COVID-19: como se proteger quando alguém que mora com você for infectado

Especialista:
atualizado em 05/01/2021

Proteger-se do novo coronavírus requer tomar diversos cuidados e estar constantemente atento. No entanto, quando há um caso de COVID-19 dentro de casa, os cuidados devem ser redobrados.

Os especialistas garantem que é perfeitamente possível cuidar da pessoa infectada e ao mesmo tempo se proteger contra o vírus.

  Continua Depois da Publicidade  

Conheça então algumas dicas para se proteger quando alguém que mora com você contraiu o coronavírus e saiba como cuidar do infectado adequadamente.

Cuidados importantes contra COVID-19

Primeiramente, é importante relembrar alguns cuidados importantes contra a COVID-19.

  • Lavar as mãos com frequência;
  • Usar máscara quando não for possível manter o distanciamento físico;
  • Não tocar nos olhos, no nariz ou na boca;
  • Cobrir seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar;
  • Evitar aglomerações;
  • Ficar em casa se você se sentir indisposto.

Da mesma forma, procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar. Manter estes cuidados pode fazer toda a diferença na sua saúde e na de quem vive com você.

Saiba como se proteger morando com alguém infectado

Por outro lado, quando há algum infectado em sua casa, os cuidados devem não só ser redobrados, mas totalmente repensados. Normalmente, a pessoa infectada irá necessitar de cuidados ou atenção.

Desta maneira, é importante que os moradores da casa e principalmente o cuidador principal tomem alguns cuidados para não contrair o novo coronavírus.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para quem mora com alguém que foi infectado. Saiba como se proteger e atravesse esta etapa com toda a segurança possível.

1. Faça o teste

Antes de mais nada, é importante para todos os moradores do local e pessoas que tiveram contato com o paciente façam o teste. O teste para COVID-19 ajudará você a pensar o melhor curso de ação e verificar se não há mais casos da doença.

Entretanto, você deve ficar atento. Mesmo se o teste der negativo, ele não descarta a infecção precoce, quando as cargas virais podem estar abaixo do nível de detecção.

  Continua Depois da Publicidade  

Os especialistas recomendam que você refaça o teste após 7 dias, já que neste período a sensibilidade dos testes aumenta drasticamente.

2. Limite o contato

Da mesma maneira, é importante que o contato com o infectado com o novo coronavírus seja o mínimo possível. Sendo assim, a pessoa com COVID-19 deve ficar separada das outras pessoas da casa.

cuidado doente

Se possível, a pessoa com COVID-19 deve usar um quarto e banheiro separados. Os moradores ainda devem ficar a pelos menos 1 metro de distância do infectado. 

Desta forma, não compartilhe louças e materiais de higiene.

3. Use máscara

A máscara é fundamental caso alguém queira chegar perto do infectado. As máscaras, de acordo com os especialistas, ajudam a conter as infecções respiratórias do nariz e da boca da pessoa infectada.

Por outro lado, dados mais recentes confirmam que as máscaras protegem os indivíduos de serem infectados também. É o que explica Bruce E. Hirsch, médico assistente e professor assistente na divisão de doenças infecciosas da Northwell Health.

Portanto, não se esqueça de usá-las!

4. Higienize constantemente as superfícies

Do mesmo modo, preste atenção na higienização. Higienizar a casa e as superfícies é essencial para evitar a infecção com o novo coronavírus.

  Continua Depois da Publicidade  

As autoridades sanitárias recomendam limpar e desinfetar superfícies e itens de alto contato todos os dias. Superfícies como mesas, maçanetas e interruptores de luz, por exemplo, devem ser cuidadosamente limpas.

Igualmente importante é lavar as mãos constantemente. Da mesma forma, o banheiro deve ser higienizado após a pessoa infectada utilizá-lo.

Não esqueça, use o álcool gel 70% e lave de forma adequada suas mãos após ter contato com qualquer superfície infectada ou tocada pelo paciente com COVID-19.

São muitos cuidados. Apesar disso, você deve segui-los para manter todos no seu lar seguro e evitar se infectar.

Da mesma forma, não se esqueça de se alimentar bem, dormir direito e se informar com fontes confiáveis. Isso ajudará você a lidar melhor com o novo coronavírus e a se manter saudável.

Alguém da sua família já teve COVID-19? Como você e seus familiares lidaram com a situação? Conte para a gente nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário