Grávida pode usar henna na sobrancelha?

Especialista da área:
atualizado em 30/12/2021

Usar henna na sobrancelha parece um procedimento inofensivo, mas se você está grávida é importante questionar alguns pontos relacionados ao uso do produto.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso porque todo e qualquer produto aplicado na pele é absorvido através dela. E, algumas vezes, tais substâncias podem atravessar a placenta e atingir o feto.

Certamente, os cuidados estéticos durante a gravidez são importantes para o bem estar e autoestima da mulher, mas é preciso tomar algumas precauções quanto ao uso de henna. Veja quais são eles.

Grávida pode usar henna na sobrancelha?

A henna é extraída de uma planta e seu uso é liberado na gravidez, mas com algumas ressalvas.

Mulher fazendo sobrancelha
A henna 100% natural é segura na gravidez

Saiba se a henna é natural ou não

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a henna é segura na gravidez dependendo da sua composição.

Assim, o ideal é usar a henna 100% natural, que é livre de ingredientes como iodo, amônia ou metais pesados que podem prejudicar o bebê em desenvolvimento. 

A henna natural de boa qualidade é composta apenas por pigmentos vegetais, que são pouco absorvidos pela pele e que não fazem mal para a saúde. Além disso, ela não contém nenhum produto químico adicionado e seu efeito na pele dura de uma a quatro semanas. 

  Continua Depois da Publicidade  

Aliás, uma boa dica para saber se a henna utilizada é de boa qualidade é observar a cor da tinta. Geralmente, a cor marrom viva é a henna 100% natural. Por outro lado, as tintas mais escuras que ficam bem pretas na pele podem conter substâncias nocivas à gestante e ao feto.

De fato, as tintas mais escuras podem conter o corante parafenilenodiamina, uma substância que irrita a pele e que pode intoxicar a gestante e o bebê.

Se houver dúvida sobre a procedência da henna, peça ao profissional que faz sua sobrancelha te mostrar o rótulo do produto para que você possa saber quais os ingredientes usados na fórmula.

Evite usar henna no início da gestação 

Além de prezar pela qualidade do produto utilizado, também é importante considerar outros fatores como a quantidade usada, a técnica de aplicação e o período gestacional. 

Por isso, além de aplicar apenas a quantidade necessária e procurar um profissional qualificado, é melhor evitar a henna na sobrancelha no primeiro trimestre da gravidez e optar por realizar o procedimento apenas a partir do quarto mês de gestação. 

Essa é uma medida de precaução, já que nessa fase da gestação, o risco de malformação fetal é bem menor em relação ao primeiro trimestre.

  Continua Depois da Publicidade  

Sobrancelha de henna

Cuidado com possíveis reações alérgicas e doenças pré-existentes

Também é importante lembrar que mesmo um produto natural pode causar reações alérgicas na pele. 

Além disso, mulheres grávidas com anemia, deficiência de uma enzima chamada G6DP, hiperbilirrubinemia ou doenças autoimunes ou hematológicas precisam de liberação médica para aplicar henna na sobrancelha, já que essas gestantes estão mais sujeitas a alergias e sintomas como falta de ar e queda de pressão.

Por isso, ao sentir coceira, dor ou qualquer outro sintoma ou desconforto após aplicar a henna, consulte o seu médico.

Fontes e referências adicionais

Você aplica henna na sobrancelha? Pretende continuar quando estiver esperando um bebê? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto ainda)
Loading...
Sobre Dra. Alessandra Drummond

Dra. Alessandra Drummond é médica dermatologista, graduada em medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós graduada em dermatologia no Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Felowship no Hospital Arcispedale Santa Maria Nueva, Reggio Emília, Itália. Tem diversas publicações em revistas científicas indexadas, participa constantemente de congressos e conferências nacionais e internacionais, na área da dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiatria. Para mais informações, entre em contato com ela no seu site.

Deixe um comentário