Benefícios do Pepino – Como usar, dicas e cuidados

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Controle da pressão arterial, ossos e dentes fortes e ajuda no emagrecimento: conheça todos os benefícios do pepino e como usar!

O pepino é o fruto da Cucumis sativus (família Cucurbitaceae), uma espécie de planta rasteira e trepadeira mais conhecida como pepineiro.

Muito presente na mesa dos brasileiros, o pepino combina muito com os dias de verão: é refrescante, tem sabor suave e uma textura crocante!

Cada 100 gramas de pepino, cru e com casca, possuem apenas 16 calorias, até porque seu principal constituinte é a água (cerca de 95% do total).

As propriedades medicinais mais conhecidas do pepino são as atividades anti-inflamatória, antioxidante e laxativa.

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10 benefícios do pepino – Para que serve

Veremos a seguir como as propriedades do pepino trazem benefícios para saúde e boa forma:

1. Ele tem ação anti-inflamatória

Pesquisas indicam que o extrato de pepino tem uma ação anti-inflamatória. Isso porque ele ajuda a evitar a produção excessiva de substâncias que prejudicam ainda mais os quadros inflamatórios (óxido nítrico e inibe a cicloxigenase 2 (ou COX-2)).

2. Possui atividade antioxidante

O pepino possui vários agentes antioxidantes: betacaroteno, vitamina C, manganês e alguns compostos flavonoides.

Muitas doenças são provocadas por um estresse oxidativo, e pesquisadores constataram que o extrato fresco de pepino melhora a capacidade antioxidante e contribui para uma maior eliminação de radicais livres nos estudos feitos em animais.

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E por fim, os fitonutrientes encontrados no pepino – flavonoides, lignanas e triterpenoides – são antioxidantes poderosos, e apresentaram atividade contra tumores.

3. Ajuda a evitar a constipação

O pepino é rico em água e fibra insolúvel. Pessoas com constipação crônica podem consumi-lo diariamente. Ele é uma alternativa natural de tratamento para esse problema.

A associação da água com as fibras é ideal para estimular a excreção das fezes e demais resíduos e toxinas resultantes do metabolismo.

pepinos

4. É um diurético natural

A grande concentração de água presente no pepino aumenta a quantidade de urina produzida pelo corpo, o que contribui para a prevenção de infecção urinária, e evita a formação de cálculos renais.

O combate à retenção de líquidos é um dos benefícios do pepino mais buscados porque as pessoas querem diminuir o inchaço.

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5. Pode ajudar contra cefaléia

A desidratação é uma das causas mais comuns de dores de cabeça. O pepino contém magnésio e é rico em água. Alimentos que possuem essa combinação são eficazes contra a dor de cabeça por manter a pessoa hidratada.

Além disso a atividade anti-inflamatória também contribui para combater a cefaléia.

6. Bom para o coração

O pepino possui potássio, que aliado às fibras e o magnésio, também presentes no pepino, ajuda a reduzir a pressão arterial. As propriedades antioxidantes do pepino podem também ajudar a evitar a arteriosclerose.

7. É ótimo para os diabéticos

O pepino é um alimento que pode e deve ser consumido pelos portadores de diabetes. O fruto possui um baixíssimo índice glicêmico, isto é, sua ingestão não provoca picos de glicose no sangue, que sobrecarregam o pâncreas.

E o mais interessante é que o pepino possui um hormônio que contribui para a síntese da insulina, favorecendo ainda mais os diabéticos.

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8. Bom para a pele

Você pode cortar rodelas ou pedaços maiores de pepino para usar. O frescor da hortaliça é excelente para tratar as queimaduras decorrentes da exposição ao sol, por exemplo.

Esse efeito calmante do pepino também alivia outros tipos de irritações, inflamações e inchaços que atingem a pele. Confira em detalhes como fazer máscara de pepino para o rosto.

9. Ajuda a manter os ossos fortes

O pepino é uma excelente fonte de vitamina K que aumenta a absorção de cálcio pelos ossos. A deficiência dessa vitamina torna os ossos mais frágeis e sujeitos à fraturas.

10. É ótimo em dietas para emagrecer

Como já vimos, o pepino tem pouquíssimas calorias, mas é bastante nutritivo. Ou seja, ele pode ser utilizado em qualquer tipo de programa de reeducação alimentar e é inclusive a estrela das dietas detox.

As fibras do pepino também são importantes aliadas para o processo de emagrecimento porque também promovem sensação de saciedade, junto com o seu alto teor de água.

Aproveite e veja mais sobre as calorias do pepino – tipos, porções e mais dicas.

pepino fatiado

Como usar e aproveitar os benefícios do pepino!

O pepino é frequentemente usado para o preparo de saladas. Veja abaixo algumas sugestões de receitas com o pepino:

E não é só culinária que ele se destaca. O pepino também pode ser encontrado na formulação de diversos produtos cosméticos!

Dicas

  • Conserve o fruto na porção inferior da geladeira, embalados em saquinhos plásticos. A durabilidade do pepino em geladeira é de 1 semana.
  • Para eliminar as toxinas, deixe ele por 30 minutos submerso em uma solução de água sanitária (1 colher de sopa de hipoclorito de sódio em 1 litro de água filtrada). Depois enxague em água corrente.
  • A casca do pepino Aodai não é facilmente digerida pelo nosso organismo então retire-a antes do consumo.

Cuidados com o consumo do pepino

  • Consuma com moderação: ele é um diurético e isso pode provocar desidratação. Além disso ele pode sobrecarregar o organismo com potássio, e levar a problemas digestivos em pessoas mais sensíveis.
  • Alérgicos a melões, bananas, semente de girassol, chá de camomila e pólen também podem apresentar sensibilidade ao pepino.
  • Pessoas que apresentam alergia ao leite devem dar uma atenção especial quanto ao consumo de pepinos. Alguns agricultores passam uma cera nos frutos, a fim de protegê-los contra pragas. Esta cera contém caseína, uma proteína do leite.

Variedades de pepino no Brasil

Existe uma ampla variedade de tipos de pepino pelo mundo, e eles podem ser classificados de duas formas:

  1. Pepinos para corte, os que são utilizados in natura;
  2. Pepinos para conserva, isto é, que são transformados em picles.

As variantes do fruto para corte mais comuns no Brasil são:

  • Pepino Japonês: comparado aos demais, estes espécimes são os mais alongados e finos. A casca apresenta reentrâncias e é de coloração verde-escuro e brilhante.
  • Pepino Caipira: estes têm uma casca lisa e de coloração verde-claro com estrias brancas.
  • Pepino Aodai: estes também possuem uma casca lisa, mas são verde-escuro.

Vídeo: Benefícios do pepino

O vídeo abaixo também fala sobre os benefícios do pepino. Não perca!

Gostou das dicas?

O que você achou dos benefícios do pepino? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá incluí-lo mais no seu cardápio? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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