Home » Exercícios » Aeróbicos » Lesão no Joelho – Causas, Tratamento e Prevenção

Lesão no Joelho – Causas, Tratamento e Prevenção

Dor no joelho

Uma lesão no joelho pode ter origem em diversas causas, como o impacto extremo durante a prática de exercícios físicos, torções, traumas (também chamados de acidentes agudos) na articulação, quedas, rotação da articulação ou contração muscular.

  Continua Depois da Publicidade  

Dor extrema, inchaço, formigamento e dormência ao redor da região do joelho podem ser alguns dos indicativos da existência de uma lesão na articulação, assim como a dificuldade de dobrar os joelhos e de sustentar peso na perna.

Por exemplo, quando um inchaço surge de repente, isso pode ser um sintoma de lesão no ligamento ou fratura. Já quando o joelho fica inchado por bastante tempo, é possível que existam problemas na cartilagem ou no menisco.

Primeiros socorros

Assim que começar a sentir um desses sintomas e desconfiar de uma lesão no joelho, a pessoa pode começar a fazer um tratamento em casa para aliviar as dores. O primeiro passo é arranjar um lugar confortável na residência para descansar o joelho e aplicar uma compressa de gelo na região da articulação.

Depois, o recomendado é que o joelho seja elevado até a maior altura possível. Se a dor estiver muito forte, a pessoa pode tomar um medicamento que esteja acostumada a usar nesses casos.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, se depois de alguns dias da realização desse tratamento em casa, algumas vezes por dia a dor no local ainda não tiver passado, a temperatura da região estiver quente, a articulação estiver inchada e houver febre, não é recomendado esperar nem mais um minuto para procurar o médico. Se não é um caso grave, a pessoa já começa a ver melhoras em alguns dias.

O médico irá analisar o problema e deverá indicar tratamentos como imobilização com gesso, uso de medicamentos anti-inflamatórios, drenagem, reabilitação com fisioterapia, uso de bengalas ou até uma cirurgia, dependendo do tipo e da gravidade da lesão no joelho.

Tipos de lesão no joelho

O joelho é uma articulação formada pelo fêmur, que é o osso da coxa, pela tíbia, o osso da perna, e pela patela. Esses ossos ficam unidos por meio de estruturas como ligamentos e meniscos. Logo, existem vários tipos de lesão no joelho que podem estar ligados a problemas em um desses ossos ou estruturas.

Lesão no menisco

A lesão no menisco pode ser ocasionada por traumas na articulação originados em quedas ou rotações no joelho. Pessoas que sofrem desse problema podem acabar mancando, apresentar dificuldades para movimentar a articulação, sentir dores no local e ouvir barulhos ou estalos no joelho.

Casos mais graves de lesão do menisco podem necessitar da realização de artroscopia, um exame que identifica onde está o problema e permite que o médico possa retirar a parte prejudicada do menisco. Nesses casos, o tempo de recuperação pode durar de quatro a seis semanas.

Lesão nos ligamentos

Podendo estar também associada a uma lesão no menisco, a lesão nos ligamentos ocorre geralmente durante a prática de atividades esportivas, como o futebol, quando um atleta realiza um movimento brusco com a sua perna. Em alguns casos, esse problema pode impedir que a atividade física continue a ser praticada no momento em que ocorre a lesão.

  Continua Depois da Publicidade  

Um indivíduo que tenha sofrido esse tipo de lesão no joelho pode apresentar dor e espasmos musculares, que é quando um músculo se contrai involuntariamente. Especialmente no caso de atletas, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para resolver o problema.

Deslocamento da patela

O deslocamento da patela pode acontecer durante o movimento de rotação do joelho, sendo percebido na hora em que ocorre. Após, é comum que a patela retorne à sua posição normal assim que a pessoa esticar a sua perna e que ela sinta dor ao tentar dobrar a articulação.

Dependendo do grau da lesão, o tratamento oferecido pode ser desde a imobilização do local até a cirurgia.

  Continua Depois da Publicidade  

Lesão no tendão muscular

Outro tipo de lesão no joelho que pode ocorrer é aquela que envolve a ruptura do tendão muscular. Pode acontecer com o músculo da coxa, o quadríceps, sendo observada em pessoas com mais de 40 anos de idade. Um de seus indicativos é que o indivíduo não consegue esticar a sua perna e quanto tenta fazê-lo, percebe a formação de uma espécie de buraco na região localizada acima da patela.

Quando há a lesão do tendão da patela, a pessoa também apresenta dificuldades para esticar a sua perna e ainda ocorre um deslocamento da patela para cima, sendo possível perceber um defeito abaixo desse osso. Esse é um tipo de lesão no joelho que pode aparecer em pessoas com menos de 40 anos.

Para ambos os casos, o tratamento costuma ser a intervenção cirúrgica.

Como prevenir

Nada melhor do que a prevenção para evitar o sofrimento de uma lesão no joelho. Uma das maneiras de se fazer isso é aquecer e alongar cuidadosamente antes de começar a prática de uma atividade física.

Além disso, é fundamental usar calçados apropriados, que ofereçam segurança e mobilidade, durante a realização desses exercícios físicos.

Ainda pensando nas atividades físicas, quando estiver chegando o fim de uma sessão de treinamentos, tente relaxar, diminuindo a intensidade dos exercícios, aproveitando para ir esticando o seu corpo.

Algo que pode ajuda nesse sentido é conversar com o seu preparador físico ou personal trainer para que ele indique uma série de exercícios mais tranquilos para o final de uma sessão de treinamentos.

Falando nos profissionais de educação física, um dos grandes benefícios de contratar um deles para orientar a prática dos exercícios é evitar que algumas técnicas sejam executadas de maneira equivocada e causem problemas no joelho ou em outras partes do corpo.

Não são poucos os jogadores de futebol que ficam bastante tempo afastados do campo por conta de uma lesão no joelho. Por isso, quando for jogar uma partida de futebol, não se esqueça de usar um protetor na região.

A manutenção do peso adequado também é uma ótima maneira de evitar problemas no joelho. A razão para isso é que o peso ideal ajuda a diminuir a quantidade de pressão feita sob os joelhos e por consequência, também faz com que as chances de ocorrerem lesões na região sejam menores.

Por fim, para evitar problemas causados por movimentações básicas do dia a dia, quando estiver caminhando e precisar mudar de direção, comece a se movimentar pela parte de trás dos seus pés e não com o joelho.

Você já teve uma lesão no joelho? Acredita que pode estar com uma agora? Qual desses tipos acima foi ou é a sua? E qual foi a causa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 3,90 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

38 comentários

  1. Oi. Estou com um problema no joelho. Se fico muito com a perna esticada doi meu joelho, e se fico muito tempo com ela dobrada doi também. Tenho que estar com a perna sempre em movimento. Eu jogo futebol e essa dor foi depois de uma pancada. Pode ser algo grave?
    Se me responder agradeço!

  2. Olá! Nome é Carlos Miguel
    To com dores do joelho esquerdo abaixo da patela do lado do joelho. Ja tem algo dias essa dores, JÁ tomei remédio mais até agora nada qual o tratamento certo

  3. MARCIO ELIAS MARTINS COBRA

    Olá,
    Quando faço pressão na parte frontal do joelho sinto formigamento na parte lateral externa do joelho esquerdo, seguido de sensações de espetadas nesse local. As vezes também sinto umas alfinetadas exatamente aonde sinto dormência, bem localizada. Não é no joelho todo, é bem localizado e também perdi a sensibilidade do tato neste ponto. Descobri por acaso ao me ajoelhar em casa. O que pode ser isso? Pratico corridas sem excesso, e há um mês tive uma pequena queda de moto com leve ferimento no joelho, mas sem nenhum outro problema.

  4. Tenho uma tendinose do rotuliano em fisioterapia há 3 meses. Fiz uma viscosuplemntacao entretanto e desde aí a dor piorou e agora terminei as sessões de físio e sinto dormencia em todo o. Joelho. O que será que se passou?

  5. A 3 semanas Tenho sentido uma dor muito intensa no joelho, ao ajoelhar… Dói como se estivesse cheio de agulhas. E hoje está piorando ficando dormente. Me chamo Rosana.

  6. A um mês fraturei a patela direta fiquei um mês Com o imobilizado agora não consigo dobrar o joelho e mem subir um degrau mesmo que seja mínimo não tenho estabilidade pra segurar o meu corpo fico travada enfrente aos degraus estou no andador mesmo assim não consigo subir comecei a fisioterapia ontem estou em pânico o que faço.

  7. BOm dia,

    cai e machuquei o joelho, fiz radiografia, esta tudo ok, porem com o joelho doendo acredito ter forçado muito a panturrilha e agora esta doendo e com pontos verde (endema), como amenizar isto?
    Agradeço!

  8. Hochilina Nunes de Lima

    tenho uma lesão de ligamentos cruzados, estou fortalecendo pra pode fazer cirurgia pois está sempre torcendo e inchado.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*