Whey Protein Dá Espinha?

Especialista:
atualizado em 13/11/2019

O Whey Protein é um suplemento bastante conhecido no mercado, principalmente por aqueles que frequentam academia. Esse suplemento é uma proteína extraída do soro do leite no processo de fabricação do queijo ou coalhada. É ideal para quem quer ganhar massa muscular de maneira mais rápida. Mas será que whey protein dá espinha?

Essa é uma preocupação recorrente de muitos usuários do suplemento, que tentaremos desvendar abaixo.

O Departamento de Dermatologia do Roosevelt Hospital Center de Nova York fez uma pesquisa com garotos de 14 a 18 anos que tomavam o whey protein para ganhar massa. Durante a pesquisa, surgiram espinhas que não saíram com a aplicação de antibióticos, mas o efeito surtiu quando aplicou-se os mesmos antibióticos sem o suplemento. Não se sabe ao certo o que pode desencadear esse surto alérgico, mas tudo indica que o whey protein dá espinha em alguns casos e este é um dos pontos negativos para estes usuários.

Mas tome cuidado para não generalizar e considerar isso como regra ou mesmo efeitos colateral esperado. Para a grande maioria das pessoas não é verdade que o uso de whey protein dá espinha. Esse não é um efeito direto do consumo do suplemento. Vamos entender a seguir exatamente a causa da acne associada ao consumo de whey protein.

Aproveite também para conferir um guia completo de como tomar whey protein e para entender se whey protein faz mal e seus efeitos colaterais.

O que pode causar a acne?

O problema de acne não necessariamente pode vir do suplemento, mas de alguma irregularidade e alteração hormonal que se potencializa quando combinada com o suplemento. E essa combinação pode ser explosiva para sua pele.

Fala-se muito que a vitamina B12 presente no suplemento dá espinha. No entanto, os produtos hidrolisados e isolados possuem poucas quantidades dessa vitamina e, portanto, a chance de surgir acne devido a isso são reduzidas. Claro que se o consumidor optar por produtos baratos e marcas que não têm reconhecimento, está dando um tiro no escuro, pois é comum haver alteração de fórmulas para baratear o produto e isso nunca é benéfico para a sua saúde e estética.

Certamente existem no mercado empresas que maquiam suas fórmulas adicionando creatina, vitaminas do complexo B e até hormônios como a testosterona – o que é proibido, mas sem uma fiscalização eficiente é possível ocorrer.

De uma forma geral, mesmo que o suplemento por si só não cause uma predisposição a espinhas, sabe-se que qualquer atividade que tenha como objetivo a hipertrofia pode aumentar a produção do hormônio testosterona no organismo, que estimulam as bactérias da acne nas glândulas sebáceas. Além disso, a proteína do soro do leite possui um estimulante do hormônio insulin,a que tem o efeito similar à testosterona. Se somado ao consumo do suplemento ainda for ingerido dietas hiperproteicas, pode ser que agrave mais os problemas de acne.

Como solucionar o problema?

Escolher um suplemento de uma marca reconhecida e conceituada diminui as chances de surgimento de espinha, porém, se você já tiver predisposição genética para esse problema, pode ser realmente que seja difícil controlar. Portanto, neste caso, deve-se ter um cuidado redobrado com a alimentação.

São os alimentos que você consome que podem piorar ou melhorar sua saúde e aparência, inclusive a pele. O segredo do sucesso é reduzir o consumo de carboidratos com alto índice glicêmico e reduzir a ingestão de gorduras saturadas. Pode esquecer os refrigerantes, frituras, fast foods e comidas ricas em açúcar.

Alguns alimentos podem, na contramão, ajudar a combater a acne, como pães integrais, cereais, frutas e legumes. Alimentos ricos em vitamina A, B6 e Zinco são as melhores opções para resolver o problema. Entenda por quê:

  • Vitamina A: causa o amadurecimento celular, protege a pele dos radicais livres e controla a atividade das glândulas sebáceas, evitando o aparecimento da acne.
  • Vitamina B6: regula os níveis hormonais das glândulas causadoras da acne, diminuindo a quantidade e a intensidade do surgimento.
  • Zinco: melhora a imunidade do corpo, aumenta a defesa do organismo, reduz inflamações, mantém os níveis hormonais regulares e regenera tecidos.

O que comer?

Como mencionado, os alimentos que podem e devem ser consumidos sem medo são aqueles ricos em vitamina A, B6 e Zinco. São eles: vegetais e frutas como cenoura, batata-doce, melão, abóbora, mamão, manga, damasco, carambola, pêssego, nectarina, tangerina, laranja, etc. Vegetais e frutas de tonalidades verde escuro também são benéficas: espinafre, brócolis, escarola, couve, chicória, agrião, rúcula e outros.

Todos esses citados possuem boas doses de vitamina A, agora a vitamina B6 pode ser encontrada em banana, batata, frango, atum, salmão, semente de girassol e abacate. Já os alimentos ricos em Zinco são variados: pera, uva, ameixa, pêssego, manga, maçã, banana, abacaxi, morango, laranja, melão, limão, espinafre, ervilha, pimentão, feijão, pepino, tomate, cebola, agrião, alface, acelga, abobora, nozes, uva passa, chá verde, leite e derivados, caranguejo, camarão, etc.

Recomendações

Até então, nada comprova que apenas a ingestão de whey protein dá espinha, mas cada organismo se comporta de uma maneira e tem determinada predisposição genética ao aparecimento de determinadas condições e problemas de saúde, por isso é importante que o consumo dessas substâncias seja realizado sob orientação profissional.

Se for o caso, é indicado realizar determinados exames laboratoriais, correção de posologia, suspensão do suplemento e até mesmo encaminhamento a um dermatologista. O importante é encontrar um suplemento específico para suas necessidades e que não cause efeitos colaterais desagradáveis. Existem vários no mercado, basta você se atualizar e encontrar o melhor para seu corpo.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você conhece alguém que utilize e reclame que o whey protein dá espinha? Já fez essa suplementação e também percebeu algum efeito em sua pele? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (31 votos, média: 3,74 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

10 comentários em “Whey Protein Dá Espinha?”

  1. Estou começando a ter espinhas e acho que deve ser por causa do whey. Então busquei saber se tem alguma relaçao com isso e encontrei aqui a resposta! Valeu!👍

  2. Só mais uma informação que acho pode ser útil principalmente para as mulheres.
    Como as espinhas são um efeito colateral derivado da proteína do soro do leite, para as mulheres, talvez seja interessante fazer uso do whey à base de proteína da soja, o que dizem, não é indicado para homens, por causar aumento de mama e outros efeitos colaterais piores que espinhas, além de não trazer os resultados esperados de ganho de massa muscular, mas para mulheres, pode ser uma saída (claro que isso deve ser falado com a nutricionista).

  3. Sempre tive espinhas na adolescência, mas na fase adulta deixei de ter, estou com 46, ou seja, há quase 30 anos que não tenho mais espinhas. Comecei a suplementar com whey há menos de 1 mês e, de uma hora pra outra, passei a ter algumas espinhas, no rosto e no tórax, não acho que seja coincidência, tenho certeza que é efeito da ingestão do whey. Minha dieta é rica em frutas e legumes. Meu whey é o Elite da Dymatize. Quando acabar esse vou mudar de marca.

  4. Causa acne e muita…Meu rosto está todo marcado…Por conta disso estou gastando é muito para recuperar…Fiquei muito aborrecida com este efeito,os nutricionistas e os especialistas que passam deveriam alertar .

  5. Meus hormônios aumentaram bastante de um tempo pra cá, e nisso vieram com eles as acnes, no entanto eu achava que o causador seria o Whey, estava totalmente enganada, até porque fiz testes e as acnes voltavam e sumiam mesmo eu não ingerindo o produto. No entanto cada organismo é diferente, cada pele reage de uma forma, e cada um faz suas analises. Com essa publicação fiquei um pouco mais esclarecida, lembrando que esse foi meu caso, para cada organismo existem seus casos.

  6. Nossa, fiquei um tanto decepcionada quando descobri que o When Protein poderia se o causador de tantas espinhas no meu rosto…é certo que sempre tive tendência à cravos, espinhas e pele muito oleosa. Porém, quando comecei a tomar o suplemento, por indicação de uma nutricionista, jamais iria imaginar que teria este efeito. Comecei a ingestão pq entrei para a academia e como sou magra e a minha idéia era não emagrecer mais, acho que tenho o metabolismo muito acelerado, procurei um profissional que me indicasse um produto bom e que estivesse dentro da minha expectativa. Comecei a usar o produto em Março de 2017 até então com as recomendações da nutricionista. mas a partir de agosto já comecei a sentir mudanças ma minha pele…continuei assim mesmo. Hj, como estou com muitas espinhas procurei uma esteticista de minha confiança que avaliou e me fez algumas perguntas e falei sobre o Protein e ela foi muito categórica em dizer que pode ser o efeito colateral do produto…estou muito decepcionada, vou voltar à nuticionista e conversar com ela o que pode ser feito.

  7. Engraçado que comigo as espinhas somem com o whey. Eu sempre tive um tipo de acne dificil de tratar, elas aparecem eventualmente e não secam com medicamento, sempre tive que esperar semanas para que sumissem sozinhas. Quando comecei a usar o whey protein percebi que minha pele ficou lisa, sem espinha alguma. Inicialmente achei que fosse coincidência, mas agora, depois de 4 anos, tenho certeza que as espinhas somem quando uso whey. Já não vou mais à academia e só faço uso do whey quando as espinhas retornam. Comentei com um médico e ele disse que provavelmente as minhas acnes aparecem por baixa imunológica por carência de algum nutriente presente no whey, faz sentido, mas nunca pesquisei profundamente qual seria o nutriente. Um nutricionista talvez respondesse com mais certeza, mas como tá funcionando, não me preocupei em entender mais.