Mulher gripada

Gripe ou Alergia – Qual a Diferença? Sintomas, Prevenção e Tratamento

A maioria das pessoas que não se vacinam anualmente contra o vírus da gripe contrai a doença pelo menos uma vez por ano. No entanto, quando a frequência das gripes é muito alta, pode ser que seu sistema imune esteja enfraquecido ou que você esteja lidando com uma alergia.

Mas se os sintomas das condições são tão parecidos, como é possível diferenciar e saber se você está com uma gripe ou alergia? Através da análise de alguns sintomas, vamos ajudar a entender se você tem uma gripe ou alergia, além de fornecer dicas de prevenção e tratamento eficazes para ambas condições de saúde.

Gripe ou alergia 

Embora compartilhem muitos sintomas idênticos, é possível analisar alguns sinais característicos que permitem distinguir se estamos lidando com uma gripe ou alergia. Ambas condições afetam o sistema respiratório, mas há alguns sintomas que só são observados em uma das condições e podem ser a peça chave para matar a charada.

Qual a diferença entre gripe e alergia?

As alergias podem causar sintomas muito semelhantes aos de um resfriado ou ao de uma gripe, incluindo coriza, dor de garganta e espirros. Porém, de acordo com o National Institutes of Health dos Estados Unidos, as alergias não costumam causar febre, sendo esta a principal diferença entre as doenças.

A seguir, mostraremos uma análise mais detalhada entre os sintomas de gripe, resfriado ou alergia para que você nunca mais se confunda e adote o tratamento mais adequado assim que os primeiros sintomas surgirem.

Sintomas de alergia, gripe e resfriado 

Os sintomas de uma alergia acontecem por causa de uma reação do sistema imunológico a um alérgeno. Tais substâncias consideradas nocivas ao organismo pelo sistema imune, como pelo ou saliva de animais e pólen, por exemplo, acabam causando uma reação inflamatória e vários sintomas desagradáveis.

Enquanto isso, sintomas de gripe e resfriado são desencadeados por vírus que infectam o organismo.

– Sintomas de alergia

Embora existam vários tipos de alergias, as alergias respiratórias como rinite, asma ou alergias sazonais costumam apresentar os mesmos sintomas, que incluem:

  • Coceira nos olhos;
  • Olhos lacrimejantes;
  • Espirros;
  • Nariz entupido;
  • Nariz escorrendo.

As alergias que são desencadeadas pelo pólen, por exemplo, ocorrem sazonalmente. Isso significa que elas costumam aparecer em épocas específicas do ano em que há uma alta contagem de pólen como no outono e na primavera.

– Sintomas de gripe ou resfriado

A gripe geralmente apresenta sintomas mais intensos do que um resfriado. Além disso, ela surge com dores de cabeça e no corpo nos primeiros dias e o indivíduo pode apresentar febre. Já no resfriado, os sintomas são mais amenos e a febre só é observada em casos raros em que o resfriado causou algum tipo de complicação de saúde.

Porém, alguns sintomas de gripes e resfriados são muito parecidos. Dentre eles, podemos citar:

  • Tosses;
  • Espirros;
  • Nariz escorrendo;
  • Congestão nasal.

Como diferenciar efetivamente uma alergia de uma gripe ou resfriado?

Além da ausência de febre, a alergia pode ser facilmente identificada se você sente muita coceira nos olhos e se eles estão constantemente lacrimejando e irritados.

Outro sinal claro de uma alergia é a duração do evento. Uma alergia ao pólen, por exemplo, pode durar por mais de um mês. Já os resfriados e as gripes não costumam perdurar por mais de 10 dias.

Devido à ausência de dores no corpo e febre, muitas pessoas tendem a confundir sintomas de resfriados com alergias. Para saber se o que você tem é resfriado ou alergia, uma dica é atentar para a duração dos sintomas. Como já citado, um resfriado costuma ser passageiro, enquanto a alergia pode permanecer por várias semanas. O mesmo vale para saber se você sofre de resfriado ou rinite. A rinite geralmente causa muita irritação nos olhos, o que não é observado em um resfriado comum.

Se a sua alergia é alimentar, por exemplo, é provável que você apresente sintomas gastrointestinais como náuseas e vômitos, que não são sintomas comuns de gripes e resfriados.

Para identificar facilmente se o que você tem é um resfriado, gripe ou alergia, a tabela a seguir traz informações sobre os sintomas específicos de cada condição.

SintomasResfriadoGripeAlergia respiratória
Febrerarocomumnunca
Dor no corporarocomumnunca
Dor de cabeçaincomumcomumincomum
Fadigaàs vezescomumàs vezes
Cansaço extremonuncacomum no inícionunca
Espirroscomumàs vezescomum
Nariz entupidocomumàs vezescomum
Nariz escorrendocomumàs vezescomum
Coceira nos olhosraronuncacomum
Tossecomumcomum e pode ser graveàs vezes
Dor de gargantacomumàs vezesàs vezes
Desconforto no peitolevecomumraro (exceto para asma)

Complicações

Se os sintomas persistirem e não for feito um tratamento adequado, essas condições de saúde podem evoluir para algo mais sério. 

  • Complicações da alergia: As complicações de uma alergia sem tratamento incluem a possibilidade de o problema evoluir para uma asma grave, uma sinusite, uma bronquite, uma infecção no ouvido ou o desenvolvimento de pólipos nasais.
  • Complicações da gripe: A gripe sem tratamento adequado pode evoluir para uma bronquite ou para uma pneumonia que, em alguns casos, pode ser fatal.
  • Complicações do resfriado: Dentre as três condições, o resfriado tem o menor risco de causar complicações. Porém, pode ocorrer infecção no ouvido ou asma.

Tratamento 

O resfriado e a gripe normalmente vão embora sem precisar de tratamento específico. No entanto, como a gripe é mais severa, ela pode ser tratada com alguns medicamentos para reduzir a febre, a coriza e as dores no corpo. Já a alergia é um pouco mais persistente e ocorre periodicamente, sendo necessário tratar os sintomas ou remover os alérgenos do local.

– Tratamento da alergia 

O tratamento da alergia consiste em evitar o contato com o alérgeno ou usar medicamentos para reduzir a coriza e descongestionar o nariz e anti-histamínicos para evitar a liberação de histamina pelo sistema imunológico, substância essa que é a responsável pelos sintomas da alergia. O tratamento também pode ser feito com esteroides nasais ou orais.

Algumas pessoas com alergias graves podem se beneficiar de tratamentos alternativos como a imunoterapia em que injeções de concentrações pré-determinadas de alérgenos é injetada no organismo para que o sistema imune gere anticorpos e se “acostume” com o alérgeno, deixando de o reconhecer como uma substância nociva ao organismo e reduzindo os sintomas de alergia gradativamente.

– Tratamento da gripe

A gripe pode ser tratada com um medicamento antiviral e com o uso de analgésicos para a dor e antipiréticos em casos em que há febre.

– Tratamento do resfriado

O resfriado costuma ser bem passageiro desde que você se alimente bem, mantenha-se hidratado e descanse sempre que puder até que os sintomas desapareçam. É possível tomar medicamentos para reduzir a coriza e descongestionantes para o nariz, se for necessário.

Prevenção

A melhor maneira de prevenir contra um resfriado, gripe ou alergia é evitando o contato com os agentes que causam a doença.

  1. Para prevenir a alergia, é importante evitar o contato com alérgenos que podem incluir pólen, ácaros, mofo, pó e pelos de animais. Para isso, é essencial manter a limpeza da casa em dia para evitar o acúmulo de sujeira.
  2. Para prevenir a gripe, o ideal é tomar as vacinas anuais contra a doença. Além disso, outras medidas preventivas incluem lavar as mãos com frequência e evitar o contato direto com pessoas que estão contaminadas.
  3. Quanto aos resfriados, também é importante tomar cuidado com a higiene e evitar contato com pessoas infectadas. Também é importante evitar o contato das mãos sujas com os olhos, a boca e o nariz tanto para evitar resfriados como gripes.

Considerações

Saber o que você está tratando é essencial para se livrar da doença ou condição de saúde o mais rápido possível. Conferindo as dicas acima, você é capaz de diferenciar com facilidade os sintomas de gripe e alergia e sofrer muito menos com os sintomas desagradáveis dessas condições.

Em caso de dúvidas, complicações ou alergias graves, não hesite em procurar um médico ou um alergista para obter um diagnóstico detalhado e seguir o melhor tratamento.

Referências adicionais:

Você sofre constantemente com gripe ou alergia? Confunde esses sintomas que listamos acima de cada uma condição? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*