Se você se preocupa com a saúde e estética do seu corpo e já está acostumado a fazer exercícios para ganhar massa muscular, já parou para pensar que existem mais de 50 músculos no seu rosto e pescoço?
Em geral, as pessoas recorrem a cremes e tratamentos estéticos para melhorar a aparência da pele e evitar as temidas marcas de expressão, mas é bastante raro que alguém pense em fazer exercícios faciais para manter o rosto jovem.
Os músculos faciais também merecem a atenção e é por isso que a ginástica facial vem ganhando adeptos em todo o mundo com a esperança de melhorar a aparência e rejuvenescer.
A ginástica facial promete reduzir ou prevenir as linhas de expressão, rugas, aumentar a tonicidade da pele e até mesmo diminuir as dores de cabeça.
Vamos descobrir um pouco mais sobre o que é, como a ginástica facial funciona, qual é o passo a passo de alguns dos mais importantes exercícios faciais e também mostraremos o antes e depois de algumas pessoas que conseguiram ótimos resultados com ela.
O que é a ginástica facial?
Quando sorrimos, franzimos a sobrancelha ou quando fazemos qualquer outra expressão facial, estamos movimentando os músculos do nosso rosto. Cada pessoa vai ter movimentos diferentes e as formas que estes movimentos dão ao nosso rosto são um indício das linhas de expressão que teremos ao envelhecer.
Algumas pessoas acreditam que quanto menos expressões fizer, menores são as chances de criar rugas ou marcas de expressões antes do tempo, mas isso não é verdade.
De qualquer forma, a ginástica facial tende a movimentar músculos que são pouco utilizados no nosso dia-a-dia, assim como muitos exercícios que você faz na academia também são focados em músculos pouco utilizados e que vão dar melhor definição ao seus braços ou pernas, por exemplo.
Ao fazer exercícios faciais, você vai dar maior força aos músculos que são responsáveis por dar a forma e o contorno do seu rosto. Com o passar dos anos, estes músculos que não se movem vão perdendo a força e forma, o que pode gerar pálpebras caídas e flacidez em geral.
A ginástica facial funciona de modo a fortalecer estes músculos e dar mais firmeza à pele. Isso quer dizer que, além de melhorar a aparência do rosto, a circulação sanguínea do rosto vai melhorar, ajudando a dar mais vida à pele.
A ginástica facial funciona mesmo?
Existem muitos relatos de que de fato a ginástica facial funciona, mas é preciso se empenhar e manter uma rotina de exercícios para ver os resultados.
Apesar de algumas pesquisas científicas inconclusivas sobre sua eficácia, os especialistas na área indicam que os exercícios faciais podem ser muito benéficos tanto para prevenir os sinais da idade, quanto para diminuir algumas marcas de expressão.
O teste pode ser feito com a lista de exercícios que vamos conferir o passo a passo a seguir. O ideal é realizar os exercícios diariamente para começar a ver os resultados em pelo menos um mês.
Passo a passo
Aqui vamos indicar o passo a passo de alguns exercícios faciais para fortalecer os músculos do rosto e melhorar a aparência em geral.
1. Exercícios para a região da boca
Exercício 1
Use as mãos para segurar as bochechas enquanto você dá um sorriso bem aberto.
Feche os lábios e deixe as mãos aplicando força nas bochechas para resistir a este movimento.
Mantenha cada posição (sorrindo e não sorrindo) por dez segundos.
Exercício 2
Abra a boca e as narinas. Faça um movimento de franzir o nariz o máximo possível. Ao mesmo tempo, levante o lábio superior e fique nesta posição por dez segundos com a ajuda dos dedos indicadores segurando as bochechas.
Exercício 3
Com a boca fechada, tente separar os dentes de baixo e de cima sem perder o contato de um lábio com o outro.
Leve a mandíbula para a frente o máximo possível e fique nesta posição por cinco segundos.
Volte à posição inicial lentamente e repita dez vezes.
Este exercício evita e melhora a papada.
Exercício 4
Relaxe a boca e faça um longo movimento de beijo. Mantenha por alguns segundos e feche a boca apertando os lábios entre si. Relaxe e repita.
Exercício 5
Diga “oooo” com os lábios exageradamente arredondados e depois diga “iiiii” exagerando também no movimento da boca.
Repita dez vezes estes movimentos alternados, relaxe e faça-os novamente. Três séries de dez é o ideal.
2. Exercícios para a testa e olhos
Exercício 1
Use as palmas das mãos para criar resistência na testa. Posicione as palmas das mãos na lateral da testa, com o final da mão em cima das sobrancelhas.
Alterne expressões de surpresa e raiva com a ajuda das mãos dez vezes.
Depois, faça o movimento de surpresa e fique assim por trinta segundos.
Faça o mesmo com o movimento para baixo e fique nesta posição por mais trinta segundos.
Para terminar, repita os movimentos alternados por dez vezes.
Exercício 2
Coloque os seus dedos indicadores acima das sobrancelhas e faça movimentos para baixo enquanto tenta levantar as sobrancelhas.
Repita este movimento dez vezes para dar mais firmeza à testa e diminuir as linhas de expressão.
Exercício 3
Posicione os dedos indicadores e médios em forma de V no começo e no final de suas sobrancelhas.
Puxe a pele para cima e para baixo, pausadamente, por dez vezes. Faça três séries de dez movimentos, descanse um minuto e faça mais três séries de dez.
Exercício 4
Aperte os lábios e mova-os para baixo para que os músculos do rosto fiquem comprimidos. Puxe os lábios para um lado e pisque um olho por um segundo. Repita por dez vezes e mude de lado os lábios e pisque o outro olho.
Faça três séries de dez movimentos para cada olho, descanse alguns segundos e faça mais três séries de dez.
Exercício 5
Feche os olhos e use os dedos indicadores para levantar as sobrancelhas. Mantenha os olhos fechados para exercitar as pálpebras.
Mantenha esta posição por dez segundos. Relaxe e repita este movimento mais dez vezes.
Antes e depois
Aqui vão algumas fotos com imagens de pessoas antes e depois de realizarem os exercícios faciais.
Dicas
Os exercícios devem ser feitos pelo menos dia sim, dia não, mas o ideal é realizar pelo menos alguns deles diariamente. O segredo para comprovar que a ginástica facial funciona é a regularidade. Se você conseguir manter uma rotina de exercícios faciais, assim como faz com o resto do corpo, você pode começar a ver resultados positivos em pelo menos quatro semanas.
Para ajudar a ter uma pele bonita, saudável e cheia de vida, além de fazer os exercícios faciais, é muito importante manter uma dieta regrada e um estilo de vida saudável.
Tomar muita água é o primeiro passo para deixar a pele bonita, já que ela hidrata o corpo e leva as impurezas na urina. Manter uma alimentação saudável, rica em frutas, vegetais, grãos e alimentos naturais em geral é uma ótima maneira de oferecer à pele todas as vitaminas e minerais que ela precisa para exibir uma boa saúde.
Evite o excesso no consumo de álcool e corte de vez os cigarros, pois ambos são muito prejudiciais não só à saúde de seu rosto, quanto para a saúde em geral.
Dormir bem também pode dar mais vida ao seu rosto, por isso esqueça o estresse e durma por pelo menos oito horas diárias para ter uma pele descansada.
Outro cuidado importante com o rosto é o de limpar e hidratar. O uso de sabonetes e cosméticos específicos para a pele do rosto pode trazer melhores resultados e colaborar para uma pele bonita.
Não se esqueça de proteger sua pele do sol, já que os raios UV podem prejudicar bastante a saúde de sua pele.
Adorei a matéria de vocês, pois hoje fala se muito em exercícios para o corpo,mas pouco ou quase nada para o rosto. Eu acredito que se os exercícios funcionam para os membros, bumbum,barriga porque seria diferente com a face. Talvez seja pelo fato das pessoas acharem soluções mais fáceis,tipo botox etc
Vou começar a fazer exercícios faciais, pois fiz duas semanas seguidas já estou ,vendo os resultados fiquei muito alegre tenho 59.anos muitas pessoas não acreditam..agora vou fazêr Regulamente…
Realmente acredito que ginastica facial funciona – se funciona para o corpo, deverá funcionar para o rosto , já que o mesmo possui músculos também.
Considero a ginastica facial tão importante quanto a corporal – Os exercícios acima, são bem elaborados e devem auxiliar bastante os músculos faciais.
Podia fazer vídeos mostrando passo a passo como exercitar cada músculo facial com mais eficácia.
Sou prova viva que a ginástica facial funciona. Estou me exercitando a quatro meses.. Faço todos os dias os exercícios e vejo uma boa melhora nas pálpebras, elevação e aumento das bochechas e um maior volume dos lábios.
Agora também estou me empenhando na papada e pescoço.
Se em quatro meses consegui uma boa melhora, imagina em um ano..
Pratico exercícios facial ha 15 anos os resultados são surpreendente
Estou iniciando agora mas pretendo tirar um tempo diariamente para conseguir comprovar os benefícios dessa ginástica pois sou educadora física e pretendo fazer uma pesquisa sobre o assunto.
Vou tentar fazer esses exercícios