Feed do Instagram pode revelar sinais de depressão, diz Harvard

publicado em

A maneira como nos expressamos nas redes sociais pode revelar muito sobre nós. Através delas, podemos compartilhar nosso ponto de vista, hobbies, momentos em família e com amigos com o mundo. 

Uma equipe de pesquisadores das universidades de Harvard e Vermont, ambas nos Estados Unidos, descobriu que o padrão de fotos publicadas também pode indicar sinais de depressão.

Menina tirando selfie
O feed do Instagram pode mostrar sinais de depressão

Os pesquisadores analisaram o Instagram de 166 pessoas, sendo 71 delas com histórico de depressão. Através de uma análise de cores e detecção de rostos, os cientistas observaram que indivíduos deprimidos compartilham fotos com tonalidades mais azuladas, escuras e cinzas, se comparados às imagens publicadas por outras pessoas. Além disso, eles tendem a postar fotos com menos pessoas reunidas.

Em um artigo publicado na revista EPJ Data Science em 2017, os autores afirmaram que esses resultados apontam para novas possibilidades na identificação precoce e detecção de doenças mentais.

Os pesquisadores observaram que as fotos publicadas nas redes sociais oferecem uma ampla gama de recursos que podem ser analisados para obter informações psicológicas dos pacientes. Eles consideraram aspectos como a presença de pessoas nas fotos, se o cenário é natural ou dentro de casa e se é dia ou noite.

  Continua Depois da Publicidade  
Mulher tirando selfie, fundo branco
As fotos nas redes sociais revelam informações psicológicas com base em elementos como pessoas, cenário e horário

Através de um programa de computador desenvolvido para identificar essas características, os autores da pesquisa verificaram a tendência de pessoas deprimidas em publicar imagens mais escuras. Além disso, notaram que pessoas deprimidas usam menos filtros do próprio Instagram em suas fotos. No entanto, quando utilizam, na maioria dos casos, escolhem o filtro Inkwell, que transforma as fotos coloridas em imagens em preto e branco. 

Os participantes com depressão também têm a tendência de postar mais fotos com rostos, embora estas geralmente tenham menos pessoas do que as fotos postadas por participantes saudáveis.

Você conhece alguém que enfrenta a depressão? Essa pessoa apresenta esses sinais nas publicações em redes sociais? Comente abaixo! 

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Valdir Campos

Valdir de Campos Júnior é estudante de jornalismo, e combina sua paixão pela escrita com um forte interesse pelo universo da saúde e boa forma. Valdir é motivado pela curiosidade e pelo desejo de adquirir conhecimento, visando inspirar e informar as pessoas sobre um estilo de vida saudável.

Deixe um comentário