Meditação para Emagrecer – Como Funciona e Dicas

Especialista:
atualizado em 12/02/2015

A maioria das pessoas inicia um programa para perder peso investindo pesado em dieta e exercícios físicos, contando calorias e transpirando, mas isso tudo pode não ser suficiente para atingir os objetivos. Nem sempre os resultados almejados serão atingidos se a mente ficar de fora do projeto.

“Cabeça de gordo”

Algumas pessoas têm o que popularmente se chama “cabeça de gordo”, e isso dificulta o emagrecimento, pois não é um problema de ordem física, trata-se de um ou mais fatores emocionais envolvidos num processo, onde a pessoa simplesmente não se sacia. Saboreia o almoço pensando no jantar.

Para esses casos, uma aliada importante deve entrar no planejamento: a meditação para emagrecer. Ela vai cuidar da parte mais importante, ou seja, o controle da compulsão alimentar.

Uma pessoa que incorpora essa prática à dieta seguramente obterá êxito mais depressa, e aprenderá a administrar esses fatores emocionais, equilibrando uma série de outras carências e dificuldades.

Meditação x Estresse

A meditação também consegue gerenciar o estresse, que leva algumas pessoas a comerem mais do que deveriam.

É muito difícil para pessoas que vivem nos grandes centros urbanos não se estressarem. A agitação dessas cidades, aliadas aos problemas pessoais de cada indivíduo, criam um ambiente favorável à ansiedade, que muitas pessoas canalizam para o alimento.

O estresse libera cortisol. Esse hormônio aumenta a gordura abdominal. O estresse crônico é interpretado pelo corpo como fome. Quando você pratica a meditação para emagrecer, neutraliza totalmente esse comando. Acalma os nervos e evita esse acúmulo extra de gordura.

Ao se livrarem da compulsão, do estresse e da ansiedade através das técnicas de meditação, as pessoas deixam de encontrar alento na comida.

Quanto comer?

Quanto se deve comer para ficar saciado? A resposta emocional a essa pergunta é muitas vezes maior que a resposta fisiológica.

Abra suas mãos em concha. O que couber na palma de suas duas mãos juntas é o quanto seu estômago precisa de comida.

Essa é a quantidade certa, acrescentando ainda que o estômago deve ser preenchido em 2/3 de sua capacidade somente. Isso melhora a digestão.

Deepak Chopra e a meditação

Embora não haja pesquisas aprofundadas, o que se sabe é que os resultados da meditação para emagrecer evidenciam-se porque tornam a pessoa mais consciente de seus pensamentos e ações, principalmente em relação ao seu posicionamento emocional diante dos alimentos.

O médico holístico e guru Deepak Chopra, em um de seus artigos sobre o tema, afirma que em oito semanas a meditação pode causar mudanças positivas em seu cérebro, religando circuitos do corpo, ajudando a modificar hábitos alimentares e outros comportamentos. Chopra sugere ainda que as pessoas deletem os conceitos da biologia, que nos fazem crer que engordamos por fatores hereditários, e afirma que a consciência é o verdadeiro comandante da nave.

Como funciona

A Dra. Roth, autora do best seller “Mulheres, comida e Deus”, afirma que é preciso aprender a acalmar a mente, evitando as histórias que ficamos contando para nós mesmos, de maneira recorrente, alimentando os pensamentos voltados para a comida.

Ela recomenda perguntar-se: “O que está funcionando?” Sempre que acordamos e ao final do dia. Dessa forma, podemos filtrar as coisas boas que vivemos, repetindo-as, como também evitar tudo que não funciona, que nos faz mal.

Segundo o Dr. Lawrence Leshab, Ph.D., a meditação para emagrecer exige uma disciplina diária para se obter resultados. Os esforços devem ser direcionados para a prática durante todos os dias, sem exceção, afinal, da mesma forma que alimentamos nosso corpo diariamente, também devemos fazer o mesmo com nossa mente.

Dicas de meditação para emagrecer

  • Não há regras para meditar, afinal, não é uma maquininha que a gente fica observando como funciona. O que existem são sugestões de procedimento. O que se sabe é que deve ser em local tranquilo, longe de agitações e pessoas, para facilitar a concentração;
  • No início, pensamentos diversos invadirão a mente enquanto se medita. É normal, isso vai acontecer mesmo. O treinamento fará com que a pessoa mantenha o foco e espante essas ideias recorrentes;
  • Para voltar ao estado meditativo, tente prestar atenção ao processo respiratório. Ele deve ser lento e profundo, preferencialmente abdominal;
  • Pode-se praticar também enquanto desenvolve suas atividades diárias. Essa metodologia do Doutor Deepak Chopra recomenda que a pessoa simplesmente “preste atenção”. Isso mesmo, ao invés de fazer um milhão de coisas pensando em outras, a sugestão aqui é fazer determinada tarefa focado apenas nela;
  • Não desviar o pensamento é a chave da meditação. Aprenda a controlá-lo, administrá-lo. Por exemplo, quando se está comendo, preste atenção à comida somente. Não faça isso enquanto fala ao telefone ou assiste TV. Essas atitudes paralelas desviam o foco, fazendo com que a pessoa coma, mas sem saborear;
  • É preciso sentir o aroma, o paladar, prestar atenção à quantidade de alimento em seu prato, e principalmente porque esse gesto, a princípio somente para manter um ser humano vivo, passa a ser a razão da vida de algumas pessoas;
  • Nesse momento de contato com o alimento, preste atenção a seu corpo, interiorize-se, perceba que ele lhe dará o sinal de saciedade, no entanto, isso só poderá ser percebido se a pessoa estiver “prestando atenção”;
  • Antes de comer, coloque uma das mãos sobre seu estômago. Aprenda a ter consciência de que ele existe, ele está aí dentro, ele se comunica com você através de sinais físicos evidentes;
  • Pergunte a si mesmo se realmente está sentindo fome. Numa escala de 1 a 10, onde 1 significa fome e 10 é saciedade. Seja honesto com o que vai responder. Só coma se a resposta for 1. A comida fica mais gostosa quando a gente está com fome.

Conclusão

De uma maneira geral, é importante não estabelecer grandes metas iniciais em relação à meditação para emagrecer. Ela é um complemento importante, mas ao criarmos expectativas, geramos ansiedade, e sabemos aonde isso nos leva.

O básico é viver o agora, e principalmente trazer os pensamentos para esse momento atual. A maioria das pessoas nunca está onde estão seus pensamentos. O corpo físico vive num lugar, enquanto a mente habita outro.

Há inúmeras técnicas para iniciantes. Os internautas encontrarão vídeo aulas online, com bastante facilidade. Procure a que melhor se adequa ao seu perfil. Talvez não obtenha êxito na primeira tentativa, tente outro método de meditação, até se sentir pleno. O tempo mostrará os resultados.

Você conhece alguém que use a meditação para emagrecer? Acha que conseguiria ser um adepto também? Funcionaria com você? Comente abaixo!

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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