Mãe de Isis Valverde comenta última etapa do tratamento contra o câncer: “Resquícios cruéis”

publicado em

Rosalba Nable, 61 anos, desabafou a respeito de seu tratamento contra o câncer. A mãe de Isis Valverde mostrou a cabeça raspada 15 dias após a última sessão de radioterapia.

Mãe de Isis Valverde comenta última etapa do tratamento contra o câncer: "Resquícios cruéis"
Reprodução: Instagram

A bacharel em Direito listou as mudanças que já percebeu desde que concluiu o tratamento. “Hoje, 15 dias após a última radioterapia posso dizer que cessaram os últimos resquícios cruéis de meus ciclos na luta contra o câncer”, comentou em seu perfil no Instagram.

Nable também diz que não vai conversar mais sobre a doença. “Declaro também que será a última vez em que tocarei nesse assunto. Sempre fui de não ficar remoendo o passado. E assim será agora também. De todas as coisas que deram errado na minha vida, eu dei certo. E não sou masoquista. Aconteceu. E passou. Está passando. Sou uma sobrevivente do meu próprio caos”, refletiu.

“Restarão apenas duas lições que retirei desse percurso. Se existem outras melhores e mais altruístas que essas, desculpa, não as vi. Nem verei. O assunto está encerrado”, prometeu.

Lições da doença

Em seguida, Rosalba lista algumas lições que tirou de todo o processo de diagnóstico e recuperação. “A primeira é que não sou culpada pela doença, nem merecedora do que me ocorreu. Não existe nenhum ensinamento para ser dado com uma enfermidade. Não existe um motivo para isso acontecer. É como quebrar uma perna, sofrer um acidente, perder um dente, fazer uma cirurgia no coração”, ressaltou.

“Não sei se é pior descobrir o câncer ou passar por tudo para exterminá-lo. E isso inclui os comentários, os conselhos, as críticas e as especulações”, apontou.

A mãe de Isis Valverde diz que as relações também mudaram: “A segunda foi abrir os olhos para muitas coisas e pessoas e pude entender que o amor é muito mais que dizer que ama. ‘Grandes amigos’ sumiram’ Antigos ‘amigos’ reapareceram depois de quatro, sete anos de completa distância, tentando dizer o que nunca foi dito. Não vou ouvir. Agora, não mais”.

“Na verdade, as pessoas precisam entender que depois que você passa pelo seu pior momento sozinha, você não se importa mais com quem fica na sua vida”, garantiu.

Ela segue: “Para minha alegria, muitos ficaram e me deram forças e colo. Recebi muitas mensagens, ligações, suporte e muito carinho. Fiz grandes elos também aqui no mundo virtual. Que orgulho ter pessoas de verdade em minha vida. Gratidão pela família maravilhosa que nunca soltou minha mão. Creiam que minha luta não foi uma escolha voluntária. Sou um ser humano agora quebrado por dentro, mas meu coração levará para sempre aqueles que estiveram ao meu lado nessa travessia pelo inferno”.

Reprodução: Instagram

“A minha história me ensinou que não controlamos nada, inclusive nosso passado, mas definimos nosso futuro. Nunca é sobre o que nos fizeram ou o que a vida fez com a gente, mas sobre quem decidimos ser, apesar ‘de’. Como já dito, ‘é necessário sair da ilha para ver a ilha, não nos vemos se não saímos de nó’. E eu decido seguir em frente sem ser prisioneira do sofrimento. Eu decido ser recíproca de hoje em diante, muito recíproca. Nada mais, nada menos”, concluiu.

Você já passou pelos sentimentos descritos por Rosalba Nable? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário