Intestino

Leite prende ou solta o intestino?

Publicado por
Dra. Patricia Leite

O leite é um dos alimentos mais consumidos e também está presente em uma infinidade de receitas. Ele é rico em proteínas e cálcio, sendo muito importante para prevenir problemas como osteoporose e para manter uma boa massa muscular.

No entanto, muitas pessoas relatam desconfortos estomacais e efeito laxativo ao tomar leite, enquanto outras relatam problemas digestivos ao consumir esse laticínio. Afinal, por que isso acontece? Será que o leite prende ou solta o intestino? Vamos entender isso agora.

O leite prende ou solta o intestino?

A questão da prisão de ventre ou a soltura do intestino decorrentes do consumo de leite estão relacionados à intolerância à lactose. No entanto, o resultado destas indisposições intestinais à ingestão de leite depende de condições pessoais específicas, como o metabolismo do indivíduo, e principalmente de sua dieta.

A intolerância à lactose é um distúrbio mais comum em adultos, mas ocorre também na infância, e pode ser revertida. Ela pode ser resultado do envelhecimento, de alguma doença (celíaca, gastroenterite, doença de Crohn), ou congênita.

O que é intolerância à lactose?

A intolerância à lactose é a incapacidade da digestão do açúcar existente no leite e seus derivados. Ela ocorre no intestino delgado, quando o organismo não produz ou produz em quantidade insuficiente a enzima digestiva chamada lactase.

continua depois da publicidade

A lactase é responsável por fazer a digestão da lactose, o açúcar presente no leite, possibilitando sua absorção pelo corpo e evitando transtornos digestivos.

A intolerância não é perigosa, mas bastante comum. Se a intolerância se apresentar na forma de dores abdominais, gases e náuseas, ocorrerá diarréia. Ela pode ser controlada através de dieta, consumindo-se leite sem lactose ou por meio da ingestão de suplementos da enzima lactase. Pode-se ainda substituir o leite de vaca por leites de vegetais.

Também pode ocorrer o efeito contrário, como a prisão de ventre, que se apresenta com inchaço, cólicas e ausência de evacuação. 

Leite e prisão de ventre

O leite que compramos em caixa, nos supermercados, pode conter antibióticos e hormônios provenientes das vacas que os produziram. Apesar do processo de pasteurização ao qual é submetido com a finalidade de eliminar as bactérias que surgem no próprio leite, este procedimento também remove enzimas, vitaminas e minerais importantes, que auxiliam na digestão deste alimento.

continua depois da publicidade

Outra informação que explica a prisão de ventre pela ingestão de leite é o fato das vacas serem alimentadas com ração, em criações extensivas, ao invés de pasto. O leite produzido pela vaca absorve parte desta ração e pode causar prisão de ventre em pessoas sensíveis a esse tipo de alimento.

A formação de muco é outra disfunção causada pelos laticínios e derivados que dificulta o processo digestivo e culmina em prisão de ventre.

Tipos de leite e alternativas

Muitos pesquisadores afirmam que o leite desnatado e outras variedades, como o semi desnatado, têm menos probabilidade de causar problemas de prisão de ventre.

O leite desnatado ou semi desnatado é mais digerível, de fato, do que o leite integral. Além de não causarem problemas estomacais, são melhores para a saúde. Contêm menos calorias, portanto também ajudam no controle de peso. Evitar o leite integral também pode diminuir sua ingestão de gorduras saturadas, maléficas ao coração.

Existem outros tipos de leite que você pode utilizar como alternativa. O leite de soja, por exemplo, é recomendado para qualquer pessoa que estiver apresentando problemas de prisão de ventre. Há ainda o leite de cabra, ou mesmo os leites vegetais como amêndoa, aveia e arroz.

continua depois da publicidade

Quantidades e misturas

Uma outra razão que pode levar à prisão ou soltura do intestino, é misturar ao leite determinados ingredientes, como por exemplo, chocolate em pó e sorvete.

As quantidades também podem interferir no sistema excretor. Um copo de leite por dia pode não fazer mal, mas a ingestão de mais, sim. Preste atenção a isso.

Composição do leite humano

O leite materno oferece ao recém nascido um alimento completo que atende perfeitamente as suas necessidades. Embora siga uma composição similar, suas características bioquímicas específicas variam conforme a mulher, o horário, a alimentação, fases da amamentação, e até mesmo durante a mesma mamada.

Mas é importante ter claro que a composição do leite materno é muito diferente do leite que compramos no mercado. Então, o raciocínio de que leite não faz nenhum mal porque é nosso primeiro alimento não é válido.

O leite e os bebês

Os bebês também sofrem eventualmente de prisão de ventre. Caso estejam na fase de amamentação, é mais provável que tenham ingerido leite de vaca, porque dificilmente o leite materno provoca este tipo de distúrbio.

continua depois da publicidade

O leite materno é muito mais fácil de ser metabolizado pelas crianças nessa idade. Além disso, a sua ingestão promove a maturação intestinal em decorrência do crescimento de bactérias intestinais benéficas para a defecação. No intestino grosso de crianças estas bactérias garantem a retenção de água, de modo que amolecem as fezes, facilitando os movimentos intestinais.

Caso seu filho apresente sintomas de constipação, consulte o pediatra para que ele possa avaliar esta situação.

O leite e os problemas de digestão

Atualmente existe uma corrente de estudos que aponta o leite como um alimento nocivo para o consumo humano. Estes estudiosos afirmam que:

  1. O leite paralisa a formação de glucosamina do intestino delgado, que é responsável pela defesa dos tecidos. Também prejudica o sistema imunológico, afetando as importantes células T, que pode causar asma e alergias;
  2. A grande quantidade de proteínas e fósforo do leite de outros mamíferos prejudica as paredes dos órgãos digestivos;
  3. Os produtos derivados do leite possuem substâncias químicas muito concentradas, que também podem ser tóxicas para o intestino delgado;
  4. Os laticínios criam uma mucosa no revestimento do intestino, que impede a absorção de outros nutrientes, causando dessa forma, uma inflamação.

No entanto, é importante registar que esses estudos ainda não são conclusivos, e a grande maioria dos pesquisadores ainda recomendam o uso deste laticínio na alimentação humana.

Você já foi diagnosticado com intolerância a lactose? Para você, o leite prende ou solta o intestino? Comente abaixo.

3.9 de 5 (56 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Estou com sérios problemas no estômago, sem contar que sofro a 30 anos com o intestino preso, só consigo ir ao banheiro com laxantes. E por incrível que pareça somente essa semana comecei a ler por conta própria que o leite pode prender o intestino.
    Confesso que não conseguia levar uma dieta saudável a sério, mas não acreditava que o leite e seus derivados pudessem prender o intestino

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Gostaria de saber um leite que meu filho possa beber, que não solta intestino,pois até o zero lactose faz muito mal a ele.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Tenho intolerância a lactose e o leite fere o intestino e causa recamento e muita quantidade de gases

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Parabéns por a matéria, de grande intolerância para mim.
    Sou intolerânte, e sempre que vou estudar sobre o assunto, raramente falam sobre a prisão de ventre.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • O leite prende o intestino do meu filho de 5 anos como sofri com ele esses dias no medico porque ele tem prisao de ventre mais aprendi muito com esse encino vou ter mais cuidado com ele agora obrigado e parabens.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Tenho uma osteporose severa,faço uso a cada mês da medicaçao D'orto indicaçao do endocrinologia e 400ml de leite molico o qual contem rico em cálcio ha tres meses.Porem percebi que desencadeou bolo fecal com dificuldade de evacuar.... sendo necessario usar supositorio de glicerina em seguida fezes pastosas .Pergunta...será o leite que está me prejudicando no funcionamento intestinal?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Oi Lea, pode ser uma hipótese, sim. Mas é muito difícil dar um diagnóstico assim a distância. É importante voce consultar um médico e fazer alguns exames e testes para saber.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Estranho ler essa matéria, pois se fico sem beber leite meu intestino prende ate lotar o caminho, se não bebo leite fico pesado com os excrementos que não são expulsos do meu intestino.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Que mães. Formula prende intestino. Ointestino ressecado não é culpa do leite, é falta de agua! Vocês devem dar salgadinhos, bolachas recheadas e as crianças pagam o preço. Quem diz ser intolerante somente na vida adulta, pensem, o figado inflamado produz gases! Vocês consomem muita bebida alcoolica e culpam o leite. Jamais deem leite de soja para um menino, soja produz hormonios femininos!!!!!!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Meu intestino é muito preso. Não posso comer nada que contenha a farinha branca.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Durante toda minha vida tomei muito leite porque não gosto de café. Depois da adolescência comecei a ter muita prisão de ventre e sofrer muito com gases. Aí comecei a tomar leite zero lactose e foi impressionante como meus problemas acabaram. Não sofro mais com os gases que deixavam minha barriga muito inchada e chegava a doer e passei a ir ao banheiro todos os dias.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Nossa parece que vc contou minha história ,sinto a mês.a coisa e depois que parei de tomar leite ,às vezes tomo sem lactase foi impressionante como mudou tudo ,hoje TB vou todos os dias no banheiro

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite