obrigatório o aviso de retoque digital.
O objetivo das medidas é combater o crescimento da dismorfia corporal associado ao uso de filtros nas redes sociais. No transtorno, há uma preocupação excessiva com o corpo e o modo como uma pessoa percebe a sua aparência física é afetado. As informações são do G1.