Leucócitos altos ou baixos demais – O que significa?

atualizado em

Leucócitos altos ou baixos demais são coisas que certamente quase todo mundo já viu em resultados de exames. Mas nem sempre é fácil entender o que isso significa.

O sangue é formado basicamente por três componentes principais:

  • Glóbulos vermelhos ou hemácias;
  • Glóbulos brancos ou leucócitos;
  • Plaquetas.

Os problemas relacionados às alterações dessas células do sangue podem ser identificados através de um exame chamado hemograma completo.

Então, vamos agora entender o que são os leucócitos, quais suas ações no corpo e o que significa tê-los em concentração alta ou baixa demais.

composição do sangue

O que são os leucócitos e quais suas funções?

Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, são células incolores, de formato arredondado, que são produzidas pela medula óssea.

  Continua Depois da Publicidade  

Eles podem ser encontrados em várias partes do corpo, principalmente no sangue e no sistema linfático.

Os glóbulos brancos podem ser divididos em dois grupos:

  • Os leucócitos mononucleares: linfócitos e monócitos;
  • Os leucócitos polimorfonucleares: neutrófilos, eosinófilos e basófilos.

Estas células são responsáveis pela defesa do organismo, ajudando a combater doenças causadas por vírus, parasitas e bactérias, além de atuarem também nas alergias.

Leucócitos altos ou baixos demais: Causas

As células do sangue são produzidas pela medula óssea, num processo chamado de hematopoese.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, qualquer problema que atinja diretamente a medula óssea acaba alterando as quantidades de leucócitos. É o caso das leucemias e do uso de alguns medicamentos.

Mas essas não são as únicas causas possíveis: na verdade as causas mais comuns de alterações do número de leucócitos são infecções, infestações parasitárias e alergias, que fazem a medula produzir mais células para se proteger do invasor.

Valores de referência

Os valores de referência de leucócitos variam de acordo com a idade. Mas, de acordo com o Grupo Fleury, os valores normais para pessoas acima de 16 anos são:

CélulasQuantidade
(por mm³)
Total3.500 – 10.500
Neutrófilos1.700 – 7.000
Eosinófilos50 – 500
Basófilos0 – 300
Linfócitos900 – 2.900
Monócitos300 – 900

Leucocitose, ou o aumento do número de leucócitos

De forma geral, o número de leucócitos aumenta quando algum patógeno invade o corpo, seja ele um vírus, uma bactéria ou um parasita.

E alguns deles têm ações mais específicas que outros, como veremos a seguir:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Neutrófilos: Infecções bacterianas;
  • Eosinófilos: Alergias ou infestação por parasitas;
  • Linfócitos: Infecções virais.

Mas é importante ter em mente que os outros tipos de leucócitos também sofrem alterações em casos de infecções e inflamações.

E, além disso, existem outras causas para o aumento dos leucócitos, como inflamações, câncer e doenças autoimunes.

Leucopenia, ou a diminuição do número de leucócitos

Já a leucopenia, que é a redução do número de leucócitos, pode indicar que a pessoa está com algum problema que leva à diminuição da produção dessas células, ou que as esteja destruindo.

Alguns exemplos, de acordo com a Mayo Clinic, são:

  • Doenças autoimunes, como o lúpus;
  • Deficiências nutricionais, como no caso da vitamina B12;
  • Uso de medicamentos, como os corticoides;
  • Infecções virais, como o HIV, rubéola e hepatites;
  • Alguns tipos de câncer, como leucemias e linfomas.

Como é feito o exame?

O hemograma completo, que é o exame que faz a contagem das células sanguíneas, é feito através da coleta de uma amostra de sangue.

  Continua Depois da Publicidade  

É um exame rápido, e o resultado comumente sai em 24h ou menos. Além disso, não é necessário jejum, mas a recomendação é de sua realização no mínimo três horas após a última refeição.

O hemograma completo é o exame que detecta os níveis de leucócitos no sangue

Outros locais onde podemos encontrar leucócitos

Além do sangue, podemos encontrar leucócitos em outras partes do corpo, dependendo do estado de saúde da pessoa. Alguns exemplos são:

  • Urina: Grandes quantidades de leucócitos na urina aparecem quando há alguma infecção do trato urinário;
  • Fezes: São encontrados leucócitos nas fezes em alguns casos de infecções, como E. coli invasora, Salmonella, Shigella e Yersinia;
  • Líquor: O líquor, ou líquido cefalorraquiano, é o líquido que circula entre as membranas que recobrem o sistema nervoso central. Sendo assim, a presença de leucócitos no líquor normalmente é causada por algum tipo de infecção no sistema nervoso central.

Veja também:

Vídeos relacionados

Fontes e Referências Adicionais

Você já foi diagnosticado em um hemograma ou exame de urina com leucócitos altos ou baixos? O que seu médico recomendou? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. Lucio Pacheco

Dr. Lucio Pacheco é Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral - CRM 597798 RJ/ CBCD. Formou-se em Medicina pela UFRJ em 1994. Em 1996 fez um curso de aperfeiçoamento em transplantes no Hospital Paul Brousse, da Universidade de Paris-Sud, um dos mais especializados na Europa. Concluiu o mestrado em Medicina (Cirurgia Geral) em 2000 e o Doutorado em Medicina (Clinica Médica) pela UFRJ em 2010. Dr. Lucio Pacheco é autor de diversos livros e artigos sobre transplante de fígado. Atualmente é médico-cirurgião, chefe da equipe de transplante hepático do Hospital Copa Star, Hospital Quinta D'Or e do Hospital Copa D'Or. Além disso é diretor médico do Instituto de Transplantes. Suas áreas de atuação principais são: cirurgia geral, oncologia cirúrgica, hepatologia, e transplante de fígado. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário

96 comentários em “Leucócitos altos ou baixos demais – O que significa?”

  1. Oi boa noite, fiz um exame de sangue onde os resultados foram.hemacias 4,22 milh/mm3,VCM 97,63 u3,Leucócitos 8.100 /mm3,neutrófilos 4.414,50/mm3,Linfócitos típicos 2.875,50/mm3,Linfócitos atípicos 0 /mm3,Plaquetas 239.000… Esses resultados são normais?

    Responder
  2. Meu exame de sangue deu leucocitose isso é grave pois vou fazer uma cirurgia de varizes estou muito preocupado desde de já agradeço obrigada

    Responder
  3. Olá meu leucócitos deram 18.800 o q eu posso ter ?passei dois dias internadas em uma upa mais os médicos me liberaram e n falaram nada se tinha baixado ou n essas taixas.

    Responder
  4. Minha filha de apenas dois anos está tendo febre e sem comer a pediatra pediu hemograma e deu 18.400 disse que era uma bactéria e que era contagiosa . Estou desesperada pois tenho uma BB recém nascida em elas ficaram muito tempo juntas e a BB tá com tosse o que seria indicado fazer?

    Responder
  5. Olá tenho 32 anos fiz alguns exames semana passada os achei alterado alguns valores e só vou voltar ao medico daqui 2 meses deu assim: Leucócitos-15,500
    TSH-10,430
    TGP-91
    GAMA GT-121

    Responder
  6. Passe hj na médica e ela me disse que estou com leucócitos 100 7240 o que significa eu devo me preocupar isso é baixo ou alto

    Responder
  7. Olá fiz um exame o o resultado do meu leucócitos foi 250 e normal? Fiquei preocupada e meu retorno com médico e só no final de abril. Pode me ajudar desde de já obg.

    Responder
    • Seria ideal fazer um novo exame para tirar melhores conclusões, pois este número é bastante baixo, sim. Caso seja confirmado, retorne ao médico informando o número baixo de leucócitos e pedindo que a consulta seja mais cedo.

      Responder
  8. Olá tenho 19 anos fiz exames pq ando com muitas dor de cabeça e as vezes fraqueza e meu leucócitos deu 5000 e normal? Me explica oq e por favor

    Responder
    • O valor normal estimado para adultos deve ficar entre 4.000 e 12.000 glóbulos brancos/µL, ou seja, está normal. Vale a pena fazer mais exames para conferir o motivo das suas dores e fraqueza.

      Responder
  9. Minha filha de 8anos o leucócitos deu apenas 2.410 levei ao médico e ele não soube dizer o é nem o que fazer só pediu pra repeti depois de um mês o exame

    Responder
  10. Fiz um e exame de urina deu 33.000 o leucócitos ….nao tive nenhuma infccao preicupada tenho 66 anos .

    Responder
  11. Meu leucocitos brancos deu 3.400 isso é serio porem deu ausencia de anemia fui diagnosticada com leucopenia.

    Responder
  12. Meu exame deu valor de 18800. Fui diagnosticada e internada com pneumonia depois de 7 dias baixou para 15400 e tive alta . Mais fiquei em dúvida pois achei o valor ainda muito alto.

    Responder
  13. Boa tarde eu fiz um exame de sangue na minha filha de dez anos e deu leucocitos 16.830 sendo que pelo laboratorio é até 10.000 isso pode ser o que sendo que ela esta com anemia.

    Responder
  14. Bom dia meu filho de 12 anos fez um exame de sangue completo e os nivel de
    Leucocitos 138000
    Linfocitos Tipicos 6210
    Monocitos 966.
    todos estao altos sengundo os valores de referencia do exame vc pode me ajudar a esclarecer esses valores o que pode ser.e indicar qual area medica devo levar ele pois foi uma psquiatra que pediu esses exames pois ele ta fazendo tratamendo de depressao ela mesma nao soube me explicar so pediu para que eu o levasse ao medico com urgencia para investigar isso.Desde ja muito obrigada.

    Responder
  15. Fiz um exame de sangue completo em fevereiro deu de leucocitos 4600m. e agora em setembro fiz outro exame de sangue completo deu 5000 é normal a quantidade de leucocitos?

    Responder
    • Os valores de referência normais de leucócitos no sangue irão variar de pessoa para pessoa, dependendo da idade e do sexo. O valor normal estimado para adultos deve ficar entre 4.000 e 12.000 glóbulos brancos/µL. Qualquer alteração nesta contagem pode trazer graves problemas ao organismo.

      Responder