Uma Dieta Rica em Antioxidantes Pode Reduzir os Sintomas da Menopausa, Diz Estudo

Especialista:
atualizado em 12/02/2020

Se você está tentando reduzir os sintomas incômodos da menopausa antes que eles saiam do controle, a solução pode estar na sua dieta. De acordo com uma nova pesquisa, seguir uma dieta rica em antioxidantes pode estar ligada a menos sintomas da menopausa. E o melhor de tudo é que essa “dieta” realmente parece deliciosa.

A revista Nutrition anunciou os resultados de um estudo que analisou 400 mulheres na pós-menopausa. Os pesquisadores estudaram os sintomas da menopausa das participantes usando um questionário de “escala de avaliação da menopausa”, que investigou sintomas comuns como ondas de calor, problemas de sono e irritabilidade. Os pesquisadores também analisaram os hábitos alimentares das mulheres, bem como a circunferência da cintura, o nível de atividade física e outros fatores.

Como se viu, mulheres na pós-menopausa com ingestão maior de “antioxidantes totais” tiveram uma menor ocorrência de problemas de ondas de calor, problemas de sono, ansiedade, exaustão e concentração.

Os pesquisadores disseram que os principais componentes da dieta dessas participantes incluíam frutas, vegetais, chá e suco. Curiosamente, as mulheres que seguiram esse tipo de plano alimentar receberam os mesmos benefícios relacionados à menopausa independentemente da sua circunferência da cintura ou o seu grau de atividade física.

Os pesquisadores escreveram: “A recomendação de dietas ricas em antioxidantes pode ser eficaz para garantir menos problemas da menopausa em mulheres na pós-menopausa”.

Embora existam algumas dietas por aí que enfatizam os alimentos ricos em antioxidantes – como a dieta mediterrânea – é bom estar ciente de quais escolhas alimentares saudáveis realmente proporcionam mais benefícios.

Alimentos com antioxidantes

Frutas e legumes são alguns dos alimentos mais ricos em antioxidantes que existem. No entanto, certas escolhas se destacam. Aqui estão algumas das melhores opções:

  • Bagas: Os mirtilos tendem a receber mais atenção por seu alto teor antioxidante, mas eles não são os únicos frutos com esse benefício. Morangos, framboesas, amoras e cranberries também possuem antioxidantes.
  • Verduras: Alcachofras e couve são dois dos legumes com os mais altos níveis de antioxidantes. Aspargos e brócolis também são boas opções para adicionar às suas refeições.
  • Batatas doces: Vá em frente e desfrute de uma porção saudável deste saboroso amido para um aumento de antioxidante.
  • Nozes: Se você ama nozes, ficará ainda mais empolgado ao saber quantas opções da mesma família contêm antioxidantes. Algumas das melhores opções com antioxidantes além das nozes propriamente ditas são pistaches, nozes pecans, avelãs e amêndoas.
  • Legumes: Lentilhas também possuem antioxidantes. Feijão e edamame também são bons legumes repletos de antioxidantes.

As informações foram providas de acordo com a Clínica Mayo.

Vídeo:

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Você segue uma dieta rica em antioxidantes? Já entrou na menopausa e sofre muito com os sintomas dessa condição? Comente abaixo!

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