Óxido de zinco – Para que serve e como usar

Especialista:
atualizado em 16/12/2020

Se você tem alguma dúvida sobre o óxido de zinco, chegou a hora de esclarecê-la. Veja aqui para que serve e como usar este produto.

O óxido de zinco é um composto químico usado para diversos fins. Um deles tem relação com a saúde da pele.

  Continua Depois da Publicidade  

Presente em pomadas como Hipoglós, Minancora e Pomaderme, o óxido de zinco é muito usado contra a assadura devido as suas propriedades antissépticas e cicatrizantes. Por isso, ele é muitas vezes sinônimo de pomada para assadura.

No entanto, o Hipoglós também serve para tratar espinhas e não só para assaduras de bebês. Confira o que é o óxido de zinco, em quais casos ele costuma ser usado e como usar.

Para que serve o óxido de zinco

creme de óxido de zinco

O óxido de zinco – geralmente em combinação com a nistatina – é usado principalmente como uma pomada para assadura. Ele serve tanto para o tratamento quanto para a prevenção de assaduras causadas pelo contato com resíduos de urina e fezes na pele de bebês e adultos.

Além disso, esse composto conta com propriedades:

  • Antissépticas;
  • Anti-inflamatórias;
  • Cicatrizante.

Aliás, o creme contendo óxido de zinco também é útil para tratar as seguintes condições de saúde:

  • Queimaduras;
  • Irritações cutâneas;
  • Rachaduras na pele;
  • Eczema;
  • Psoríase;
  • Escoriações;
  • Impetigo.

Esse óxido também está presente na composição de vários produtos cosméticos e não só de remédios. Alguns deles incluem:

  • Sabonetes;
  • Talcos para os pés;
  • Loções;
  • Maquiagem;
  • Produtos para as unhas;
  • Protetor solar.

No caso da proteção solar e no tratamento de queimaduras, o óxido de zinco é muito importante, já que ele age como um filtro que reflete e espalha a radiação do sol. Assim, ele protege a pele e evita tanto o envelhecimento precoce quanto as queimaduras solares.

Como usar o óxido de zinco

pomada na pele

O óxido de zinco é geralmente encontrado como uma pomada, um creme ou um spray que deve ser aplicado sobre a pele.

  Continua Depois da Publicidade  

Antes de mais nada, é preciso higienizar a pele e as mãos com água e sabão. Em seguida, aplique uma camada fina, mas generosa, de óxido de zinco na pele e deixe secar naturalmente. Lave as mãos novamente logo após terminar de passar o creme.

É importante que o creme cubra toda a região lesionada e que a pele fique com uma pequena camada branca sobre a pele. Além disso, não precisa se preocupar em cobrir o local com curativo. Apenas deixe secar.

Na maioria dos casos, você pode aplicar o creme várias vezes por dia conforme a necessidade. Mas a quantidade de creme e a frequência das aplicações vai depender da sua condição e das orientações médicas.

Além disso, o óxido de zinco também existe na forma de talco (pó) e de supositório retal. Nesse último caso, o remédio serve para tratar qualquer tipo de coceira, irritação, queimação ou desconforto causado por hemorroidas ou constipação, por exemplo.

Valor

O preço de uma pomada de óxido de zinco + nistatina de 60 gramas custa entre 12 e 15 reais. Mas o preço pode variar de acordo com a marca, quantidade e até região em que você se encontra.

Cuidados

É melhor evitar usar o óxido de zinco em feridas muito grandes e abertas ou em queimaduras graves na pele. Além disso, é importante não aplicar o produto se houver sinais de infecção na pele ou se você tiver alergia a algum componente da fórmula.

É pouco comum, mas algumas pessoas podem sentir sintomas de reação alérgica, como por exemplo:

  • Urticária;
  • Irritações na região da aplicação;
  • Dificuldade para respirar;
  • Inchaço no rosto, lábios, língua ou garganta.

No caso de supositórios de óxido de zinco, pode ocorrer efeitos colaterais como sangramento retal ou dor.

  Continua Depois da Publicidade  

Se em 7 dias de uso persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado para obter uma nova avaliação.

Fontes e Referências Adicionais

Você já precisou usar o óxido de zinco na pele alguma vez? Conhecia a pomada por esse nome? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário