Benefícios do Pepino – Como Usar e Dicas!

Especialista:
atualizado em 11/07/2020

Controle da pressão arterial, ossos e dentes fortes e ajuda no emagrecimento: conheça todos os benefícios do pepino e como usar!

O pepino é o fruto da Cucumis sativus (família Cucurbitaceae), uma espécie de planta rasteira e trepadeira mais conhecida como pepineiro. Muito presente na mesa dos brasileiros, o pepino combina muito com os dias de verão: é refrescante, tem sabor suave e uma textura crocante!

Cada 100 gramas de pepino, cru e com casca, possuem apenas 16 calorias, até porque seu principal constituinte é a água (cerca de 95% do total) – aproveite e veja mais sobre as calorias do pepino – tipos, porções e mais dicas). As propriedades medicinais mais proeminentes do pepino são as atividades anti-inflamatória, antioxidante e laxativa.

Vídeo:

Benefícios do pepino – Para que serve

Veremos a seguir como as propriedades do pepino trazem benefícios para saúde e boa forma:

1. Ação anti-inflamatória

Pesquisas indicam que o extrato de pepino tem uma ação anti-inflamatória e evita a produção excessiva de óxido nítrico e inibe a cicloxigenase 2 (ou COX-2).

Grandes quantidades de óxido nítrico prejudicam ainda mais quadros inflamatórios. Na asma brônquica, por exemplo, o gás ajuda a estreitar as vias aéreas. A COX-2 é uma enzima que também participa do mecanismo da inflamação e que inclusive é alvo de muitos medicamentos anti-inflamatórios.

2. Atividade antioxidante

O pepino possui um grande aporte de agentes antioxidantes: betacaroteno, vitamina C, manganês e alguns compostos flavonoides. Muitas doenças são provocadas por um estresse oxidativo, e pesquisadores constataram que o extrato fresco de pepino confere uma melhora da capacidade antioxidante e uma maior eliminação de radicais livres em animais.

3. Evita a constipação

O pepino apresenta quantidades significativas de água e de fibra insolúvel. Pessoas com constipação crônica podem fazer o consumo diário do fruto. Ele é uma alternativa natural de tratamento para esse problema. A associação da água com as fibras é ideal para estimular de forma acelerada a excreção das fezes e demais resíduos e toxinas resultantes do metabolismo.

4. É um diurético natural

A grande oferta de água presente no pepino aumenta a quantidade de urina produzida pelo corpo. Essa maior excreção de urina previne episódios de infecção urinária, pois assim as bactérias são eliminadas do organismo, e também evita a formação de cálculos renais. Esse é um dos benefícios do pepino mais buscados porque as pessoas querem diminuir o inchaço, o acúmulo de líquidos.

5. Ajuda a prevenir e a combater o câncer

Dois tipos de fitonutrientes encontrados no pepino, os flavonoides, as lignanas e os triterpenoides, que são antioxidantes poderosos, apresentam atividade anticâncer.

6. Útil contra algumas doenças neurológicas

A desidratação é uma das causas mais comuns de cefaleia. O pepino contém magnésio e é rico em água, e pesquisas relatam que alimentos que possuem essa combinação são eficazes contra a dor de cabeça justamente por manter a pessoa hidratada.

Além disso, como já citado anteriormente, o pepino tem propriedades anti-inflamatórias, o que também ajuda a aliviar a dor.

7. Bom para o coração

O pepino possui potássio, que por si só, tem uma ação vasodilatadora, e aliado às fibras e o magnésio, também presentes no pepino, ajuda a reduzir a pressão arterial, segundo pesquisas. As propriedades antioxidantes do pepino também ajudam a evitar a arteriosclerose.

8. É ótimo para os diabéticos

O pepino é um alimento que pode e deve ser consumido pelos portadores de diabetes. O fruto possui um baixíssimo índice glicêmico, isto é, sua ingestão não provoca picos de glicose no sangue, que sobrecarregam o pâncreas. E o mais interessante: o pepino possui um hormônio que é requisitado pelas células betas do pâncreas, para sintetizar a insulina.

9. Bom para a pele

Você pode cortar rodelas ou pedaços maiores de pepino para usar. O frescor da hortaliça é excelente para tratar as queimaduras decorrentes da exposição ao sol, por exemplo. Esse efeito calmante do pepino também alivia outros tipos de irritações, inflamações e inchaços que atingem a pele. Confira em detalhes como fazer máscara de pepino para o rosto.

10. Ossos mais fortes

O pepino é uma excelente fonte de vitamina K, nutriente fundamental para os nossos ossos porque aumenta a absorção de cálcio pelos ossos. Sua deficiência os torna mais frágeis, susceptíveis a fraturas.

11. Benefícios do pepino para emagrecer

Como já vimos, o pepino tem pouquíssimas calorias, mas é bastante nutritivo. Ou seja: ele pode ser utilizado em qualquer tipo de programa de reeducação alimentar e é inclusive uma estrela de dietas detox.

As fibras do pepino também são importantes aliadas para o processo de emagrecimento porque também promovem sensação de saciedade, junto com o seu alto teor de água.

Como usar e aproveitar os benefícios do pepino!

O pepino é frequentemente usado para o preparo de saladas. Picles e pequenas tiras de pepino podem ser servidas como aperitivo – aproveite para conhecer receitas de chips de pepino que podem servir nesse sentido.

Ambas as formas, crua e em conserva, também são utilizadas como recheio em lanches.

Você ainda pode preparar sopas de pepino light, tanto quentes quanto frias, purês e refogados com o pepino. Além disso, ele tem sido muito usado como ingrediente dos chamados “sucos detox” e da “água de pepino”, bebidas refrescantes que ajudam a eliminar impurezas do organismo.

Além disso, separamos algumas receitas de suco de pepino, de salada de pepino e de molho de iogurte com pepino que você pode utilizar na sua cozinha!

E não é só culinária que ele se destaca. O pepino também pode ser encontrado na formulação de diversos produtos cosméticos para aprovietar seus benefícios para a pele.

Dicas

  • Com relação à conservação dos pepinos, o local ideal para a armazenagem é na geladeira, mais precisamente na sua porção inferior. Quando mantido à temperatura ambiente, o fruto se deteriora. Use saquinhos de plástico perfurados para embalá-los. A durabilidade do pepino em geladeira é de 1 semana.
  • Com relação à higienização, coloque-os em uma solução de água sanitária durante 30 minutos (adicione 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio em 1 litro de água filtrada). Para lavar os pepinos, use água corrente. Estes cuidados são necessários, pois os pepinos são um dos alimentos mais expostos a pesticidas.
  • A casca do pepino Aodai não é facilmente digerida pelo nosso organismo. Retire a mesma antes do consumo.

Cuidados

  • Lembre-se sempre de consumir qualquer tipo de alimento com moderação, mesmo que ele seja natural. O consumo exagerado de pepino pode ser prejudicial à saúde: ele é um diurético e isso pode provocar um desequilíbrio eletrolítico, pela grande perda de fluidos.
  • Grandes quantidades de potássio (hipercalemia), além de prejudicar o coração, sobrecarregam os rins.
  • Existem toxinas no pepino, triterpenoides tetracíclicos e cucurbitacinas, que lhe conferem um sabor amargo, e, se ingeridas em excesso, podem provocar até o óbito.
  • Muitas pessoas também relatam sentir problemas indigestão, gases e inchaços, após o consumo de pepino. A cucurbitacina também é responsável por este efeito, que acomete principalmente aqueles que já têm problemas digestivos.
  • Alérgicos a melões, bananas, semente de girassol, chá de camomila e pólen também podem apresentar sensibilidade ao pepino.
  • Pessoas que apresentam alergia ao leite devem dar uma atenção especial quanto ao consumo de pepinos. Alguns agricultores passam uma cera nos frutos, a fim de protegê-los contra pragas. Esta cera contém caseína, uma proteína do leite.

Variedades de pepino no Brasil

Existe uma ampla variedade de tipos de pepino pelo mundo, e eles podem ser classificados de duas formas: em pepinos para corte, os que são utilizados in natura; e em pepinos para conserva, isto é, que são transformados em picles. Fazer conservas é um processo de preservação de alimentos.

As variantes do fruto para corte mais comuns no Brasil são:

  • Pepino Japonês: comparado aos demais, estes espécimes são os mais alongados e finos. A casca apresenta reentrâncias e é de coloração verde-escuro e brilhante.
  • Pepino Caipira: estes têm uma casca lisa e de coloração verde-claro com estrias brancas.
  • Pepino Aodai: estes também possuem uma casca lisa, mas são verde-escuro.

O mercado seleciona outros tipos de pepino, mais adequados, para fabricar picles.

Vídeo bônus:

Gostou das dicas?

O que você achou dos benefícios do pepino? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá incluí-lo mais no seu cardápio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (126 votos, média: 4,32 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

21 comentários em “Benefícios do Pepino – Como Usar e Dicas!”

  1. Quero fazer uso do suco de tomate+cenoura+pepino, mas não quero emagrecer, pois preciso ganhar peso. Posso tomar esse suco?

  2. Achei maravilhoso. Todas as minhas crianças adoram. Agora vou oferecer quase que diariamente. Obrigada pelas informações. Parabéns pelo site. Abraços.

  3. EU ESTAVA CONSUMINDO O PEPINO JOPONES SEM SABER OS BENEFICIO QUE ELE CONTIA OU CONTEM, MAS AGORA COM ESSA EXPLANAÇÃO QUE LI ESTAREI SABENDO O QUE ESTOU INGERINDO PRO MEU BEM ESTAR DO ORGANISMO , QUE SEMPRE É AJUDADO POR PEQUENOS FRUTOS QUE NO FINAL SOMADOS A OUTRO ME FAZ BEM .

  4. Uso pepino em salada e como emergência quando minha pressão estar alta, principalmente nos batimentos cardiacos acelerado, bato no liquidificador com pouco de água e com casca, sem coar bebo um copo, logo sinto efeitos benéficos. Entre as dicas deste texto aprendir tem que ter moderação no uso.

    • NÃO HÁ CRITÉRIOS PARA USO DE AZEITE EM SALADAS, SEJA ELA DE PEPINOS OU QUALQUER OUTRA, FAÇA CONFORME AGRADAR SEU PALADAR.