Reumatismo tem cura? O que é, sintomas e tratamento

Especialista da área:
atualizado em 26/04/2022

Todos conhecemos ou já ouvimos falar de alguém que tem reumatismo, mas você saberia dizer o que é, qual o seu tratamento e, principalmente, se o problema tem cura? 

Mas, antes de tudo, saiba que o reumatismo não é uma doença em si, mas um conjunto de condições que afetam várias partes do corpo, e que podem causar vários sintomas diferentes. 

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, vamos agora entender o que é o reumatismo, suas causas e sintomas, além de conhecer algumas dicas de saúde, nutrição e bem estar que podem ajudar no tratamento do problema. 

Importante: Esse artigo tem um caráter meramente informativo, e não substitui as orientações de um profissional de saúde. Então, caso apresente alguns dos sintomas que serão citados, procure um médico.

O que é reumatismo?

Reumatismo
Dores nos ossos e articulações são as principais características do reumatismo

O reumatismo é um nome popular para algumas doenças reumatológicas que afetam os ossos, articulações, músculos, tendões e ligamentos. As mais comuns são:

Assim, o reumatismo é normalmente uma condição autoimune e crônica, onde o sistema imunológico passa a atacar as articulações como se fossem agentes patogênicos externos. 

Por isso é tão difícil descrever o reumatismo, já que, como são doenças diferentes, seus sintomas, tratamentos e mesmo os prognósticos podem mudar bastante. 

  Continua Depois da Publicidade  

Reumatismo tem cura? Tem tratamento?

A resposta, infelizmente, é negativa, pois as doenças reumatológicas em geral não podem ser curadas.

Uma exceção é a febre reumática que, quando há um diagnóstico precoce e ela é bem tratada, pode ser curada sem causar maiores problemas.

Entretanto, existem diversos tratamentos que podem ajudar a controlar as manifestações dos diferentes tipos de reumatismo, que podem incluir:

  • Fisioterapia, para melhorar a capacidade de movimentação e as dores articulares
  • Realização de exercícios físicos
  • Mudanças na dieta
  • Acupuntura e outras terapias alternativas, que tem se mostrado ótimas para aliviar a dor
  • Uso de medicamentos anti-inflamatórios, que aliviam a dor e a inflamação
  • Uso de medicamentos imunossupressores, que diminuem a atividade do sistema imune e assim evitam a progressão da doença
  • Agentes biológicos, que são medicamentos específicos que atuam diretamente no sistema imune, e são reservados para casos mais graves

Causas e fatores de risco

A ciência ainda não descobriu a causa exata do reumatismo. Entretanto, já se sabe que existem alguns fatores de risco que podem aumentar a chance de desenvolver o problema, como:

  • Histórico familiar, o que sugere que os genes podem estar envolvidos no problema
  • Alguns fatores ambientais, como toxinas, agrotóxicos e mesmo algumas infecções, como no caso da febre reumática
  • Movimentos repetitivos que sobrecarregam as articulações, no caso das artrites e artroses
  • Ser do sexo feminino, uma vez que problemas como o lúpus e fibromialgia atingem mais mulheres do que homens

Além disso, as crises de reumatismo podem ser desencadeadas, ou mesmo pioradas, por alguns fatores de risco, como:

Então, é importante procurar ter um estilo de vida saudável e o mais livre de estresse possível.

  Continua Depois da Publicidade  

Principais sintomas do reumatismo

Embora o reumatismo não seja uma doença única, mas sim um grupo, alguns sintomas são comuns e ocorrem em quase todas as doenças reumáticas, pois estão ligados ao processo inflamatório.

Além disso, é importante lembrar que essa inflamação, e seus sintomas, podem acometer diferentes áreas do corpo, dependendo do tipo de reumatismo que a pessoa tenha.

São eles:

  • Dores nas articulações, principalmente pés, mãos e joelhos
  • Inchaço
  • Fadiga
  • Falta de apetite
  • Rigidez na área inflamada
  • Febre
  • Aumento da temperatura na região afetada

Diagnóstico

Raio-X
Um exame de raio-X pode ser usado pelo médico para realizar o diagnóstico

O diagnóstico logo cedo pode ajudar a controlar as doenças reumáticas em geral, e deve ser feito por um especialista a partir de exames que podem ajudar a diferenciar entre os diferentes tipos de reumatismo. Alguns deles são:

  • Exame físico
  • Exames de imagem, como raio x, tomografia e ressonância magnética
  • Exames de sangue, para verificar a presença de alguns anticorpos e outros marcadores que podem ajudar no diagnóstico

Alimentação para reumatismo

De forma geral, a dieta para reumatismo deve ser rica em alimentos anti-inflamatórios e muito pobre em substâncias reconhecidamente inflamatórias, como o açúcar e as frituras.

Alguns exemplos são:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Gemas, fígado, peixes e laticínios fortificados com vitamina D
  • Castanha- do-pará, cogumelo, bacalhau, pão integral e sementes de girassol, que são alimentos ricos em selênio
  • Cenoura, abóbora, batata doce, espinafre, couve e pimentão vermelho, alimentos ricos em betacaroteno
  • Nozes, sementes de abóbora, abacate, azeite e outros alimentos ricos em gorduras saudáveis
  • Laranja, limão, kiwi e outras frutas fontes de vitamina C
  • Sardinha, salmão e atum, que contêm boas quantidades de EPA e DHA, dois ácidos graxos essenciais do tipo ômega 3

Entretanto, um plano alimentar individual deverá ser prescrito por seu nutricionista, que irá te avaliar e selecionar os alimentos mais adequados para o seu caso.

Conheça os melhores alimentos para quem ter reumatismo.

Dicas e cuidados

Embora a dor nas articulações seja o principal sintoma do reumatismo, nem sempre é causado por ele. Assim, é importante procurar atendimento médico sempre que a dor persistir por mais de uma semana, para que ele possa investigar e tratar o problema, seja ele reumático ou não, de forma precoce.

Além disso, casos de reumatismo podem ser genéticos, e por isso pessoas que têm parentes com o problema devem ficar atentas ao aparecimento de sintomas sugestivos.

Por fim, outro ponto a se pensar é que muitas vezes as crises de reumatismo são desencadeadas pelo estresse. Por isso, é importante tentar aprender algumas técnicas para lidar com o problema, como:

  • Meditação
  • Relaxamento
  • Yoga

Você acreditava que o reumatismo tem cura? Conhece alguém que seguiu o tratamento corretamente e conseguiu aliviar todos os sintomas da doença? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (70 votos, média 4,11)
Loading...
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Tem experiência de trabalho prévio com a Confederação Brasileira de Vela, Cisne Negro Companhia de Dança, Escola de Dança do Teatro Municipal de São Paulo, Equipe de Ginástica Artística de Guarulhos. Já trabalhou como Médico nos Jogos Panamericanos Rio 2007, e foi Médico do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhou junto a organização Médicos Sem Fronteiras no Afeganistão e no Haiti, e junto a organização Expedicionários da Saúde no Haiti. Dr. João Hollanda é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

Deixe um comentário

14 comentários em “Reumatismo tem cura? O que é, sintomas e tratamento”

  1. Eu tenho o reumatino , convivo com ele desde os meus 10 anos de idade um dia ta bem outro não é uma dor que nunca passa , tudo começou com uma simples dor de ouvido e garganta , e febre constante eu aprendi a conviver e acostumar não é facio , já fiz três cateterino porque afetou meu coração no começo tomei a Benzetacil , era todo dia, só fez eu perder peso cada dia , tomo remédio todos dias é a rotina , pra ajudar tenho uma doença chamada Takakaço doença de Japonês caso rara aqui no Brasil são poucos caso. Não é facil , primeiro conviver com a doença , depois saber lidar com ela o tempo todo e aprender .

    Responder
  2. acabei de descobrir que estou com reomatismo no sangue estou fazendo uso do medicamento Reoquinol sem resultados por enquanto ,quero tentar a alternativa natural

    Responder
  3. Estou com muitas dores no corpo todo e com dificuldade para andar os médicos não sabe o que está causando tudo isso alguém pode me ajudar?.

    Responder
  4. Minha Mãe tem artrite reumatoide, está em tratamento com predsim 5 mg e reuquinol 400 mg. Alimentação reduzimos o sal só come carne branca. Agora o azeite e o limão deve ser ingerido na salada não é?
    Gostaria de uma dieta direcionada para minha Mãe e fortalecer e adquirir peso.

    Responder
  5. Tive reumatismo no sangue aos 7 anos e fiz tratamento por 6 meses (não lembro exatamente) de Bezetacil. Fiz exames no coração para saber se afetou algo, não havia afetado nada. Até hoje nunca tive nenhum sintoma, e aparentemente sumiu então fico sem entender. Mas fico feliz por isso. Hoje tenho 17 anos e faço 18 este ano.

    Responder
  6. estou bem melhor das dores com o azeite de olivia e limão, é melho de qué o costicoide,recomendo pra que tem reumatismo

    Responder