Home » Dieta » Alimentos Para Dieta » 9 Benefícios do Leite de Cabra para Saúde e Boa Forma

9 Benefícios do Leite de Cabra para Saúde e Boa Forma

Leite de cabra

Hoje em dia, o leite de vaca não é a única opção de leite que temos para consumir. Existe o leite de soja, o leite de amêndoas, o leite de chia, o leite de coco e tantas outras variações da bebida. Entre elas, encontra-se também o leite de cabra, que apesar de não ser tão popular no mundo Ocidental, pode surpreender por conta das vantagens que traz.

  Continua Depois da Publicidade  

Vamos conferir abaixo justamente alguns benefícios do leite de cabra para a saúde e boa forma, analisando para que serve a bebida e se é correto afirmar que o leite de cabra engorda ou não.

Propriedades Nutricionais

– Leite de Cabra Integral
Quantidade: 1 copo (200 ml)
por porção
Energia120 calorias
Carboidratos8,6 g
Proteínas6 g
Gorduras7 g
Gordura Saturada5 g
Gordura Trans0 g
Colesterol30 mg
Fibras0 g
Sódio120 mg

 

– Leite de Cabra Light
Quantidade: 1 copo (200 ml)
por porção
Energia60 calorias
Carboidratos8,6 g
Proteínas6 g
Gorduras0 g
Gordura Saturada0 g
Gordura Trans0 g
Colesterol5 mg
Fibras0 g
Sódio120 mg

9 benefícios do leite de cabra

Já se perguntou para que serve essa bebida obtida por meio da cabra? Então confira alguns benefícios do leite de cabra a seguir:

1. É nutritivo 

O leite de cabra é dotado de propriedades como carboidratos, proteínas, vitamina A, vitamina B2, vitaminas C e D, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio, selênio, zinco e cobre.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Sua digestão é mais fácil que a do leite de vaca

O leite de cabra é considerado mais fácil de ser digerido que o leite obtido a partir da vaca graças ao fato da bebida possuir glóbulos de gorduras menores do que o leite de vaca.

Além disso, quando atinge a região do estômago, as proteínas do leite de cabra formam uma coalhada mais macia que a do leite de vaca, o que ajuda o organismo a digerir com menos irritação do que o leite de vaca.

3. Saúde da pele

Os ácidos graxos e os triglicerídeos encontrados no leite de cabra contribuem com a hidratação da pele, auxiliando para que ela fique macia. A bebida também é rica em vitamina A, que melhora a saúde geral da pele e combate a acne.

Há ainda o ácido láctico do leite de cabra, que ajuda o corpo a remover as células mortas da pele e a fazer com que ela tenha um tom iluminado.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Melhor absorção de nutrientes 

Estudos já mostraram que minerais como ferro, cálcio, magnésio e fósforo presentes no leite de cabra são digeridos e usados pelo corpo com maior facilidade em relação ao leite de vaca.

Pesquisas também já sugeriram que indivíduos com problemas de má absorção e que estejam em tratamento prolongado com suplementos de ferro tomem a bebida com regularidade.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, a ingestão frequente do leite de cabra é apontada como uma forma natural de combater a anemia, já que isso melhora a habilidade do corpo de utilizar o ferro e estimula a regeneração da hemoglobina, que sofre uma diminuição em seus níveis quando existe um quadro de anemia.

5. Saúde dos ossos

Assim como o leite de vaca, o leite de cabra é rico em cálcio, um nutriente importante para a saúde dos ossos. A bebida, inclusive, possui quantidades similares do mineral em relação ao leite de vaca e o seu consumo também é indicado como uma maneira natural de prevenir o desenvolvimento da osteoporose.

6. Menos inflamação

Mais um dos benefícios do leite de cabra é que o seu consumo resulta em um teor menor de inflamação e perturbação estomacal que o leite de vaca costuma causar. Isso acontece por conta da composição enzimática da bebida que suaviza a inflamação no intestino.

7. Saúde do coração

O teor de ácidos graxos encontrado no leite de cabra é praticamente duas vezes maior do que a quantidade presente no leite de vaca. Ter taxas equilibradas de ácidos graxos essenciais no organismo ajuda a prevenir a aterosclerose, derrame, ataque no coração e complicações coronárias.

A bebida ainda apresenta um alto nível de potássio, um nutriente que ajuda a diminuir a pressão arterial, a relaxar os vasos sanguíneos e a aliviar a tensão no sistema cardiovascular.

8. Sistema imunológico

O leite de cabra ainda é fonte de selênio, um mineral raro que é fundamental para o funcionamento do sistema imunológico e, consequentemente, para a proteção contra infecções e doenças.

9. Crescimento e desenvolvimento do corpo

A bebida também é abundante em proteínas, que são essenciais para o crescimento e desenvolvimento do corpo, tendo em vista que elas são os elementos constitutivos de tecidos, músculos, células e ossos que fazem parte do organismo humano.

O leite de cabra engorda? 

Já conhecemos alguns dos benefícios do leite de cabra, mas será que essa bebida não engorda? Uma porção de 200 ml de leite de cabra integral possui 120 calorias enquanto a mesma medida do leite de cabra desnatado contém 60 calorias.

O valor não é exorbitante, o que demonstra que se a bebida for consumida com moderação, não é de se esperar que os quilos em excesso apareçam. Desde que toda a dieta seja controlada, equilibrada, saudável e nutritiva, obviamente.

Além disso, o leite de cabra é mais vantajoso que o leite de vaca no que se refere à boa forma graças ao fato de apresentar uma quantidade mais baixa de gorduras ruins.

Outro aspecto é que o leite de cabra é mais denso no ponto de vista nutricional do que o leite de vaca. Isso significa que é possível tomar uma porção menor de leite de cabra em relação ao de vaca para obter as mesmas vantagens nutricionais.

Em outras palavras, dá para consumir menos calorias com o leite de cabra para oferecer ao organismo os nutrientes que ele requer.

Receitas com leite de cabra 

1. Iogurte de leite de cabra

Ingredientes: 

  • 950 ml de leite de cabra;
  • 1 pacote de cultura bacteriana;
  • 1 pote de aço inoxidável;
  • 1 termômetro culinário;
  • ½ colher de chá de essência de baunilha ou ½ colher de chá de extrato de amêndoas ou 1 fruta fresca de sua preferência picadinha.

Modo de preparo:

  1. Passar o leite de cabra para o pote de aço inoxidável. Esquentar até que o ingrediente alcance uma temperatura de 85º C;
  2. Retirar o leite do calor e deixar que ele atinja os 40º C. Adicionar a cultura bacteriana no leite, conforme as instruções do fabricante contidas na embalagem. Mexer com uma colher de metal para que a mistura não fique empelotada;
  3. Manter a temperatura da mistura em 40º C, devolver ao calor e mexer sem parar. Em vários minutos, você obterá uma mistura de consistência cremosa, pois o leite começará a engrossar;
  4. Desligar o fogo e adicionar ½ colher de chá de essência de baunilha ou ½ colher de chá de extrato de amêndoas ou a fruta fresca escolhida para dar sabor ao iogurte. Deixar esfriar antes de servir-se.

2. Ricota de leite de cabra

Ingredientes:

  • 2 l de leite de cabra;
  • 5 l de soro de queijo;
  • ½ copo de suco de limão ou vinagre;
  • Caldeirão;
  • Escumadeira;
  • Escorredor de macarrão;
  • Termômetro.

Modo de preparo:

  1. Adicionar o leite de cabra no caldeirão e completar com o soro de queijo;
  2. Levar ao fogo até abrir fervura, porém, sem deixar ferver. Desligar o fogo e adicionar o suco de limão ou vinagre, mexendo devagarzinho;
  3. Tirar do fogão e deixar descansar durante 30 minutos. Com o auxílio de uma escumadeira, retirar a ricota e colocar no escorredor de macarrão. Esperar esfriar e a ricota de leite de cabra já estará pronta para ser utilizada.

Referências adicionais:

Aproveite os benefícios do leite de cabra para a saúde e boa forma e consuma-o experimentando alguma dessas receitas que separamos acima!

O que você achou desses benefícios do leite de cabra que separamos acima? Pretende experimentar alguma dessas receitas que levam a bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (19 votos, média: 4,37 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

  1. Quando eu era pequena eu era alérgica a leite de vaca, por isso meus pais optaram pelo leite de cabra. Eu e minha mãe estavamos relembrando do tempo em q eu bebia era mt Bom! Hoje não tenho uma cárie nos dentes, e é muitoooooo difícil eu ficar doente. Acredito que tenha sido o leite de cabra

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*