Emma Cox, 27 anos, precisou interromper os dias de folga em Bali, na Indonésia, após contrair dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
A britânica estava na ilha tropical há somente 10 dias antes dos sintomas começarem a surgir, como dores musculares, articulares e fortes dores na cabeça. Emma voltou para o Reino Unido e procurou ajuda médica, onde detectou a presença do vírus.
- Veja também: Sintomas da dengue e como tratar
O contágio acarretou outros problemas de saúde: “O vírus me deu uma erupção cutânea que se espalhou pelo meu corpo. Eu me senti horrível e pensei que nunca iria desaparecer. A única precaução que eu realmente tomei foi me borrifar com repelente”, disse a influencer.
Especialistas apontam que os casos de dengue aumentaram na Europa. “Eu genuinamente pensei que estava gripada. Os sintomas desapareceram”, relatou. Três dias depois, então, ela acordou com a erupção cutânea cobrindo todo seu corpo.
“Foi tão estranho, por dentro eu me sentia bem. Mas tinha acordado com inchaços por todo o meu corpo, nunca tinha visto nada parecido. Eles estavam realmente coçando e continuaram se espalhando”, prosseguiu.
Emma fez uma série de exames de sangue para malária e até mesmo HIV. “Parecia que eles realmente não sabiam como tratar alguém com dengue”, desabafou. Veja também: Estudante de medicina perde 97% da visão após ter dengue, especialista explica sequela rara.
Com o aumento nos casos de dengue na Europa, cientistas de saúde pública temem que as Olimpíadas de Paris, na França, que acontecem em julho, possam se transformar em uma espécie de evento superdisseminador da doença.
Os primeiros sintomas da dengue começam cerca de cinco dias após a picada do mosquito transmissor e contam com febre alta, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas, vômitos e manchas vermelhas pelo corpo.
Existem quadros mais graves da doença, como a dengue hemorrágica, que requer cuidados especiais e internação. Logo no surgimento dos primeiros sintomas, deve-se procurar um médico, ingerir muita água e seguir todas as recomendações do profissional de saúde.
Evite o uso de medicamentos por conta própria, conselho que vale para qualquer tipo de doença, mas especialmente a dengue, já que alguns remédios podem piorar o caso e provocar hemorragias.
Para evitar a proliferação do mosquito da dengue, esteja sempre alerta a locais que podem conter água parada, como pneus, caixas d’água, calhas e vasos de plantas. Armazene garrafas de maneira adequada, com a boca virada para baixo.