Comendo no trabalho

Ansiedade Engorda ou Emagrece?

A ansiedade é um distúrbio psicológico que causa sofrimento para muitas pessoas. Os seus prejuízos são extremamente amplos, uma vez que afetam muitas esferas da vida de uma pessoa, prejudicando-a em sua vida social, amorosa e profissional. Além disso, é comprovado que a ansiedade pode até mesmo provocar males físicos, de modo que não deve ser subestimada.

Entre os muitos prejuízos físicos causados por esse mal psicológico estão as alterações de peso indesejadas. Há circunstâncias em que a ansiedade engorda, e outras em que a ansiedade emagrece. Mas não importa se você procura ganhar ou perder peso: nesse caso, ambas as opções são ruins.

Ansiedade Engorda?

Nesse ponto não há notícias boas: na maioria dos casos, a ansiedade engorda. Sobretudo nos casos de ansiedade de longo prazo, o efeito mais comum sobre o corpo é o ganho de peso. As causas são muito variadas, mas são especialmente importantes as causas hormonais, alimentares e comportamentais.

Hormônios

A ansiedade é uma situação extremamente estressante para quem dela sofre. O desgaste, porém, se faz notar não só no humor, mas também no sistema endócrino. Os altos níveis de estresse provocam um aumento na produção de cortisol, conhecido como hormônio do estresse.

O cortisol influencia o corpo a se preparar para situações perigosas e árduas, nas quais acumular reservas de energia era absolutamente decisivo para os seres humanos primitivos. Como se sabe, essas reservas se dão na forma de gordura, ou seja, a ansiedade engorda através do cortisol, que estimula o acúmulo de gordura sobretudo na região abdominal.

Apetite

A ansiedade engorda, também, por provocar um aumento no apetite. Os motivos pelos quais isso causa um ganho de peso são óbvios, mas o problema não para por aí.

Na verdade, os alimentos com altas concentrações de açúcar e carboidratos simples provocam um alívio momentâneo das desagradáveis sensações de ansiedade, de modo que há um prazer momentâneo. Dessa forma, pessoas ansiosas tornam-se lentamente viciadas nesses alimentos que provocam ganho de peso.

Após a ingestão desses alimentos, muitas pessoas experimentam uma sensação de culpa, de modo que o alívio momentâneo só serve para piorar o estado psicológico, o que em seguida provocará ainda mais desejo por alimentos doces e calóricos. Dessa forma, a ansiedade engorda também através de um ciclo vicioso de alimentação calórica desnecessária seguida de culpa.

Apatia e Aceleração

Dois males comportamentais afetam as pessoas que sofrem de ansiedade.

Em primeiro lugar, muitos ansiosos experimentam uma sensação de apatia, de modo que não possuem nenhuma vontade de realizar quaisquer atividades. De modo geral, as atividades diárias já esgotam o entusiasmo dessas pessoas, que se tornam, portanto, indispostas para quaisquer atividades físicas. Sem a capacidade de aproveitar o prazer dos exercícios físicos, essas pessoas tendem a se exercitar menos, e portanto engordam.

Além disso, pessoas ansiosas se tornam frequentemente aceleradas no seu cotidiano, uma vez que as preocupações as impedem de prestar atenção ao momento presente. Isso é especialmente significativo nas refeições, que são feitas normalmente com muita pressa e rápido demais. Dessa forma, a sensação de ansiedade demora a vir, e a pessoa acaba comendo mais do que deveria.

Quando a Ansiedade Emagrece?

Apesar de causar ganho de peso na maior parte dos casos, há certas situações (e pessoas) em que a ansiedade emagrece. Esse efeito ocorre sobretudo nos casos de ansiedade de curta duração, e se deve a razões alimentares e comportamentais.

Apetite

Casos de ansiedade de curta duração causam muitas vezes uma redução aguda no apetite, em que algumas pessoas podem passar alguns dias comendo bem menos do que o normal, conscientemente ou não. Quando acontece esse déficit de calorias num curto prazo, a ansiedade emagrece.

Nesse caso, porém, não há nada a ser comemorado: como todo emagrecimento proveniente de subnutrição, o organismo sofre as consequências, e o mais provável é que o peso perdido seja recuperado rapidamente assim que a dieta for normalizada.

Agitação Nervosa

É notável que muitas pessoas ansiosas tendem a se mover constantemente, andando de um lado para o outro ou mexendo os braços e as pernas quando estão sentados. Esse tipo de agitação nervosa causa um pequeno aumento no gasto calórico diário, de modo que com o passar de alguns dias pode mesmo provocar uma perda de peso.

Socialização Reduzida

Uma das consequências mais nocivas da ansiedade é a limitação da vida social. Muitos ansiosos evitam sair de casa quando isso não é absolutamente necessário. Essa limitação da vida social tende a levar a um comportamento mais limitado na alimentação, bem como no consumo de bebidas alcoólicas, comportamentos que se relacionam diretamente ao emagrecimento.

Como Evitar a Ansiedade

Evitar a ansiedade é algo extremamente importante para a saúde e para a qualidade de vida de todas as pessoas, e se torna ainda mais atraente para eliminar as mudanças indesejadas no peso.

Para isso, alimentos que contêm ômega 3 (como a sardinha e o salmão) podem ser de grande ajuda, bem como os alimentos que possuem triptofano, como as bananas, o arroz integral, a soja e o chocolate amargo.

A vitamina C, presente em frutas como limão, laranja, acerola e morango, reduz a produção de cortisol, de modo que controla os efeitos nocivos da ansiedade. O mesmo efeito é provocado pelos exercícios físicos, que aumentam a liberação de serotonina, provocando relaxamento.

Também é importante lembrar que a ansiedade, bem como os males psicológicos em geral, é frequentemente subestimada. Trata-se de um erro gravíssimo, uma vez que saúde psicológica é tão importante quanto a saúde física, e em muitos casos requer atenção profissional.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Para você, a ansiedade engorda ou emagrece? Você já passou por algum momento difícil em que isso fosse escancarado? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (18 votos, média: 4,17 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

10 comentários

  1. Minha ansiedade faz com que eu perca o apetite. E pelo fato de nao comer emagreço.

  2. Preciso de ajuda pra mim recuperar meu peso

  3. Eu também emagreço com ansiedade. E todos ficam dizendo que estou mais magra..Mesmo elogiando, é horrível…

  4. Estou perdendo peso por conta da minha ansiedade, me sinto tão mal…
    É horrível, não consigo ganha peso não sei mais oque fazer …

  5. Sofro muito de ansiedade. Com isso estou com queda de cabelo e perder 9 quilos, tem dias que não consigo comer nada. Fui ao médico e disse que tudo o que sinto é devido a ansiedade. Fico péssima quando as pessoas me olham e dizem que estou emagrecendo. Vou começar terapia, espero que isso me ajude. A médica falou que com ajuda os sintomas vão desaparecendo.

  6. Tenho ansiedade emagreci 2 quilo em uma semana estou comendo normal .isso e normal?

  7. Eu já emagreci 5kg e to me sentindo muito mal porquê todo mundo fala se to doente pq emagreci mas a médica disse que eu sofro da ansiedade, Eu não consigo parar quieta… e muito difícil ouvi fala que remédio Buclina ajuda engordar .. ser a que é verdade ?

  8. No meu caso, a ansiedade engorda. Sofro com acúmulo de gordura abdominal. Faço dieta e exercícios e de nada adianta. Além de sofre com a ansiedade, sofro com o aumento de peso.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*