Como fazer leite de soja em casa – Fácil e prático!

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atualizado em 21/10/2020

Quem não toma leite de vaca porque sofre com intolerância à lactose ou por uma questão de escolha, pode comprar um leite vegetal.

Entretanto, para quem tem dificuldade para encontrar o produto ou desconfia dos industrializados, há outra saída. Isto é, preparar o seu próprio leite vegetal em casa, como o leite de soja caseiro, por exemplo.

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Além de ser livre de lactose, a bebida não contém glúten e é vegana. Ao prepará-la em casa, dá para garantir que ela também não tenha conservantes e outros aditivos. Como se não bastasse, ela não é calórica.

Tudo o que você precisa para preparar o seu próprio leite de soja são dois ingredientes: soja e água, além de um pouquinho de paciência.

Ficou animado? Então, não deixe de conferir o passo a passo da receita de leite de soja caseiro:

Leite de soja

Leite de soja caseiro

Um leite sem lactose para fazer em casa. Não leva aditivos ou açúcar adicional.
4.88 de 8 avaliações
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Tempo de Preparo 5 mins
Tempo de Espera 6 hrs 20 mins
Tempo Total 6 hrs 25 mins
Refeição Café da manhã, Outras Bebidas
Rendimento 6
Calorias 50 kcal

Equipamento

  • Liquidificador
  • Panela
  • Tigela
  • Pano de prato bem limpo ou saco filtro de alimentos

Ingredientes
  

  • 1 xícara soja (em grãos)
  • 8 xícaras água filtrada

Instruções
 

  • Deixar a soja de molho por seis horas, de um dia para o outro.
  • Remover as casas dos grãos. Este passo não é obrigatório, mas facilita na hora de bater no liquidificador.
  • Passar os grãos de soja molhados para o liquidificador. Bater na velocidade alta por 10 a 15 segundos, apenas para quebrar um pouquinho os grãos.
  • Adicionar a água e bater até ficar uniforme e cremoso.
  • Transferir a mistura para uma panela e levar ao fogo médio para ferver, mexendo o tempo todo.
  • Quando começar a ferver, cozinhar por mais três a quatro minutos. Enquanto estiver fervendo, remover a espuma que ficar flutuando na parte de cima.
  • Abaixar o fogo e deixar em fogo brando por mais 10 a 15 minutos. Mexer de vez em quando para evitar grudar no fundo da panela.
  • Desligar o fogo e deixar esfriar por alguns minutos. Enquanto esfria, colocar um pano de prato bem limpo ou um saco filtro de alimentos em cima de uma tigela.
  • Despejar o leite em cima do pano ou saco filtro. Apertar ou pressionar o pano ou saco filtro para que todo o líquido desça até a tigela.
  • Transferir o leite obtido para uma garrafa com tampa.

Notas

  • O leite pode ser guardado na geladeira por três a cinco dias. 
  • Mas se ele começar a ter um cheiro ou gosto azedo, é sinal que já passou do ponto.
  • Você também pode congelar o leite por três a seis meses. Isso altera um pouco da sua textura, mas o valor nutricional permanece o mesmo.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Leite de soja caseiro
Quantidade por Porção
Calorias 50 Calorias da Gordura 27
% Valores Diários*
Gordura Total 3g5%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 1g
Sódio 84mg4%
Potássio 148mg3%
Carboidratos 3g1%
Fibras 2g8%
Açúcar 1g
Proteína 5g10%
Vitamina A 3IU0%
Tiamina (B1) 1mg83%
Riboflavina (B2) 1mg77%
Niacina (B3) 1mg6%
Ácido Pantotênico (B5) 1mg20%
Piridoxina (B6) 1mg59%
Vitamina C 1mg1%
Vitamina E 1mg7%
Vitamina K 6mcg5%
Cálcio 39mg3%
Cobre 1mg
Folato 15mcg4%
Ferro 1mg6%
Manganês 1mg43%
Magnésio 28mg7%
Fósforo 70mg6%
Selênio 2mcg4%
Zinco 1mg9%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave leite de soja, leite de soja caseiro, leite sem lactose
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