Jiu Jitsu emagrece? Benefícios e dicas

Especialista da área:
atualizado em 22/07/2021

O Jiu Jitsu além de fortalecer os músculos do corpo, é uma excelente forma de queimar calorias. Em um treino completo é possível obter um condicionamento cardiovascular, trabalhar a flexibilidade, a força e também o alongamento da musculatura. Isso acelera o metabolismo e o corpo começa a queimar calorias.

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Os treinos de Jiu Jitsu exigem muito esforço físico, e por essa razão os praticantes precisam de muita dedicação. Costumam durar aproximadamente 60-90 minutos e a queima calórica é em média de 515 calorias a cada hora de aula, podendo chegar a até 1.000 calorias gastas em uma aula completa.

Além disso, os praticantes desta modalidade ainda pregam um estilo de vida saudável baseada em uma dieta balanceada.

O que é o Jiu Jitsu?

homens treinando jiu jitsu

O Jiu Jitsu é uma arte marcial japonesa que utiliza uma série de diferentes técnicas e golpes corporais com o objetivo de derrotar ou imobilizar o oponente. Etimologicamente, a expressão japonesa Jiu Jitsu pode ser traduzida literalmente como “arte da suavidade” ou “técnica da brandura”, uma referência ao caráter e filosofia desta arte marcial: o equilíbrio e o controle total do corpo.

O Jiu Jitsu aqui no Brasil recebe grande destaque e conta com um time de profissionais capacitados, sendo referência para praticantes em todo o mundo.

Benefícios do Jiu Jitsu

Mas os benefícios do Jiu Jitsu não se limitam ao emagrecimento, é um esporte que além de saúde traz qualidade de vida ao praticante.

Em uma aula de Jiu Jitsu, além da técnica, o professor também irá ensinar ao lutador a filosofia deste esporte que é baseada na disciplina e no respeito. O esporte não forma apenas atletas, forma pessoas de bem. 

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A pratica desta modalidade de luta está diretamente ligada a diminuição do estresse, já que atua na produção de endorfina que é hormônio do bem estar. Dessa forma podemos dizer que aqueles que praticam Jiu Jitsu são mais felizes e de bem com a vida, porque no tatame costumam aliviar as pressões do dia a dia.

E apesar de ser chamada de arte suave onde prevalece o domínio da técnica sobre a força, o Jiu Jitsu é uma excelente forma de definir o corpo, porque as algumas posições tem a capacidade de exercitar e tonificar vários músculos do corpo, principalmente braços, pernas e abdômen.

O treino

treinamento de jiu jitsu

No Jiu Jitsu são praticados chutes, rolamentos e sequências de movimentos que melhoram a capacidade cardiorrespiratória. Os instrutores recomendam uma série de exercícios aeróbicos e alongamentos no início e ao término das atividades, o que contribui para o funcionamento do metabolismo, favorecendo assim a queima calórica.

Os treinos de Jiu Jitsu podem ser realizados de 2 a 3 vezes por semana, e as aulas podem ter duração entre 40 a 90 minutos.

Dentre as atividades aeróbicas, os instrutores recomendam a realização de circuitos iniciais, sempre realizados sobre o tatame. Polichinelos, abdominais e flexões são feitos antes das aulas. Alongamentos são recomendados para finalizar.

Dicas para a combinação perfeita 

É importante que você reconheça que apenas o Jiu Jitsu não poderá ser responsável pela eliminação dos quilos a mais. É fundamental que seja estabelecida uma nova rotina e escolhas saudáveis que sejam compatíveis aos seus objetivos. Uma alimentação com menos calorias deve ser o primeiro passo.

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Veja abaixo algumas dicas que podem contribuir para que você comprove que o Jiu Jitsu emagrece.

  • Pratique o Jiu Jitsu pelo menos 3 vezes por semana;
  • Atente para a postura durante os treinos, é fundamental que você evite lesões que podem prejudicar sua saúde;
  • Busque um local seguro e com orientação de profissionais capacitados;
  • O acompanhamento de um profissional de nutrição pode ser utilizado como diferencial para uma melhor adaptação à nova rotina;
  • Beba pelo menos 10 copos de água por dia;
  • Reduza os intervalos entre as refeições, isso ajudará a manter o metabolismo mais ativo.

Você conhece alguém que tenha perdido peso treinando Jiu Jitsu? Tem vontade de praticar esta arte marcial? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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3 comentários em “Jiu Jitsu emagrece? Benefícios e dicas”

  1. Olá! Quando conheci a modalidade Emagreci 10 kilos em um mês realizando treino de jiu jitsu e uma boa alimentação, depois mais 5 e sem contar o grande amor pela modalidade.

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  2. tenho uma rotina auxiliada pelo jiu-jitsu !! 740 kcal por dia 5,180 kcal por semana 22,200 kcal por mês praticamente 3kg no final.

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