Hipergafia: O que é, Causas, Sintomas e Tratamento

Especialista:
atualizado em 11/03/2015

Já ouviu falar de pessoas que ficam deprimidas e começam a comer sem parar como forma de consolo? O resultado é sem dúvidas catastrófico, ou seja, a obesidade. Em principal ao considerar que indivíduos deprimidos não possuem tempo para pensar no desconto das calorias com exercício físico. Para quem não sabe, este quadro clínico tem nome: Hipergafia.

O que é Hipergafia?

De acordo com a OMS (Organização Nacional de Saúde), hipergafia consiste em uma espécie de transtorno mental que precisa de tratamento psicológico urgente, principalmente ao considerar os danos que a obesidade repentina causa à saúde. Está relacionada a outros problemas psicológicos como bulimia, crise do pânico, entre outros.

Quais as causas da Hipergafia?

Em termos práticos, as principais causas da hipergafia se relacionam diretamente aos acontecimentos no passado, cujas sequelas psicológicas persistem por longo tempo. Acontecimentos traumáticos, acidentes, grandes perdas de pessoas ou bens materiais podem acarretar problemas do gênero.

Outro ponto a ser considerado está nas pessoas que possuem propensão a serem obesas, que quando deixam de se cuidarem podem ganhar peso de maneira rápida. A perda de autoestima e da confiança ocorrem tanto antes como depois da obesidade.

Quais Sintomas da Hipergafia?

Na prática, o principal sintoma está no ganho de peso. Quando a pessoa começa a engordar sem nenhum motivo explicado, há sinal de hipergafia, em principal se existiram momentos traumáticos há pouco tempo. Depois de um grande problema, se isolar do convívio social também é sinal do transtorno.

Qual é o Tratamento da Hipergafia?

Assim como boa parte dos transtornos psicológicos, a hipergafia tem cura. No momento em que a pessoa deixa de lado a depressão, começa-se um novo ciclo no qual percebe que está obesa e precisa correr atrás do prejuízo. Enquanto quem sofre não aprender a se amar, lidando com os problemas sem ficar transtornado, a hipergafia vai ser uma constante realidade da sua vida.

O que Fazer Com Amigos que Sofrem do Transtorno?

Caso tenha amigos ou parentes que sofrem com este problema é necessário intervir de modo direto, demonstrando que este transtorno existe, além de ser conhecido por prejudicar a saúde consideravelmente. Tenha em mente de que um conselho verdadeiro e fraternal pode ser melhor do que longas horas no psicólogo.

Fonte: Rspress.com.br Healthline.com.

Você conhece alguma pessoa que sofra de hipergrafia, ou você mesmo sofre deste transtorno? Quais são os sintomas aparentes e desde quando? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,43 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

4 comentários em “Hipergafia: O que é, Causas, Sintomas e Tratamento”

  1. Bom dia! Por favor, gostaria de receber orientacao sobre qual profissional devo procurar, pois tenho sofrido com Hipergrafia. Ganhei 25 kilos desde que fui abandonada gestante e desde entao a vida perdeu o sentido para mim, comecei a comer sem limires e me tornei viciada em energeticos para conseguir forcas para me levantar de manha e cumprir minhas obrigacoes. A vida para mim nao tem nenhum sentido e me sinto eternamente infeliz e a unica coisa que penso e que caminho so esperando a morte chegar. NAO PENSO EM SUICIDIO! Agradeco desde ja pela atencao.