Folha de Boldo Emagrece? Para Que Serve, Chá e Dicas

Especialista:
atualizado em 25/12/2019

Você provavelmente já deve ter ouvido falar da folha de boldo ou escutado alguém recomendar o chá para algum propósito. Mas será que você saberia dizer se esse ingrediente pode influenciar um processo de perda de peso e quais são as suas serventias?

É verdade que a folha de boldo emagrece?

Não é verdade que o chá de boldo, que é preparado com as folhas da planta, promove o emagrecimento. No entanto, acredita-se que a folha de boldo pode ajudar a desinchar a barriga, isso graças ao seu efeito de combater os gases intestinais e seu efeito diurético.

O boldo aumenta a produção de urina, o que dá a entender que ele tem um efeito diurético. Isso pode ser útil para combater o inchaço provocado pela retenção de líquidos no organismo, que traz um efeito de mais cheio ao corpo. Só é preciso tomar cuidado para não eliminar água demais do organismo.

Entretanto, há outro ponto contra a ideia que a folha de boldo emagrece: o seu chá também é utilizado para estimular o apetite. O que não é tão bacana para quem precisa se controlar para não sair da dieta, não é mesmo?

De qualquer forma, sabemos que para emagrecer,  mais importante do que tomar um chá ou outro é seguir toda uma alimentação que seja voltada para esse objetivo ao mesmo tempo em que é saudável, controlada, equilibrada e nutritiva.

Neste sentido, também vale a pena praticar exercícios físicos com frequência porque eles maximizam a queima de calorias. Tudo isso sempre contando com o acompanhamento de nutricionista e educador físico para garantir a segurança e eficiência do processo.

Os tipos de boldo

Segundo pesquisamos, existem dois tipos de boldo: o brasileiro, que é um pequeno arbusto, e o boldo-do-chile, que é uma árvore maior.

Conforme encontramos, o saquinho ou sachê que se compra nos supermercados é o boldo-do-chile, que é importado, já que não cresce no Brasil. Por sua vez, o boldo nacional é avaliado como o melhor de todos pelos pesquisadores, tendo em vista os dados científicos e sua não-toxicologia.

A ciência brasileira legitimou o boldo nacional como uma planta segura, com atividade sobre o fígado e o estômago.

Os tipos de boldo que não devem ser utilizados 

Especialistas em plantas medicinais ensinam que existe o chamado falso-boldo ou tapete-de-oxalá, planta que sempre forma uma moita e tem folhas miúdas, carnudas e com cheiro forte e é bastante perigoso e não deve ser utilizado.

Outro tipo que deve ser descartado é o que é conhecido como boldo-da-terra ou boldo-de-jardim, que tem galhos longos e folhas grandes e aveludadas. Segundo os pesquisadores alertam, ao ser utilizada em excesso, essa planta pode irritar o estômago.

Não são recomendados outros tipos de boldo (além do brasileiro ou chileno) porque eles trazem uma substância tóxica, conhecida pelo nome de foscolina, que tem atividade sobre o sistema nervoso central, é um forte irritante gástrico e pode provocar convulsões, em casos mais extremos, quando há o exagero na dosagem.

Para que serve a folha de boldo? 

– Sistema digestivo

O chá de boldo (que é preparado com as folhas da planta) pode ser útil em quadros de má digestão porque auxilia a digestão a ocorrer de maneira mais rápida.

Além disso, o chá de boldo apresenta propriedades que estimulam o sistema digestivo do organismo.

– Digestão de gorduras 

Ainda falando sobre a questão da digestão, o chá de boldo também pode ajudar depois de um dia de excessos – com a ingestão excessiva de álcool ou o consumo de muitos alimentos gordurosos – porque possui uma substância chamada de lactona, que é conhecida por contribuir com a digestão de gorduras ingeridas.

– As propriedades das folhas de boldo

De acordo com informações do livro Prescription for Nutricional Healing (Prescrição para Cura Nutricional), a consultora nutricional Phyllis Balch escreveu que as folhas de boldo possuem propriedades laxativas, antibióticas e anti-inflamatórias.

– Ação antioxidante

As folhas de boldo também são dotadas de antioxidantes, que auxiliam a diminuir os danos induzidos pelos radicais livres às células e ao DNA. Lembrando que os radicais livres são conhecidos por contribuírem com o processo de envelhecimento e com problemas de saúde como câncer, doença no coração e artrite.

Receita de chá de folha de boldo

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas de boldo secas;
  • 150 ml de água fervente.

Modo de preparo:

  1. Colocar as folhas de boldo em um recipiente com a água fervente;
  2. Tampar e deixar descansar durante 10 minutos. Então, servir-se. 

Alertamos que o chá deve ser tomado logo depois do seu preparo e não deve ocorrer o acréscimo de açúcar à bebida, visto que ele fermenta e atrapalha a digestão.

De acordo com o que encontramos, também é ideal tomar o chá logo após o seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo preparado de uma vez), para evitar que dê tempo do oxigênio destruir os compostos ativos da bebida. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

É necessário certificar-se ainda de que os ingredientes que você utilizar no preparo do seu chá de folha de boldo sejam de boa qualidade, de boa procedência, orgânicos, estejam bem limpos e higienizados e não tenham a adição de nenhuma substância ou produto que possa prejudicar a sua saúde.

Cuidados com o boldo

O boldo pode causar efeitos colaterais como aborto, vômitos, diarreia e problemas no sistema nervoso. A sua aplicação tópica na pele pode provocar irritação.

Além disso, a planta pode aumentar o fluxo da bile, líquido produzido pelo fígado e armazenado na vesícula biliar, que passa por pequenos canais, também chamados de dutos. Como esses dutos podem ser obstruídos, existe a preocupação de que um fluxo maior da bile provocado pelo boldo possa fazer mal para pessoas que já sofrem com a obstrução das vias biliares.

Recomenda-se usar preparações do boldo que sejam livres de ascaridol, uma substância presente no boldo-do-chile e que pode provocar dano hepático quando ingerido via oral. Outra orientação importante é deixar de utilizar a planta pelo menos duas semanas antes da data marca de uma cirurgia.

O boldo é contraindicado para mulheres que estejam grávidas ou amamentando e para pessoas com inflamação e obstrução nas vias biliares, problemas hepáticos ou pancreatite.

Antes de usar a folha de boldo para qualquer fim, consulte o seu médico para saber se ela é adequada para você, certificar-se de que não lhe fará mal e verificar em que dosagem e frequência você pode utilizá-la.

Essa recomendação é importante para todo mundo, é claro, principalmente para crianças, idosos, adolescentes e pessoas que sofram com algum tipo de doença ou condição específica de saúde.

Outro ponto importante é checar com o médico se a folha de boldo não pode interagir com algum medicamento, suplemento ou planta medicinal que você esteja utilizando no momento. Por exemplo, o chá de boldo não pode ser usado por pessoas que tomem medicamentos anticoagulantes.

Além disso, ao passar mal ao fazer uso da folha de boldo, procure rapidamente o socorro do médico.

Você já experimentou o chá de folha de boldo para algum propósito? Já tinha ouvido falar que ele emagrece e pretendia tomar por este motivo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 3,20 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “Folha de Boldo Emagrece? Para Que Serve, Chá e Dicas”

  1. Sou sexagenário. Não tenho problemas de saúde, que eu saiba. Tenho no quintal alguns pés de falso-boldo. Gosto muito do sabor amargo do chá das folhas de boldo. Tomo em jejum uma xícara desse chá com uma colher de chá de óleo de coco.

  2. ja usava muito para o figado quando meu marido tava de ressaca mas so agora eu soube q e bom ate pra ajudar no emagrecimento entre outras coisas e ate pra azia to tomando e vou tomar regulament