Reumatismo tem cura? O que é, sintomas e tratamento

atualizado em

Todos conhecemos ou já ouvimos falar de alguém que tem reumatismo, mas você saberia dizer o que é, qual o seu tratamento e, principalmente, se o problema tem cura? 

Mas, antes de tudo, saiba que o reumatismo não é uma doença em si, mas um conjunto de condições que afetam várias partes do corpo, e que podem causar vários sintomas diferentes. 

Por isso, vamos agora entender o que é o reumatismo, suas causas e sintomas, além de conhecer algumas dicas de saúde, nutrição e bem estar que podem ajudar no tratamento do problema. 

Importante: Esse artigo tem um caráter meramente informativo, e não substitui as orientações de um profissional de saúde. Então, caso apresente alguns dos sintomas que serão citados, procure um médico.

O que é reumatismo?

Reumatismo
Dores nos ossos e articulações são as principais características do reumatismo

O reumatismo é um nome popular para algumas doenças reumatológicas que afetam os ossos, articulações, músculos, tendões e ligamentos. As mais comuns são:

Assim, o reumatismo é normalmente uma condição autoimune e crônica, onde o sistema imunológico passa a atacar as articulações como se fossem agentes patogênicos externos. 

Por isso é tão difícil descrever o reumatismo, já que, como são doenças diferentes, seus sintomas, tratamentos e mesmo os prognósticos podem mudar bastante. 

Reumatismo tem cura? Tem tratamento?

A resposta, infelizmente, é negativa, pois as doenças reumatológicas em geral não podem ser curadas.

Uma exceção é a febre reumática que, quando há um diagnóstico precoce e ela é bem tratada, pode ser curada sem causar maiores problemas.

Entretanto, existem diversos tratamentos que podem ajudar a controlar as manifestações dos diferentes tipos de reumatismo, que podem incluir:

  • Fisioterapia, para melhorar a capacidade de movimentação e as dores articulares
  • Realização de exercícios físicos
  • Mudanças na dieta
  • Acupuntura e outras terapias alternativas, que tem se mostrado ótimas para aliviar a dor
  • Uso de medicamentos anti-inflamatórios, que aliviam a dor e a inflamação
  • Uso de medicamentos imunossupressores, que diminuem a atividade do sistema imune e assim evitam a progressão da doença
  • Agentes biológicos, que são medicamentos específicos que atuam diretamente no sistema imune, e são reservados para casos mais graves

Causas e fatores de risco

A ciência ainda não descobriu a causa exata do reumatismo. Entretanto, já se sabe que existem alguns fatores de risco que podem aumentar a chance de desenvolver o problema, como:

  • Histórico familiar, o que sugere que os genes podem estar envolvidos no problema
  • Alguns fatores ambientais, como toxinas, agrotóxicos e mesmo algumas infecções, como no caso da febre reumática
  • Movimentos repetitivos que sobrecarregam as articulações, no caso das artrites e artroses
  • Ser do sexo feminino, uma vez que problemas como o lúpus e fibromialgia atingem mais mulheres do que homens

Além disso, as crises de reumatismo podem ser desencadeadas, ou mesmo pioradas, por alguns fatores de risco, como:

Então, é importante procurar ter um estilo de vida saudável e o mais livre de estresse possível.

Principais sintomas do reumatismo

Embora o reumatismo não seja uma doença única, mas sim um grupo, alguns sintomas são comuns e ocorrem em quase todas as doenças reumáticas, pois estão ligados ao processo inflamatório.

Além disso, é importante lembrar que essa inflamação, e seus sintomas, podem acometer diferentes áreas do corpo, dependendo do tipo de reumatismo que a pessoa tenha.

São eles:

  • Dores nas articulações, principalmente pés, mãos e joelhos
  • Inchaço
  • Fadiga
  • Falta de apetite
  • Rigidez na área inflamada
  • Febre
  • Aumento da temperatura na região afetada

Diagnóstico

Raio-X
Um exame de raio-X pode ser usado pelo médico para realizar o diagnóstico

O diagnóstico logo cedo pode ajudar a controlar as doenças reumáticas em geral, e deve ser feito por um especialista a partir de exames que podem ajudar a diferenciar entre os diferentes tipos de reumatismo. Alguns deles são:

  • Exame físico
  • Exames de imagem, como raio x, tomografia e ressonância magnética
  • Exames de sangue, para verificar a presença de alguns anticorpos e outros marcadores que podem ajudar no diagnóstico

Alimentação para reumatismo

De forma geral, a dieta para reumatismo deve ser rica em alimentos anti-inflamatórios e muito pobre em substâncias reconhecidamente inflamatórias, como o açúcar e as frituras.

Alguns exemplos são:

  • Gemas, fígado, peixes e laticínios fortificados com vitamina D
  • Castanha- do-pará, cogumelo, bacalhau, pão integral e sementes de girassol, que são alimentos ricos em selênio
  • Cenoura, abóbora, batata doce, espinafre, couve e pimentão vermelho, alimentos ricos em betacaroteno
  • Nozes, sementes de abóbora, abacate, azeite e outros alimentos ricos em gorduras saudáveis
  • Laranja, limão, kiwi e outras frutas fontes de vitamina C
  • Sardinha, salmão e atum, que contêm boas quantidades de EPA e DHA, dois ácidos graxos essenciais do tipo ômega 3

Entretanto, um plano alimentar individual deverá ser prescrito por seu nutricionista, que irá te avaliar e selecionar os alimentos mais adequados para o seu caso.

Conheça os melhores alimentos para quem ter reumatismo.

Dicas e cuidados

Embora a dor nas articulações seja o principal sintoma do reumatismo, nem sempre é causado por ele. Assim, é importante procurar atendimento médico sempre que a dor persistir por mais de uma semana, para que ele possa investigar e tratar o problema, seja ele reumático ou não, de forma precoce.

Além disso, casos de reumatismo podem ser genéticos, e por isso pessoas que têm parentes com o problema devem ficar atentas ao aparecimento de sintomas sugestivos.

Por fim, outro ponto a se pensar é que muitas vezes as crises de reumatismo são desencadeadas pelo estresse. Por isso, é importante tentar aprender algumas técnicas para lidar com o problema, como:

  • Meditação
  • Relaxamento
  • Yoga

Você acreditava que o reumatismo tem cura? Conhece alguém que seguiu o tratamento corretamente e conseguiu aliviar todos os sintomas da doença? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

Deixe um comentário

14 comentários em “Reumatismo tem cura? O que é, sintomas e tratamento”

  1. Eu tenho o reumatino , convivo com ele desde os meus 10 anos de idade um dia ta bem outro não é uma dor que nunca passa , tudo começou com uma simples dor de ouvido e garganta , e febre constante eu aprendi a conviver e acostumar não é facio , já fiz três cateterino porque afetou meu coração no começo tomei a Benzetacil , era todo dia, só fez eu perder peso cada dia , tomo remédio todos dias é a rotina , pra ajudar tenho uma doença chamada Takakaço doença de Japonês caso rara aqui no Brasil são poucos caso. Não é facil , primeiro conviver com a doença , depois saber lidar com ela o tempo todo e aprender .

    Responder
  2. acabei de descobrir que estou com reomatismo no sangue estou fazendo uso do medicamento Reoquinol sem resultados por enquanto ,quero tentar a alternativa natural

    Responder
  3. Estou com muitas dores no corpo todo e com dificuldade para andar os médicos não sabe o que está causando tudo isso alguém pode me ajudar?.

    Responder
  4. Minha Mãe tem artrite reumatoide, está em tratamento com predsim 5 mg e reuquinol 400 mg. Alimentação reduzimos o sal só come carne branca. Agora o azeite e o limão deve ser ingerido na salada não é?
    Gostaria de uma dieta direcionada para minha Mãe e fortalecer e adquirir peso.

    Responder
  5. Tive reumatismo no sangue aos 7 anos e fiz tratamento por 6 meses (não lembro exatamente) de Bezetacil. Fiz exames no coração para saber se afetou algo, não havia afetado nada. Até hoje nunca tive nenhum sintoma, e aparentemente sumiu então fico sem entender. Mas fico feliz por isso. Hoje tenho 17 anos e faço 18 este ano.

    Responder
  6. estou bem melhor das dores com o azeite de olivia e limão, é melho de qué o costicoide,recomendo pra que tem reumatismo

    Responder