Jiu Jitsu Emagrece? Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Há uma grande dificuldade de encontrar um esporte que contribua para a perda de peso saudável e também agrade o gosto pessoal. Quando fazemos algo que gostamos e essa dedicação nos proporciona benefícios, a prática é mais motivadora e induz à conquista de inúmeras metas determinadas.

Atualmente, podemos contar com diversas opções de esportes. As academias oferecem turmas de artes marciais e metodologias diversificadas que convencem você a sair de casa e mexer o corpo, e dentre elas podemos destacar o Jiu jitsu, que sempre esteve presente em academias, mas possuía procura reduzida.

É interessante avaliarmos as contribuições que esse esporte pode oferecer, reconhecer se ele se enquadra ao seu gosto, e se de fato o Jiu Jitsu emagrece, já que a maioria das pessoas desejam perder aqueles quilinhos a mais.

Um treino intenso de Jiu jitsu por uma hora chega a gastar entre 700 e 1000 calorias. Você fortalece muito a região abdominal e trabalha bem os braços, peito e costas.

O que é o Jiu Jitsu?

Muitas pessoas confundem os conceitos de determinadas artes marciais, então é importante fundamentarmos o que é o Jiu Jitsu. Ele é um sistema de artes marciais que ficou mundialmente conhecido quando ascendeu através do Campeonato Ultimate Fighting. A arte marcial proporciona muitos benefícios; dentre eles, podemos afirmar que Jiu Jitsu emagrece. O Jiu Jitsu brasileiro recebe destaque e conta com um time de profissionais capacitado, o qual é buscado por praticantes de todo o mundo.

Perda de peso

Treinar Jiu Jitsu tem ajudado muitos brasileiros a perder peso e manter um estilo de vida saudável. O esporte pode ser reconhecido como o segredo que as pessoas ativas tendem a ser mais saudáveis e a manter o peso corporal ideal, já que quando praticamos algo que gostamos, podemos praticar com prazer e dedicação.

Se compararmos às pessoas que possuem um estilo de vida sedentário, os praticantes de esporte possuem uma qualidade de vida superior. É válido ressaltar que a perda de peso para adultos possui um grau de dificuldade superior, já que devem conciliar rotina de trabalho, vida pessoal e acadêmica à prática de exercícios, mas a perda de peso é uma parte muito importante das metas de saúde e estética.

Muitos lutam para encontrar um treino que seja divertido, gratificante e eficaz, mas na maioria dos casos os adultos se sentem entediados, o que não oferece constante motivação para ser utilizada como combustível para a continuidade da prática, então reduzindo a probabilidade de conquista de resultados para o caminho para a perda de peso saudável.

O Jiu Jitsu pode combinar três elementos para sua rotina de exercícios: a diversão, a gratificação e a eficácia.

A prova está na perda de peso 

O aprendizado de novas técnicas pode se tornar um desafio não só físico, mas também mental. Quando os praticantes treinam um “rolamento” uns com os outros , podem se sentir fisicamente desafiados em um treino de corpo inteiro. A combinação de mente e corpo ajuda a proporcionar uma atmosfera divertida durante os treinos, além de quebrarem o quesito “mesmice”, pois os treinos sempre serão diferentes.

Em termos de recompensas, os estudantes podem ver os benefícios logo no início da prática. Os alunos podem se graduar, o que significa a sua progressão e aperfeiçoamento, sendo recompensados de forma positiva através da mudança de faixas. Você pode notar que o Jiu Jitsu emagrece através das suas graduações, pois elas podem ser utilizadas como incentivo para você reconhecer sua evolução pessoal e física. O Jiu Jitsu contribui para a perda de peso de todo o corpo e os exercícios individuais podem ser aperfeiçoados com os movimentos dos pés e sobre o chão.

O treino

A prática de Jiu Jitsu é adequada com chutes, rolamentos e sequências de movimentos que podem ser reconhecidos como exercícios cardiorrespiratórios. Os instrutores recomendam uma série de exercícios aeróbicos e alongamentos no início e ao término das atividades, o que contribui para o funcionamento do metabolismo, favorecendo assim a queima calórica.

Os treinos de Jiu Jitsu podem ser realizados de 2 a 3 vezes por semana, e as aulas podem ter duração entre 40 a 90 minutos.

Dentre as atividades aeróbicas, os instrutores recomendam a realização de circuitos iniciais, sempre realizados sobre o tatame. Polichinelos, abdominais, flexões são feitos antes das aulas. Alongamentos são recomendados para finalizar.

É possível emagrecer com jiu jitsu 

Bira Esteves

Não pense que Jiu jitsu emagrece apenas em casos de perda de pouco peso. Há inúmeros relatos de pessoas beneficiadas com a adoção do esporte à sua rotina. Recentemente, Ubirajara Jureves Esteves, um capixaba de Vitória, no Espírito Santo, demonstrou publicamente seu esforço e superação ao perder em média 50 quilos com o apoio do esporte.

Ele tinha nada menos que 158 quilos, e conseguiu conquistar uma melhor forma com 110 quilos atualmente. Ele reconhece que conquistou a forma apenas devido à nova rotina, pois se permanecesse com os mesmos hábitos sedentários, poderia apenas obter consequências para sua saúde. Ele já ganhou medalhas e prêmios, o que admite utilizar como incentivo para dar continuidade na busca pela boa forma. Ele ainda se dedica para conquistar os tão sonhados 98 quilos.

Ubirajara substituiu todas as refeições irregulares por alimentos saudáveis, e sempre busca uma reeducação alimentar contínua, sempre voltada para as suas necessidades corporais. Ele adotou a paixão pelo esporte, e defende que Jiu jitsu emagrece mesmo, já que pratica seis vezes por semana, e inclusive há dias que pratica 2 vezes.

A história do capixaba é interessante, pois pode ser utilizada como alerta para todos nós. Ele procurou um médico para realizar uma cirurgia no nariz, mas o profissional recomendou uma cirurgia bariátrica. Ele reconheceu que poderia perder o peso através de novos hábitos, assim, buscou o emagrecimento por meio natural, evitando intervenções cirúrgicas.

Ele reconhece que o emagrecimento não foi conquistado apenas graças ao Jiu Jitsu, mas sim devido ao conjunto de atitudes que colocou em prática. Abrir mão de alimentos gordurosos e ricos em carboidratos foi uma das maiores dificuldades para Ubirajara, mas ele diz que já se adaptou ao estilo de alimentação saudável. Ele reconhece os benefícios oferecidos pelo Jiu Jitsu, e que agora, aos 22 anos, se sente mais seguro, confiante, e vivendo como não havia feito antes, comprando as roupas que gosta, se divertindo e o melhor de tudo, com mais saúde.

Dicas para a combinação perfeita 

É importante que você reconheça que apenas o Jiu jitsu não poderá se responsabilizar pela eliminação dos quilos a mais. É fundamental que seja estabelecida uma nova rotina e escolhas saudáveis que sejam compatíveis aos seus objetivos. Uma alimentação com menos calorias deve ser o primeiro passo. Veja abaixo algumas dicas que podem contribuir para que você comprove que o Jiu jtsu emagrece.

  • Pratique o Jiu Jitsu pelo menos 3 vezes por semana;
  • Atente para a postura durante os treinos, é fundamental que você evite lesões que podem prejudicar sua saúde;
  • Busque um local seguro e com orientação de profissionais capacitados;
  • O acompanhamento de um profissional de nutrição pode ser utilizado como diferencial para uma melhor adaptação à nova rotina, e também para reconhecer o comportamento do organismo;
  • Beba pelo menos 10 copos de água por dia;
  • Reduza os intervalos entre as refeições, isso auxiliará no funcionamento metabólico.

Você conhece alguém que tenha emagrecido uma boa quantidade de peso devido ao Jiu Jitsu? Tem vontade de praticar esta arte marcial? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média: 4,18 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

3 comentários em “Jiu Jitsu Emagrece? Benefícios e Dicas”

  1. Olá! Quando conheci a modalidade Emagreci 10 kilos em um mês realizando treino de jiu jitsu e uma boa alimentação, depois mais 5 e sem contar o grande amor pela modalidade.

  2. tenho uma rotina auxiliada pelo jiu-jitsu !! 740 kcal por dia 5,180 kcal por semana 22,200 kcal por mês praticamente 3kg no final.