Como acabar com o enjoo causado pela ansiedade

publicado em

Você desconfia que o seu enjoo foi causado pela ansiedade? Saiba que essa é uma possibilidade real, pois além de sintomas psicológicos ou emocionais, como nervosismo, preocupação e dificuldade para se concentrar, a ansiedade pode causar sintomas físicos, que incluem problemas gastrointestinais.

A ansiedade é uma resposta ao estresse e enquanto percebe que o seu batimento cardíaco está acelerando e que a respiração está diferente, uma pessoa que está ansiosa também pode enfrentar um episódio de enjoo ou náusea.

Ela pode se sentir meio enjoada, como se estivesse com borboletas no estômago, ou ficar com o estômago revirado, precisar correr até o banheiro e chegar ao ponto de vomitar.

A ansiedade e o sistema digestivo

Enjoo
Alguns neurotransmissores do cérebro chegam ao sistema digestivo quando estamos ansiosos, onde podem causar perturbações à microbiota intestinal

A ansiedade dispara a resposta de luta, fuga ou congelamento, um tipo de reação que o organismo apresenta em frente a uma situação de perigo. É uma resposta natural a uma situação de estresse que, quando necessária, pode ajudar uma pessoa a sobreviver.

O que acontece é que quando alguém está estressado ou ansioso, o seu organismo passa por um corre-corre de hormônios. O seu cérebro libera neurotransmissores que colocam o organismo em um estado elevado de alerta.

  Continua Depois da Publicidade  

Os neurotransmissores do cérebro reagem mandando mensagens para o resto do corpo, que incluem ordens para fazer o coração bombear mais rápido, aumentar a taxa de respiração, tensionar os músculos e enviar mais sangue ao cérebro.

Enfim, a ansiedade e o estresse podem afetar praticamente todos os sistemas no corpo e o sistema digestivo não fica fora dessa. 

Isso porque alguns dos neurotransmissores chegam ao sistema digestivo onde podem causar perturbações à microbiota intestinal, que compreende um delicado equilíbrio de microrganismos que habitam o intestino. Desequilíbrios na microbiota intestinal podem causar náusea.

Ao mesmo tempo, podem ocorrer outros sintomas gastrointestinais devido à ansiedade, como indigestão, cólicas estomacais, diarreia, constipação (prisão de ventre), perda de apetite, fome anormal e úlceras pépticas.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, para algumas pessoas que sofrem de síndrome do intestino irritável, sentir-se ansioso pode ser o gatilho que incita a manifestação de sintomas como náusea e vômito. Saiba mais sobre os principais sintomas da ansiedade.

Como acabar com o enjoo causado pela ansiedade?

Quando falamos do enjoo causado pela ansiedade, há duas coisas a se fazer: lidar com a ansiedade e com o enjoo ou náusea em si. Afinal, para acabar com um problema é importante tratar a sua raiz, ou seja, a sua causa.

Quando a ansiedade toma conta, é possível recorrer a algumas estratégias, como tentar manter o seu foco no presente para evitar se estressar devido a algo que pode (ou não) acontecer futuramente.

Outra dica é considerar aquilo que está acontecendo no momento, lembrar a si mesmo de que está seguro no presente e de que o sentimento vai passar. 

Respirar longa e profundamente e se distrair com a sua música favorita ou contando até 100 de trás para frente também são táticas que podem ajudar. Entretanto, é importante ter em mente que leva um tempo para o corpo se dar conta de que não existe um perigo imediato.

  Continua Depois da Publicidade  

Adicionalmente, existem as estratégias que podem ser adotadas para ajudar a lidar com a ansiedade em longo prazo, mesmo depois que o episódio já tiver passado, como:

  • Praticar exercícios físicos diariamente
  • Manter uma dieta equilibrada e saudável
  • Reservar um tempo para relaxar, através de atividades como ioga, meditação ou simplesmente escutar música, por exemplo
  • Limitar o consumo de álcool e cafeína
  • Dormir o suficiente
  • Manter-se em contato com seus amigos e familiares, tendo com quem conversar.
  • Tentar adotar uma atitude positiva e trocar os pensamentos negativos pelos positivos
  • Ter um plano para lidar com a ansiedade, ou seja, estratégias como meditação, aromaterapia, exercícios de respiração ou outras técnicas de relaxamento, que possam ajudar quando a ansiedade bater. Confira mais dicas para aliviar a ansiedade

Já para combater a náusea especificamente, é recomendado consumir uma pequena porção de um alimento seco, como pão puro ou bolacha de água e sal ou cream cracker pura, tomar água lentamente em golinhos e não usar roupas apertadas, que restringem o estômago.

Além disso, é aconselhável evitar frituras, alimentos gordurosos e doces, evitar misturar comidas quentes e frias e evitar praticar atividade física intensa. 

Se a náusea persistir ou piorar e houver ânsia ou vômito em si, a orientação é beber água para repor a perda de líquidos, descansar, evitar exercício físico e tomar cuidado com os alimentos sólidos, preferindo comidas leves, até o problema passar. Caso o vômito não cesse, recomenda-se buscar um serviço médico de emergência.

Existem ainda as dicas que podem ser seguidas em longo prazo para combater a náusea ou enjoo causado pela ansiedade: evitar comidas pesadas e gordurosas, manter-se hidratado, mas evitar álcool e cafeína, e fazer várias pequenas refeições ao longo do dia no lugar de apenas três grandes.

  Continua Depois da Publicidade  

Busque ajuda

Ansiedade
É fundamental procurar a ajuda de um médico se a náusea acompanhar episódios de ansiedade com frequência

Os distúrbios de ansiedade que podem causar náusea incluem: transtorno de ansiedade generalizada ou ansiedade crônica, síndrome do pânico, fobias, estresse pós-traumático e transtorno de ansiedade social ou fobia social e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Embora sentir-se ansioso de vez em quando seja normal, pode haver um problema mais grave caso a ansiedade acompanhada de enjoo ou náusea seja frequente e/ou quando estratégias como as indicadas acima não surtem efeito, prejudicando a qualidade de vida. 

Portanto, nesse caso, é fundamental procurar a ajuda de um médico para confirmar se a náusea não tem relação com alguma condição médica e de um psicólogo para avaliar se você não desenvolveu algum distúrbio de ansiedade e receber o tratamento adequado. 

É importante ter em mente que quando um distúrbio de ansiedade não é tratado, ele pode levar a outras condições, como a depressão. 

Fontes e referências adicionais

Você costuma sentir enjoo durante crises de ansiedade? Com que frequência? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário