Fezes claras ou esbranquiçadas – O que é e como tratar

Especialista da área:
atualizado em 31/05/2021

Fezes claras ou esbranquiçadas podem significar um problema de saúde sério. Saiba o que pode ser e como tratar.

  Continua Depois da Publicidade  

Certamente, há casos em que as fezes brancas surgem por causa de algo que você comeu ou devido a uma vitamina ou suplemento novo que você está tomando.

Mas é importante saber que ter fezes pálidas com frequência não é normal. Aliás, veja o que as fezes têm a mostrar sobre a sua saúde.

Problemas na vesícula biliar e doenças hepáticas podem tornar as fezes pálidas. Além disso, confira então quais as outras possíveis causas.

O que pode ser as fezes pálidas

exame de fezes

Antes de mais nada, é preciso entender que quem dá a cor escura para as nossas fezes é a bile.

Por sua vez, a bile é um líquido essencial para a digestão – que é produzido pelo fígado e armazenado na vesícula biliar. Assim, quando não há bile suficiente, as fezes podem ficar mais claras.

Agora que você já sabe de onde vem a cor das fezes, entenda o motivo de elas saírem mais claras do que o normal.

1. Consumo de certos alimentos

Certos alimentos podem deixar as fezes mais claras. Isso pode acontecer com alimentos gordurosos, com corantes e também algumas vitaminas.

Às vezes, trata-se apenas de um alimento que não foi digerido por completo, sem que isso seja um problema.

Além disso, as fezes pálidas podem ser um sinal de doença celíaca. Essa doença autoimune faz com que o intestino não tolere o glúten – o que pode causar problemas como má absorção e deficiência nutricional.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Pancreatite

Inflamações ou doenças no pâncreas podem prejudicar a secreção de sucos pancreáticos para o sistema digestivo.

Como resultado, o alimento passa rapidamente pelo processo digestivo e as fezes acabam ficando mais claras do que o normal.

3. Problema no fígado

Qualquer tipo de hepatite – tanto a hepatite alcoólica quanto a hepatite viral – pode tornar as fezes claras e esbranquiçadas.

Aliás, como a bile é produzida pelo fígado, qualquer problema no órgão pode deixar as fezes em tons mais claros.

Saiba o que gordura no fígado – uma condição que costuma afetar pessoas com obesidade ou que têm uma dieta rica em gordura.

4. Giardíase

Essa infecção pode causar fezes brancas ou amareladas. Além disso, o parasita Giardia lamblia é capaz de causar sintomas como:

  • Dor de estômago;
  • Dor de cabeça;
  • Febre;
  • Inchaço;
  • Vômito.

5. Problema na vesícula biliar

A vesícula biliar é um pequeno órgão onde a bile é armazenada. Porém, a formação de cálculos biliares pode obstruir a passagem da bile e, assim, deixar as fezes claras.

Outros problemas que podem ocorrer são o estreitamento dos ductos biliares por causa de cistos ou de estenose biliar.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Colangite esclerosante

A colangite esclerosante é uma inflamação que afeta os ductos biliares – tubos por onde passa a bile.

Essa inflamação pode dificultar a passagem dos sais biliares, deixando as fezes claras e esbranquiçadas.

7. Uso de remédios

Existem muitos remédios que podem prejudicar o fígado – principalmente quando a dose é excedida ou o uso é de longo prazo.

É o caso inclusive de remédios de venda livre como o ibuprofeno e o paracetamol. Assim, se suas fezes ficaram brancas depois de começar a tomar um remédio, essa pode ser a causa.

Como tratar as fezes pálidas

Depois de definir a causa das fezes esbranquiçadas, é importante tratar a alteração.

Assim, se a causa das fezes pálidas for consequência de algum alimento, suplemento ou remédio que você está tomando, é preciso interromper o uso. Mas sempre faça isso sob orientação de um médico ou nutricionista.

Em alguns casos, pode ser preciso fazer uma cirurgia – como por exemplo quando há uma obstrução na vesícula biliar que impede o fluxo da bile ou alguns tipos de pancreatite. Aproveite para conferir como é feita a cirurgia de vesícula.

Se você tiver uma infecção, o tratamento se dá com antibióticos, antivirais ou antifúngicos – dependendo do tipo de agente infeccioso.

Por fim, no caso de doenças hepáticas, o tratamento consiste em uma combinação de remédios e mudanças de hábitos, como:

  • Parar de tomar bebidas alcoólicas;
  • Limitar o consumo de gordura;
  • Manter uma dieta mais saudável e equilibrada.

Na maioria dos casos, manchas brancas nas fezes são apenas restos de algo que você comeu. Mas, se o problema persistir, não deixe de consultar um médico para saber se está tudo bem com o seu trato digestivo e com o seu fígado.

Fontes e referências adicionais

Você já observou cores anormais nas suas fezes? Foi ao médico? Comente aqui!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho é especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia - CRM 52.104130-4. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Atualmente, é pós-graduando de Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema de Juiz de Fora-MG. No momento, atua em vários municípios do estado do Rio de Janeiro como na capital, Niterói, Magé e Araruama. Dr. Marcos Marinho tem experiência em setores variados de sua especialização e continua em constante aprendizado e evolução para ser uma referência da área. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário