Incômodas e desagradáveis, especialmente para os adolescentes, as espinhas surgem por conta da acne, um problema que é desenvolvido quando secreções oleosas das glândulas sebáceas tampam as pequenas aberturas dos folículos capilares.
A condição pode ser causada por uma série de fatores como o excesso de produção de oleosidade da pele, o acúmulo de bactérias, a tendência à inflamação, a desregulação hormonal e a propensão ao acúmulo de células e tecidos mortos.
Mas será que usar Hipoglós para espinhas dá certo?
Quem sofre com a acne e com as espinhas certamente quer encontrar uma maneira de acabar com o problema, não é mesmo? E uma tática à qual algumas pessoas aderem é a de procurar receitas caseiras para tentar dar uma amenizada no problema.
Mas como saber se usar Hipoglós para espinhas é uma estratégia eficiente e segura? Um passo importante é conhecer o que é e para que serve esse produto.
Pois bem, de acordo com a bula de Hipoglós, o produto é uma pomada dermatológica, que pode ser indicada para o tratamento de assaduras, dermatite de fraldas e dermatite amoniacal.
Ou seja, não foi encontrada na bula da pomada nenhuma informação que nos indique que podemos utilizar de alguma maneira o Hipoglós para espinhas e acne.
Pomada dermatológica pode aumentar ou provocar a acne
A pomada dermatológica é contraindicada para as pessoas que possuem a pele oleosa, justamente porque pode aumentar a acne.
Além disso, não deve ser utilizado na tentativa de clarear as manchas na pele porque, além de não funcionar neste sentido, pode provocar problemas de pele como a acne e o aumento da oleosidade, devido ao fato de formar uma barreira física na pele.
No mesmo sentido, vale destacar ainda que mesmo que o Hipoglós seja uma pomada cicatrizante, ela não é indicada para o tratamento das espinhas justamente por se tratar de um produto bastante oleoso.
Por outro lado, graças ao fato de promover uma rápida regeneração de tecidos, alguns especialistas acreditam que pomada Hipoglós pode ser indicada para o tratamento de acnes superficiais.
Aja sempre com cautela ao testar receitas caseiras para a acne e espinhas
Não é simplesmente porque você ouviu relatos de uma pessoa que conhece ou de alguém da internet que teve bons resultados ao utilizar a pomada dermatológica Hipoglós para espinhas que você terá os mesmos efeitos em sua pele.
Além dos alertas repassados no tópico anterior, é necessário ter em mente que diferentes pessoas sofrem com diferentes níveis e quadros de acne e, portanto, requerem diferentes tipos de tratamento. Com isso, o que funciona para uma pessoa pode não dar certo e, inclusive, prejudicar a pele da outra.
A melhor e mais segura forma de saber se passar Hipoglós ou qualquer outra receita caseira pode contribuir com o tratamento ou o alívio das suas espinhas ou acne é consultando um bom dermatologista.
O profissional é qualificado para avaliar o seu quadro de acne e espinhas, determinar o nível da condição da sua pele e prescrever o tratamento apropriado para o seu caso, tendo em vista as suas particularidades, indicando se uma receita caseira como as que trazem Hipoglós pode auxiliar ou atrapalhar a melhoria da sua acne e espinhas.
Contraindicações e efeitos colaterais de Hipoglós
Não podemos deixar de citar que antes de utilizar Hipoglós para espinhas é fundamental saber que o produto não pode ser utilizado por pessoas que sofrem com alergia ao óxido de zinco, à vitamina A, à vitamina D ou a qualquer outro ingrediente encontrado na fórmula do medicamento.
Para as mulheres gestantes, o uso da pomada dermatológica não deve acontecer sem que haja a orientação no médico; já quando houver a suspeita de gravidez, o médico deve ser informado imediatamente.
A utilização de Hipoglós pode provocar irritações na pele, principalmente quando o uso do produto é continuado. As informações são da bula da pomada dermatológica, disponibilizada pela ANVISA.
Se você experimentar a irritação na pele ou ainda qualquer outro tipo de efeito colateral ao aderir ao uso de Hipoglós para espinhas, procure rapidamente o auxílio médico, ainda que o sintoma não aparente ser grave.
Isso é importante para checar a seriedade do problema e receber o tratamento apropriado, caso seja necessário.