Remédio para mordida de mosquito: qual usar?

Especialista da área:
atualizado em 05/04/2021

Ser mordido por um mosquito é irritante. O local coça, incha e incomoda demais. E nem sempre conseguimos evitar a mordida, por isso, veja os melhores remédios para mordida de mosquito.

  Continua Depois da Publicidade  

Uma picada de mosquito pode causar reações diferentes nas pessoas. Alguns sentem uma leve coceira ou percebem vermelhidão na pele. Por outro lado, outras pessoas podem ter sintomas de reação alérgica e até mesmo um choque anafilático.

Além de morder, alguns mosquitos podem transmitir doenças – como por exemplo a dengue e a febre amarela. Por isso, é essencial se prevenir contra esses insetos.

Quando um mosquito te morde, ele injeta saliva no seu organismo e ao mesmo tempo suga parte do seu sangue – que serve de alimento para eles. O sangue que você perde é muito pouco, mas a saliva que entra no corpo pode causar alergia em muitas pessoas.

De fato, a saliva do mosquito contém proteínas anticoagulantes e anestésicos que não fazem mal, mas que ativam o sistema imunológico humano (liberando histamina) e causam uma reação alérgica. Como resultado, surgem sintomas como:

  • Protuberância na pele;
  • Coceira;
  • Inchaço;
  • Vermelhidão.

O que fazer

inseto mordendo braço

Na maioria dos casos, quem nos morde são os pernilongos – especialmente quando anoitece. Apesar de causar coceira e irritação, as reações são leves na maioria das pessoas e as marcas na pele somem em poucos dias.

Mas vale a pena ficar atento as mordidas de borrachudo. Esses insetos, encontrados principalmente no litoral e em regiões de mata, podem causar uma reação alérgica exagerada que precisa de mais cuidado.

  Continua Depois da Publicidade  

Além dos sintomas comuns, quem é mordido por borrachudos relata dor, coceira agoniante e pus na pele.

Se possível, a primeira coisa a fazer ao ser mordido é lavar a pele com água morna e sabão ou usar álcool em gel e evitar coçar o local. Dessa forma, as substâncias liberadas na saliva do mosquito não se espalham na pele. Além disso, fazendo isso você previne uma infecção.

No entanto, caso você perceba que a reação à picada está causando muito desconforto, pode ser interessante usar um dos seguintes remédios.

Remédios para mordida de mosquito

Há alguns remédios e pomadas que ajudam a aliviar a coceira. Assim, as opções incluem:

1. Pomadas

Existem pomadas dos mais diversos tipos para aliviar os sintomas da mordida de mosquito.

As pomadas antipruriginosas (anticoceira), por exemplo, podem aliviar a coceira. Cremes com Aloe vera ou mentol em sua composição cumprem bem essa função.

  Continua Depois da Publicidade  

Há também as pomadas anestésicas que contêm lidocaína ou benzocaína que melhoram a dor e a coceira.

Além disso, algumas pessoas também usam Minancora devido à sua ação cicatrizante e anticoceira. Aliás, veja aqui as pomadas cicatrizantes mais famosas.

Por fim, quando a irritação é muito grande, cremes de corticosteroides – como o Cortigen (hidrocortisona), por exemplo – podem ser prescritos. Outras opções extras são:

  • Fernegan (cloridrato de prometazina);
  • Andantol (cloridrato de isotipendil);
  • Cremes com óxido de zinco.

A maioria desses produtos podem ser aplicados na pele de 2 a 3 vezes por dia por até dois dias, mas é sempre bom consultar o seu médico.

2. Anti-histamínico

Para reações mais intensas, é necessário usar um anti-histamínico. De fato, os antialérgicos ajudam a diminuir a quantidade de histamina no corpo, reduzindo a reação à mordida. 

  Continua Depois da Publicidade  

Os anti-histamínicos mais comuns para esse fim são a loção de calamina que pode ser usada na pele e os remédios de uso oral – como o Benadryl (difenidramina) ou a Loratadina (dexclorfeniramina).

3. Remédios caseiros

Apesar de não ter comprovação científica, alguns remédios caseiros que você pode testar para amenizar a coceira e a irritação incluem:

  • Óleo de manjericão: parece ajudar na redução da inflamação;
  • Mel: tem ação antibacteriana e pode ajudar na cicatrização;
  • Bolsa de gelo: aplicar gelo no local por 10 minutos reduz o inchaço e a coceira;
  • Pasta de bicarbonato de sódio e água: pode reduzir a coceira quando aplicada por 10 minutos;
  • Pasta de aveia e água: o uso no local da picada pode ajudar a diminuir a coceira.

Como prevenir mordidas de mosquito

tela para mosquito

Nem sempre podemos evitar as mordidas, mas é possível reduzir esse risco. Confira então algumas dicas para prevenir mordidas de insetos em casa e ao ar livre.

Em casa

Se os mosquitos te atacam na sua própria casa, algumas medidas preventivas que você pode implantar são:

  • Evitar água parada na sua casa e nos arredores, que é onde os mosquitos se reproduzem;
  • Manter a grama ou a vegetação aparada;
  • Instalar telas nas janelas para evitar a entrada de mosquitos;
  • Usar repelentes de tomada.

Ao ar livre

Quando você está fora de casa, o que você pode fazer para evitar picadas de insetos é:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Usar repelentes de mosquitos na pele;
  • Vestir roupas que protegem a pele como calças e blusas de manga comprida;
  • Evitar sair no início da noite, pois é a hora preferida dos mosquitos.

Por fim, também vale a pena manter a vacinação em dia, principalmente se você for viajar ou frequentar lugares em que há casos de febre amarela e outras doenças.

Fontes e Referências Adicionais

O que você faz para tratar picadas de mosquitos? Conhece alguma pomada ou remédio caseiro? Então, comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário