Manter uma rotina básica de skin care é bastante importante para manter a pele sempre com a aparência jovial. E a cada dia que passa as pessoas se preocupam mais e buscam aprimorar esses cuidados. Como uma alternativa aos produtos caros para a pele, alguns especialistas apontam algumas opções naturais e que cabem no bolso. Esse é o caso da lavagem com água e sal.
O esfoliante contém inúmeras propriedades que vão além da limpeza superficial, já que contém magnésio, cálcio e potássio, benéficos para a epiderme. O portal Jumsal, especialista na criação de produtos com sal, aponta que, ao dissolver os grãos de sal no líquido, forma-se uma mistura isotônica que ajuda a equilibrar o pH, ajudando a pele a eliminar as impurezas e manter a hidratação necessária.
Um dos benefícios é o reabastecimento mineral: o corpo costuma passar por um processo de transpiração que provoca a perda de minerais geralmente encontrados na pele. Portanto, como o sal é rico em minerais, ao lavar o rosto pela manhã com o item pode repor esse percentual perdido durante o sono, deixando a pele com a aparência mais saudável e bonita.
O sal também ajuda a melhorar a circulação sanguínea, por ter propriedades ativadoras da pele humana, o que deixa um aspecto muito mais liso e jovem e devolve a tensão à derme, reduzindo a flacidez.
Ademais, o sal tem poderes antissépticos que ajudam a eliminar as impurezas e bactérias que possam ter ficado nos poros e responsáveis por causar o aparecimento de espinhas ou outros problemas na pele.
Como lavar o rosto corretamente
Primeiro, prepare uma solução com água morna e sal marinho; na sequência, mole o rosto com água corrente e aplique a mistura na pele com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares.
Evite usar sal em excesso, pois pode causar irritações na pele. Se tiver feridas abertas ou sensíveis, opte por outros métodos de limpeza mais suaves até a cicatrização.
Por fim, mas não menos importante, o sal oferece um conjunto amplo de recursos que ajudam a retardar o processo de envelhecimento da pele, evitando o surgimento de rugas e mantendo uma aparência fresca, rejuvenescida e luminosa.
Também é importante consultar um dermatologista para saber se esse método é adequado e recomendar as rotinas de cuidados ideais para o seu caso específico; cada pele e organismo é diferente e tem necessidades distintas.