L-Carnitina Emagrece? Suplemento de L-Carnitina Funciona?

Especialista:
atualizado em 05/09/2018

A carnitina supostamente aumenta o metabolismo da gordura e é incluída em muitos suplementos de perda de peso. Essas alegações de que a L-Carnitina emagrece são corretas?

A L-Carnitina é um aminoácido que é consumido na dieta ou sintetizado pelo corpo a partir de outros aminoácidos essenciais. Ela participa do metabolismo de energia ao transportar ácidos graxos de cadeia longa, principalmente triglicérides, para as células do corpo onde são quebrados para fornecer energia aos tecidos. Ela é produzida no fígado e nos rins e armazenada nos músculos esqueletais, coração, cérebro e esperma.

Fontes Alimentares

Carne vermelha, principalmente cordeiro, e laticínios são as fontes mais abundantes de carnitina. Outros alimentos que a contêm incluem aves, peixes, soro de leite, aspargos, abacate e manteiga de amendoim.

Como a L-Carnitina Emagrece?

Por causa de sua participação na queima de gordura, a carnitina geralmente é incluída em suplementos de perda de peso. Também se pensa que ela reduz a fome, o que pode levar a uma ingestão menor de calorias. As pesquisas são mistas sobre a eficácia do suplemento de L-carnitina para perda de peso.

Alguns estudos em animais descobriram que ratos que tomaram suplemento de L-carnitina tiveram uma diminuição da gordura abdominal e níveis menores de leptina. A leptina é um hormônio associado à obesidade. Um pequeno estudo com participantes humanos descobriu que aqueles que tomavam suplemento de L-carnitina perderam 5 quilos a mais em 12 semanas.

Entretanto, até hoje, a maioria das pesquisas não mostrou uma ligação substancial entre o aumento de carnitina na dieta e um aumento da habilidade do corpo de queimar gordura para perder peso.

Carnitina Para Desempenho em Exercícios

Alguns suplementos nutricionais promovem a L- carnitina como um produto recomendado para melhorar os exercícios e diminuir fadiga muscular. A carnitina é usada como energia pelos músculos esqueletais e do coração, então o corpo precisa de uma quantidade adequada para atividades físicas. É por melhorar a eficácia de exercícios, aumentando a quantidade de calorias queimadas durante eles, que podemos afirmar que a suplementação de L-carnitina emagrece.

O Instituto Nacional de Saúde compilou vinte anos de pesquisa e descobriu que suplementos de carnitina não aumentam o uso de oxigênio no corpo, melhoram o metabolismo durante exercícios ou aumentam a quantidade de carnitina armazenada em tecidos musculares.

Em Resumo: A L-Carnitina Emagrece Mesmo ou Não?

Porque a maioria das pessoas ingerem carnitina suficiente, tomar suplementos adicionais não é apropriado para a maioria delas. A maioria dos estudos falharam em mostrar que a utilização de suplemento de L-carnitina emagrece ou melhora de exercícios.

A suplementação de carnitina com doses maiores do que o corpo precisa não resulta em aumento de queima de gordura em repouso ou durante exercícios em indivíduos bem nutridos. Assim, parece que podemos sintetizar as quantidades necessárias a partir de uma dieta adequada. Aqueles diagnosticados com deficiência de L-carnitina podem se beneficiar de um suplemento, mas essa condição é incomum.

De acordo com a Organização Nacional de Desordens Raras, Síndrome da Deficiência de Carnitina é uma desordem metabólica rara que pode ser herdada em alguns casos, ou ocorrer como resultado de outras desordens metabólicas.

A dieta normal contém uma pequena quantidade de carnitina. Entretanto, o corpo produz esse aminoácido no fígado. O corpo não pode usar mais do que ele precisa, então tomar quantidades adicionais desse suplemento não terá impacto na oxidação de gordura. Se você é uma das poucas pessoas que sofrem de deficiência de carnitina, você pode se beneficiar da suplementação. Entretanto, você precisará de uma dose bem maior que a de uma pílula. Assim, apenas certas formas de carnitina são usadas para tratar essa desordem, e você deve consultar seu médico se acha que pode ter essa desordem para receber tratamento.

Os suplementos de carnitina parecem ser seguros para a maioria das pessoas. A dose comum é de 500 a 1000 miligramas, tomada três vezes ao dia. Doses grandes, de aproximadamente 5 gramas por dia ou mais, podem levar a efeitos colaterais como náusea, vômito, cólicas abdominais, diarreia, insônia e odor corporal.

Os suplementos de carnitina também interferem com certos medicamentos, então é importante consultar seu médico antes de tomar qualquer suplemento de perda de peso ou nutricional. Por exemplos, muitas mulheres com problemas na tireoide têm dificuldade para perder peso, mas o suplemento de L-carnitina não deve ser tomado, pois pode prejudicar ainda mais a ação da tireoide.

Vídeo:

E aí, gostou das dicas?

Você conhece alguém ou mesmo já tomou suplemento de L-Carnitina? Como foram os resultados para perda de peso? Comente abaixo!

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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3 comentários em “L-Carnitina Emagrece? Suplemento de L-Carnitina Funciona?”

  1. Eu sou magra mais tenho aquela barriga.ai comprei um bcaa e vinha de brinde a l-cartinina tava com medo de tomar mais acabei tomando 5 dias somente 25ml uma vez por dia e nesses 5 dias perde meio kg.Eu só queria perder mais aquela barriga de 80cm?mas não perde,perde 1,5cm de bumbum??vou dar pra uma amiga quero mais nem ver.