Isolamento na pandemia: estou passando muito tempo dentro de casa?

Especialista da área:
atualizado em 30/12/2020

O isolamento social foi uma das principais estratégias para conter a pandemia do novo coronavírus. Sendo assim, ficar muito tempo dentro de casa foi a regra em 2020. Por outro lado, isso acabou criando alguns problemas para o seu corpo.

  Continua Depois da Publicidade  

As implicações da quarentena no seu corpo são diversas, de dores musculares a até mesmo problemas psíquicos.

Como resultado, seu corpo irá mandar sinais de que está cansado de ficar tanto tempo dentro de casa. Portanto, saiba quais são esses sinais e descubra o que fazer para se manter saudável.

Conheça alguns sinais de que você está passando muito tempo dentro de casa

Prestar atenção no seu corpo é a melhor maneira de perceber que há alguma coisa errada. Por isso, se você está ficando excessivamente dentro de casa, como no caso desta pandemia, ele irá te mandar alguns sinais.

1 Cérebro mais lento

Ficar em casa geralmente significa uma vida mais sedentária. Desse modo, seu cérebro pode não estar recebendo o que precisa.

O exercício produz certas substâncias químicas no cérebro que quebram as toxinas do sangue. Portanto, se você está com dificuldade de concentração ou está sentindo que seu cérebro está mais lento, provavelmente você está ficando tempo demais dentro de casa.

2. Problemas com sono

Outro sinal importante de que você está passando muito tempo em casa são os problemas com o sono. Você pode ter insônia, por exemplo. É possível até mesmo perceber que seu sono está mais leve.

Tudo isso é um sinal de que o seu corpo não está com esta função regulada. Isso pode ocorrer devido à falta de vitamina D. Ao ficar em casa, você pode não estar recebendo o suficiente desta vitamina. 

Permanecer muito tempo dentro de casa também pode afetar o ritmo circadiano, seu horário biológico, ligado à regulação do sono.

3. Aumento da gordura corporal

Um dos principais sinais de que você está ficando muito tempo em casa é o aumento da gordura corporal.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso ocorre porque, normalmente, se você fica muito tempo em casa, pode haver um aumento do consumo de comida processada.

Da mesma forma, há falta de exercício físico. Consequentemente, essa dieta e a falta de exercícios aumentam sua gordura corporal.

4. Mudança de postura

Se você fica muito tempo em casa, pode acabar ficando o tempo todo sentado. O epidemiologista da Universidade da California, Brandon Brown, esclarece que sentar e ficar deitado o dia todo pode afetar forçar as costas, pescoço e ombros, bem como os quadris e olhos.

5. Resfriados mais frequentes

Da mesma forma, se você está pegando resfriados mais do que o normal, este é outro sinal claro de que está passando muito tempo dentro de casa.

A exposição limitada ao sol durante o bloqueio pode piorar a deficiência de vitamina D, de acordo com um estudo de 2020 publicado na Gastroenterology Research.

Conforme o estudo, um dos sintomas da deficiência de vitamina D é um sistema imunológico comprometido. Como resultado, você acaba com um maior risco de pegar resfriados e viroses.

6. Sua alergia está piorando

Ficar dentro de casa por muito tempo faz com que a gente fique ainda mais exposto aos alérgenos presentes no local. Embora possamos relacionar alergia ao ar livre, o fato é que muitos alérgenos estão presentes em espaços fechados.

Além disso, como vimos, se você está passando muito tempo dentro de casa, seu sistema imunológico pode acabar enfraquecido.

  Continua Depois da Publicidade  

7. Problemas de visão e pele

Juntamente com os sinais anteriores, sua visão e sua pele também podem sofrer se você está muito tempo dentro de casa.

Se sua pele está mais seca ou aparentar envelhecimento, estes são outros sinais de que você está ficando em casa demais.

Da mesma forma, sua visão pode ser afetada. Isso porque você provavelmente fica muito mais de frente para uma tela como o computador, televisão ou celular dentro de casa.

Os especialistas também defendem que passar muito tempo em ambientes fechados pode causar miopia.

Um estudo australiano de 2016 publicado em Points De Vue: The International Review of Opthalmic Optics revelou que o tempo que crianças em idade escolar na Austrália passam em ambientes previu se eles desenvolveriam miopia ao longo de três anos ou não.

Conheça alguns exercícios para fazer em casa

casa

Se você precisa ficar muito tempo em casa, é importante procurar alternativas para manter seu corpo saudável.

Alguns exercícios são bem simples e podem ser feitos em casa. Nesse sentido, alguns deles são:

  • Polichinelo completo;
  • Agachamento com deslocamento lateral;
  • Prancha com toque nas pernas;
  • Salto com afundo;
  • Abdominal grupado;
  • Flexão de braços com peito no chão;
  • Salto patinador;
  • Burpee;
  • Exercícios aeróbicos.

Por fim, aproveite o isolamento social para descobrir novas maneiras de se exercitar e se manter saudável!

Você tem feito algum exercício nesta quarentena? Como tem sido sua experiência dentro de casa nesta pandemia? Conte para a gente nos comentários.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário