A ideia de usar suplementos na menopausa certamente passa pela cabeça da mulher que está passando por esse estágio, não quer ou não pode recorrer à terapia de reposição hormonal, mas deseja ao menos aliviar os sintomas da menopausa.
Afinal, esses sintomas podem ser bem incômodos e incluir ondas de calor, alteração de humor, dificuldade para dormir, problemas urinários, ganho de peso, entre outros. Saiba mais sobre os principais sintomas da menopausa.
Mas, antes de tudo, é importante ter em mente que a menopausa é parte natural do envelhecimento de uma mulher. Ela geralmente acontece entre os 45 e 55 anos de idade e é diagnosticada depois que a mulher passa 12 meses sem ter um ciclo menstrual.
O processo é gradual e acontece em três estágios: pré-menopausa ou perimenopausa, menopausa e pós-menopausa. A seguir, vamos conhecer alguns suplementos que prometem ajudar as mulheres na menopausa.
4 suplementos para usar na menopausa
A menopausa pode ser incômoda para muitas mulheres, portanto, a ideia de usar suplementos que ajudem a aliviar esses problemas e a melhorar a qualidade de vida é bem tentadora.
Entretanto, mesmo que os suplementos sejam de venda livre, isto é, possam ser comprados sem a necessidade de apresentar a receita médica, é fundamental consultar um médico de confiança antes de começar a usar um suplemento na menopausa.
Isso é necessário para garantir que o produto em questão seja realmente seguro e indicado para as suas necessidades e verificar se ele não pode interagir com outros remédios e suplementos que você já usa, ou seja, se não pode fazer mal ao ser usado ao mesmo tempo em que eles.
Além disso, é importante estar atento para o fato de que mesmos os suplementos podem ter contraindicações e efeitos colaterais, especialmente quando usados de forma exagerada ou prolongada.
Assim, a orientação médica também é fundamental para saber direitinho como usar o suplemento: em que dosagem, frequência diária e por quanto tempo, de modo que ele seja eficiente sem te fazer mal.
Com tudo isso em mente, vamos conhecer algumas opções de suplementos que podem ser usados na menopausa!
1. Suplemento de cálcio
A perda óssea pode representar um problema sério uma vez que os níveis de hormônio caem depois da menopausa. Durante esse estágio, as mulheres enfrentam uma perda considerável na sua densidade óssea, o que aumenta o risco de osteoporose, por exemplo.
Assim, é fundamental que elas consumam uma quantidade adequada de cálcio, mineral que ajuda na formação dos ossos e a mantê-los fortes.
O mais indicado é sempre obter o nutriente por meio dos alimentos ricos em cálcio, no entanto, quando a dieta não for suficiente, a suplementação pode ser indicada pelo médico. O ideal é passar por uma avaliação e exames médicos para saber direitinho quanto de cálcio é necessário suplementar.
Recomenda-se tomar o suplemento de cálcio após as refeições, pois a presença de vitaminas e minerais pode ajudar na sua absorção.
2. Suplemento de vitamina D
A vitamina D também é bem fundamental para a saúde óssea, uma vez que sem ela, o organismo não consegue absorver o cálcio. Portanto, é importante certificar-se por meio de exames de sangue que os níveis de vitamina D estão adequados, se não estiverem, o médico também pode indicar a suplementação da vitamina.
3. Fitoestrogênios
Os fitoestrogênios são compostos de plantas que apresentam propriedades semelhantes ao estrogênio humano. Assim, acredita-se que eles podem ajudar a aliviar sintomas da menopausa, como ondas de calor, suor noturno e irritabilidade.
Presentes em suplementos, como a lecitina de soja, esses compostos também são encontrados em alimentos, como soja e produtos de soja, tofu, linhaça, sementes de gergelim, feijão, vinho tinto, café, morangos, nozes e sementes, aveia, trigo, chá de raiz de alcaçuz e azeite de oliva.
4. Suplemento de magnésio
Ele pode ser uma alternativa de suplementos para as mulheres na menopausa experimentarem caso estejam lutando contra o sono. Isso porque acredita-se que o mineral pode auxiliar a relaxar os músculos e a promover um sono mais profundo e restaurador.
Fontes e referências adicionais
- Menopausa e climatério, Biblioteca Virtual em Saúde, Ministério da Saúde.
- Calcium, MedlinePlus.
Fontes e referências adicionais
- Menopausa e climatério, Biblioteca Virtual em Saúde, Ministério da Saúde.
- Calcium, MedlinePlus.