Imagens de Microscópio Mostram o Novo Coronavírus Atacando Célula Humana

Especialista:
atualizado em 24/07/2020

O Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAID) divulgou na última semana imagens feitas através de um microscópio e coloridas digitalmente de ataques do novo coronavírus, chamado de Sars-CoV-2 e responsável pela pandemia de Covid-19, a células humanas.

Nas imagens, é possível identificar os pequenos pontos amarelos como o Sars-CoV-2 atacando uma estrutura maior na cor azul, que é a superfície das células humanas:

De acordo com o NIAID, os registros foram feitos a partir do material coletado de um paciente norte-americano, e mostram células em estado de apoptose (estado terminal), fortemente infectadas por unidades do novo coronavírus.

Como podemos conferir nas imagens, comparado às células do corpo humano, o vírus parece pequeno, mas as chamadas proteínas spike contidas no mesmo (junto com uma uma bicapa de lipídios em uma única cadeia de RNA) são liberadas e usadas para se ligar à célula humana hospedeira, fazendo com que ele passe a comandá-la, como um parasita, obrigando-a a replicar seu material genético milhares de vezes até ficar sobrecarregada e morrer.

É exatamente essa parte do processo que a NIAID capturou nas imagens divulgadas.

O novo coronavírus já causou mais de 20 mil mortes no mundo e infectou cerca de 462 mil pessoas, segundo dados informados na tarde desta quarta-feira (25). Por isso, muitos estados decidiram aderir às táticas de quarentena e isolamento da população.

Vale a pena conferir então algumas dicas como as de estocar alimentos por conta do coronavírus, conhecer como se manter ativo em casa durante a pandemia e também como evitar o contágio pelo novo coronavírus quando precisar sair de casa.

O que você achou das imagens do novo coronavírus atacando as células humanas? Surpreendeu-se com os detalhes? Tem seguido as recomendações para evitar o contágio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário