Descubra como manter seu corpo cheio de vitamina D

Especialista da área:
atualizado em 23/12/2020

Com o isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, uma das principais preocupações das autoridades de saúde diz respeito à quantidade de vitamina D da população.

  Continua Depois da Publicidade  

Muito antes da pandemia, a falta de vitamina D já era preocupante. Apenas no Brasil, um estudo feito em São Paulo apontou que 60% da população jovem saudável tem deficiência de vitamina D.

Para combater a falta desta vitamina, os especialistas recomendam pegar sol diariamente.

Descubra, então, por quanto tempo você deve ficar no sol para ter vitamina D suficiente e saiba ainda como conseguir esta vitamina sem desrespeitar o isolamento social.

Por que a vitamina D é tão importante?

A vitamina D é uma das mais importantes para o nosso corpo. De acordo com Patrick Rocha, presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas, ela é muito mais do que uma vitamina. Para o especialista, ela é um hormônio vital.

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel. Além da boa manutenção dos ossos, ela também age em várias funções do sistema imunológico, digestivo, circulatório e nervoso.

Primeiramente, ela possui uma função importantíssima no corpo que é a manter a massa óssea. Sendo assim, ela age na prevenção de doenças como osteoporose e faz com que seus ossos fiquem mais fortes.

Do mesmo modo, ela auxilia o corpo a usar o cálcio que você consumiu na dieta. 

Alguns estudos recentes também apontaram que a vitamina D pode estimular o sistema imunológico e deixá-lo mais forte. Ela é, portanto, uma aliada para se proteger contra o novo coronavírus.

Ela também mantém boa a sua saúde mental porque, segundo os especialistas, a sua falta pode acarretar quadros depressivos e outros problemas como a falta de concentração.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas afinal, por quanto tempo devo ficar no sol para carregar a vitamina D?

Como vimos, a vitamina D é uma das mais importantes para o nosso corpo. Os médicos afirmam que tomar sol é a melhor maneira de obter esta substância. Para isso, estudos avaliaram a quantidade de tempo que você precisa se expor ao sol para evitar a deficiência.

Um destes estudos, por exemplo, foi realizado na Universidade de Exeter, na Inglaterra.

De acordo com ele, tudo que você precisa é de duas horas por semana. Conforme a pesquisa de talhou, você pode espalhar este tempo ao longo de uma semana ou tomar sol em uma única dose.

Para realizar o estudo, os pesquisadores contaram com cerca de 20.000 pessoas.

Além do tempo em que você passa no sol, é importante escolher bem o horário. Segundo, os especialistas, o sol do início da manhã e do final da tarde produz menos vitamina D que o horário de pico, entre 12 e 14 horas.

Desta maneira, é importante você tomar banho de sol por menos tempo neste horário. Cerca de 15 minutos. Igualmente importante, neste caso, é tomar cuidado com a exposição aos raios ultravioleta.

Como conseguir vitamina D sem arriscar o isolamento social

banho de sol

Com a pandemia, ficou ainda mais difícil obter a sua dose diária de vitamina D. Embora a Organização Mundial de Saúde recomende pequenas caminhadas e exercícios, muita gente evita sair de casa atualmente.

Outros nem têm como realizar estas caminhadas e ficar no sol de forma segura. Sendo assim, é importante buscarmos maneiras seguras e efetivas de obter uma dose diária de vitamina D.

  Continua Depois da Publicidade  

Uma destas formas é a através dos alimentos com vitamina D. Peixes gordurosos como o salmão e outros frutos do mar são grandes fontes de vitamina D, por exemplo.

Outros alimentos ricos em vitamina D são os ovos, o leite, o fígado, os queijos e os cogumelos.

Além da alimentação, você pode conseguir esta vitamina de forma sintética. Produzida em laboratório, ela age como um suplemento. No entanto, é preciso que você tenha receita médica.

A vitamina D sintética só deve ser administrada se houver deficiência ou para a prevenção e tratamento de uma série de doenças.

Os especialistas, no entanto, afirmam que o sol é o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe. Por isso, tome todos os cuidados e faça o possível para pegar sol pelo menos uma vez por semana.

Aliás, a nossa nutricionista relatou neste vídeo 8 sinais que mostram que o nosso corpo está sofrendo com baixo vitamina D:

Você tem pego sol? Como está fazendo para carregar sua vitamina D nesta pandemia? Conte para a gente nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

2 comentários em “Descubra como manter seu corpo cheio de vitamina D”

  1. Equipe Boa forma, Bom dia!
    Parabéns pelos artigos da revista, muito úteis.
    Gostaria de marcar uma consulta com Dr Alexandre Seraphim para uma sra que mora no RJ
    Como faço? Meu whatsapp:11958617529
    Grata,
    Patricia Viana

    • Bom dia, Patricia! Tudo bem?

      O Dr. Alexandre pediu para informar que voltará aos atendimentos em consultório em fevereiro, na Barra da Tijuca. A partir da semana que vem terá a possibilidade de fazer agendamentos e entra em contato com este número que você enviou, ok?

      Obrigado pelo contato!