Olhos inchados – O que pode ser e como tratar

Especialista da área:
atualizado em 25/06/2021

O inchaço nos olhos ou nas pálpebras pode trazer muito desconforto e às vezes é sinal de algo mais sério. Entenda o que pode ser e como tratar os olhos inchados.

  Continua Depois da Publicidade  

A principal suspeita durante um inchaço nos olhos é a conjuntivite. Mas é possível que se trate de uma alergia ou apenas de uma noite mal dormida.

Sempre que alguma coisa causa incômodo nos olhos, já pensamos em usar um colírio. Mas é importante saber que existem vários tipos de colírios e cada um serve para um problema específico.

De toda forma, se o inchaço não melhorar em 2 ou 3 dias, é importante consultar um oftalmologista.

O que pode ser

sintoma de alergia

Os olhos ou pálpebras inchadas podem ocorrer por causa dos seguintes motivos:

Alergia

As alergias são uma das causas mais comuns de inchaço no olho. De fato, qualquer alergia é capaz de causar sintomas que incomodam bastante e dificultam atividades simples do dia a dia.

Quando os olhos ficam inchados por causa de uma alergia, é comum observar também outros sintomas, como por exemplo:

  Continua Depois da Publicidade  

Isso pode ser resultado de uma alergia a produtos químicos, maquiagem para os olhos ou até mesmo uma alergia respiratória.

Às vezes, uma picada de inseto irrita o local e causa inchaço. Nesse caso, confira os melhores remédios para mordida de mosquito.

Conjuntivite

Essa inflamação da conjuntiva (membrana que reveste a parte interna da pálpebra) pode ser causada por bactérias, vírus ou alérgenos.

Além de ser altamente contagiosa, a conjuntivite causa a sensação de ter areia dentro dos olhos – além de vermelhidão, coceira, irritação e inchaço.

Em alguns casos, é observada também a presença de muco pela manhã.

Lesão

Sofrer uma pancada na região do olho também pode deixar os seus olhos inchados. Nesse caso, além do inchaço, a pele ao redor dos olhos pode ficar descolorida ou roxa.

  Continua Depois da Publicidade  

Terçol

O terçol é uma inflamação que afeta as glândulas que produzem óleo na pálpebra. Além de causar inchaço nos olhos, essa inflamação pode coçar. Além disso, é comum as pessoas com terçol terem também sensibilidade à luz.

Aliás, veja com mais detalhes o que é o terçol e como tratar essa inflamação.

Celulite 

A celulite também pode causar olhos inchados. Existem dois tipos: a celulite pré-septal e a celulite orbitária. 

Ambas condições são causadas por bactérias, mas a celulite orbitária pode ser mais séria, pois a infecção atinge a região da órbita ocular. 

De fato, a infecção na órbita ocular deixa a pessoa com os olhos esbugalhados e com dor ao movimentar os olhos. Assim, é importante ver um oftalmologista imediatamente para tratar a infecção.

  Continua Depois da Publicidade  

Outras causas

Apesar de ser menos comum, os olhos inchados também podem surgir por causa de:

  • Infecção por herpes;
  • Doenças de Graves;
  • Blefarite;
  • Retenção de líquido.

Como tratar os olhos inchados

inchaço nos olhos

Ao notar que seus olhos estão inchados, a primeira coisa a fazer é lavar bem o local com água corrente, pois se houver qualquer sujeira no seu olho, uma boa lavagem é suficiente para aliviar o inchaço.

Se o inchaço persistir e causar dor ou coceira, você pode aplicar uma compressa fria em cima da pálpebra para diminuir o desconforto. Nos demais casos, apenas um oftalmologista é capaz de indicar o melhor remédio.

Por exemplo, se houver uma infecção como a conjuntivite, o médico pode sugerir o uso de um colírio específico. Já para tratar alergias no olho, anti-histamínicos e colírios corticoides podem ser as melhores opções de tratamento.

Vale lembrar que se você usa lentes de contato, pode ser que o inchaço seja uma irritação causada pelas lentes. Nesse caso, remova-as, lave bem seus olhos e fique um tempo sem usar as lentes. Assim, seus olhos vão poder “respirar” e melhorar do inchaço.

  Continua Depois da Publicidade  

Por fim, se você notar dificuldades para enxergar ou dor no olho que não melhore, procure atendimento especializado o quanto antes.

Vídeo

Aproveite para conferir o vídeo em que nossa nutricionista revela os sinais que os olhos podem dar sobre a nossa saúde:

Fontes e referências adicionais

Você já sofreu alguma alergia ou doença que te deixou com os olhos inchados? Conte para nós qual foi a causa e como você tratou!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dr. Haroldo Vieira de Moraes Junior

Dr Haroldo de Moraes é Oftalmologista - CRM 380377 RJ. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1981. Em seguida concluiu Mestrado em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1986 e Doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1994. Pos-Doutorado no National Eye Institute do National Institutes of Health (NIH/NEI) durante 1998/1999 e Livre Docente em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2001), atualmente é Professor Titular de Oftalmologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Oftalmologia clinica e cirúrgica, atuando como Coordenador de Pos-Graduacao em Oftalmologia com área de atuação em inflamação ocular (uveites, sarcoidose e toxoplasmose). Dr. Haroldo é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos. Para mais informações, entre em contato com ele.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário