O Que Faz da Gordura Abdominal Diferente das Outras?

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Você já sabe que ter excesso de gordura não é bom para você. Mas você sabia que diferentes tipos de gordura vêm com implicações de saúde diferentes? Sua “barriguinha de chopp” vem de formas: gordura visceral e gordura subcutânea. Neste caso, estamos nos concentrando na primeira.

A gordura visceral é o tipo que se enrosca até os seus órgãos, debaixo dos músculos do seu abdômen, onde você não pode ver nem a tocar. Mas apesar de poder ser bem escondida, a gordura visceral pode fazer muito mal.

A gordura visceral faz com que o corpo libere citoquinas, que são proteínas que afetam a produção de insulina, bem como aumentam a inflamação no corpo. A inflamação está associada a uma grande quantidade de diferentes doenças, incluindo doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Os ácidos graxos e fatores inflamatórios liberados pela gordura visceral podem viajar diretamente para o fígado, onde eles afetam a produção de colesterol e a resistência à insulina.

Outra coisa perturbadora sobre a gordura visceral? À medida que as mulheres envelhecem, elas tendem a ganhar mais gordura na barriga – em vez de seus quadris ou coxas.

A boa notícia é que uma dieta equilibrada e sessões de exercícios aeróbicos regularmente podem ajudar a manter um abdômen saudável. Opte por legumes, proteínas magras e gorduras saudáveis. E evite carboidratos processados e açúcares adicionados sempre que puder.

Você possui muito daquela gordura abdominal que irrita? Já conseguiu perdê-la um pouco? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 3,63 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “O Que Faz da Gordura Abdominal Diferente das Outras?”

  1. olha ja fiz de tudo que e possivel mudei a minha alimentaçao so comida saudavel emagreçi 15 kilos desde a mudança de abtos mais o que mais me deixa triste e que nao consigo perder barriga essa gordura visçeral ainda persiste emagrçi no resto do corpo menos na barriga e continuo a comer saladas e carnes de ves em quando biomassa de banana verde coalhada; omega3 como abacate e suua semente ; mamao papaia e sua semente como laranja e como ponkan olha po seis ver nao emagreço de ruimdade a oleo de coco tambem