Dieta para Ansiedade – Alimentos e Dicas

Sentir-se ansioso é definitivamente algo muito desagradável. A ansiedade é descrita como a resposta natural do corpo em relação ao estresse e como um sentimento de medo ou apreensão por conta de algo que ainda não aconteceu.Pode ser por conta do primeiro encontro romântico com o “crush”, de uma prova na faculdade, de uma entrevista de emprego, de uma apresentação importante no trabalho ou do primeiro dia de aula, por exemplo.Considera-se normal sentir-se ansioso em frente a novidades como as descritas acima. Além disso, a ansiedade normal é aquela que é desagradável, porém, motiva a pessoa a se esforçar e melhorar, vem e vai embora e não interfere no dia a dia.Entretanto, quando os sentimentos de ansiedade são extremos, têm uma duração maior do que seis meses e interferem na vida da pessoa, pode ser que ela tenha um distúrbio de ansiedade. A condição traz uma sensação de medo o tempo todo, que é intensa e em alguns casos, debilitante, podendo impedir a pessoa de fazer as coisas que gosta e precisa.Porém, a recomendação é já conversar com o médico se os sintomas de ansiedade forem severos ou durarem mais do que duas semanas. Em geral, alguns sintomas da ansiedade incluem: dificuldade para dormir, aumento da frequência cardíaca, inquietação e dificuldade para se concentrar.De acordo com a Associação Psiquiátrica Americana, as mulheres têm uma tendência maior do que os homens de sofrer com um distúrbio de ansiedade. Além disso, quem possui a condição também pode estar deprimido.Porém, diferentes pessoas podem sentir a ansiedade de diferentes maneiras e experimentar sinais como “borboletas no estômago”, pesadelos, pânico, pensamentos e memórias dolorosas que não se pode controlar e uma sensação geral de medo e preocupação.

A dieta para ansiedade

Primeiramente, se você se identificou com as características do distúrbio de ansiedade, é fundamental que você procure ajuda médica especializada como um psicólogo ou psiquiatra para tratar corretamente o seu problema.Entretanto, isso não significa que uma dieta para ansiedade não possa ter a sua utilidade para lidar com o problema.Em seu artigo publicado no blog de saúde da Universidade de Harvard, a médica e instrutora em psiquiatria da instituição Uma Naidoo explicou que terapias específicas e o uso de medicamentos podem amenizar a ansiedade.Naidoo contou ainda que em seu consultório, ao explicar as opções de tratamento para lidar com o problema, ela também fala a respeito da importância da dieta para ansiedade.Essa dieta para ansiedade abordada pela médica inclui seguir uma alimentação balanceada, tomar uma quantidade suficiente de água para manter-se hidratado e limitar ou evitar o consumo de álcool e cafeína, mas também vai além disso.Por exemplo, uma das estratégias ensinadas por ela é a de optar por carboidratos complexos que são processados no organismo mais lentamente e, por consequência, auxiliam a manter mais estáveis os níveis de açúcar no sangue. E o que isso tem a ver com a ansiedade? De acordo com a médica, isso cria uma sensação mais calma.

Os alimentos que podem ajudar a reprimir a ansiedade 

A médica e instrutora em psiquiatria de Harvard Uma Naidoo também falou a respeito de alguns alimentos que podem ser úteis no combate à ansiedade. Vamos descobrir quais são eles?– Alimentos ricos em magnésioEla contou sobre a descoberta de que dietas pobres em magnésio aumentaram comportamentos associados à ansiedade em ratos.Por isso, Naidoo apontou que alimentos ricos em magnésio podem contribuir para que uma pessoa se sinta mais calma. Alguns exemplos de fontes do nutriente são: vegetais verdes folhosos como espinafre e acelga, legumes, nozes, sementes e grãos integrais.– Alimentos com zinco A médica também afirmou que alimentos ricos em zinco como ostras, caju, fígado, bife e gema de ovo também já foram associados à diminuição da ansiedade.– Alimentos antioxidantesDe acordo com Naidoo, acredita-se também que a ansiedade esteja relacionada com o chamado baixo estado antioxidante total. Assim, a médica explicou que é evidente que enriquecer a dieta para ansiedade com alimentos fontes de antioxidantes possa ajudar a amenizar os sintomas desses distúrbios.A especialista apresentou uma lista com alguns dos alimentos classificados como ricos em antioxidantes pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. São eles:
  • Feijão preto;
  • Frutas como maçã, ameixa, ameixa seca, ameixa preta, amora, morango, uva-do-monte (cranberry), framboesa e mirtilo;
  • Nozes e nozes-pecã;
  • Especiarias: cúrcuma (contendo o ingrediente ativo curcumina) e gengibre – elas também possuem propriedades antiansiedade.
– Ômega 3A instrutora em psiquiatria de Harvard também relatou que um estudo de 2011 realizado em estudantes de medicina foi um dos primeiros a identificar que o ômega 3 pode ajudar a diminuir a ansiedade.Entretanto, Naidoo esclareceu que a pesquisa utilizou suplementos de ácidos graxos ômega 3 em suas análises. Antes de aderir a esse tipo de suplemento para auxiliar a sua dieta para ansiedade, procure antes o conselho do médico.– ProbióticosUm estudo publicado no jornal Psychiatry Research (Pesquisa de Psiquiatria, tradução livre) sugeriu a existência de uma ligação entre os alimentos probióticos e a diminuição da ansiedade social.Segundo Naidoo, os picles com probióticos, além de outros alimentos ricos em probióticos como chucrute e kefir, foram associados com um menor número de sintomas.– AspargosA médica contou também que, baseando-se em pesquisas, o governo chinês aprovou a utilização de um extrato de aspargo como um alimento natural e funcional e como um ingrediente para bebidas justamente por causa das propriedades antiansiedade do vegetal.– Alimentos com vitaminas do complexo BA instrutora em psiquiatria da Universidade de Harvard também indicou os alimentos ricos em vitaminas do complexo B como abacate e amêndoas para uma dieta para ansiedade.

A importância de não pular as refeições 

Em seu artigo no blog de saúde da Universidade de Harvard, a médica e instrutora em psiquiatria da instituição, Uma Naidoo, também explicou como pular as refeições pode prejudicar em relação à ansiedade.Conforme Naidoo, isso pode provocar quedas nas taxas de açúcar no sangue, que podem fazer com que a pessoa fique nervosa/agitada/trêmula, o que pode agravar uma ansiedade já existente.

Considerações 

Converse com o seu médico a respeito de como deve ser a sua dieta para ansiedade e que mudanças você deve fazer em relação a seus hábitos alimentares para favorecer a evolução do seu tratamento.

Vídeo:

Gostou das dicas?Referencias Adicionais: https://www.health.harvard.edu/blog/nutritional-strategies-to-ease-anxiety-201604139441

O que você achou dessas dicas de dieta para ansiedade? Você acredita que sofre com esses distúrbios? Já foi diagnosticado por um médico? Comente abaixo!

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