Pão sem glúten fácil e fofinho para fazer em casa!

Especialista:
atualizado em 21/10/2020

Quem tem doença celíaca, algum tipo de sensibilidade ao glúten ou resolveu excluir a proteína da dieta sabe como pode ser difícil encontrar produtos sem glúten. Por isso, este pão sem glúten é uma verdadeira mão na roda.

Além de ser fácil de preparar, ao fazê-lo em casa dá para garantir que o pão seja realmente sem glúten. Afinal, com os pães industriais há sempre o risco de uma contaminação cruzada.

Isto é, do produto sem glúten ter resquícios de glúten porque sua produção, armazenamento ou transporte ocorreu perto de alimentos com glúten.

Outra vantagem é que dá para combinar o pão sem glúten com receitas de doces sem glúten em um delicioso café da tarde!

Não perca tempo e aproveite para aprender agora mesmo como fazer um pão sem glúten fácil:

Pão sem glúten

Pão sem glúten fácil

Pão sem glúten vegano fácil de fazer em casa. Opção para garantir uma café da manhã ou lanche seguramente sem glúten.
4.75 de 4 votos
Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 25 mins
Refeição Café da manhã, Lanche
Culinária Americana
Rendimento 12
Calorias 104 kcal

Equipamento

  • Tigela grande
  • Forma de pão

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Juntar todos os ingredientes secos em uma tigela grande e misturar.
  • Despejar o azeite por cima. Aos poucos, adicionar água, mexendo com o auxílio de uma colher de pau, até conseguir uma massa grossa, grudenta e homogênea.
  • Distribuir a massa em uma forma de pão untada e polvilhada com farinha de arroz. Como a massa é grudenta, na hora de espalhar para nivelá-la, use a parte traseira de uma colher molhada.
  • Deixar a massa descansar para crescer em um ambiente quente, como dentro do micro-ondas desligado, junto de uma xícara de água quente.
  • A massa deve dobrar de tamanho em 30 minutos. Então, quando passar 15 minutos do descanso da massa, pré-aquecer o forno em 200° C.
  • Após a massa dobrar de volume, levar ao forno para assar durante cerca de 25 minutos ou até o pão dourar. Esperar esfriar completamente antes de cortar o pão.

Notas

  • Recomenda-se usar uma forma de 22 cm (comprimento) x 6 cm (altura) x 8 cm (largura).
  • A farinha de arroz pode ser substituída por farinha de sorgo ou de painço. Já o polvilho doce pode ser trocado por araruta.
  • Não exagere na quantidade da goma xantana. Ou o pão pode ficar duro e não crescer. 
  • A goma xantana pode ser substituída pela mesma quantidade de goma Guar ou GMC.
  • O açúcar mascavo pode ser substituído por qualquer outro açúcar, mas não por adoçante. O azeite também pode ser trocado por qualquer outro tipo de óleo ou gordura.
  • A água não pode estar muito quente ou matará o fermento. Pode ser necessário adicionar mais água na massa para chegar à textura desejada. Se for o seu caso, acrescente uma colher extra de água por vez até chegar ao ponto ideal.

Informação Nutricional

Porção: 1Calorias: 104kcalCarboidratos: 19gProteína: 1gGordura: 3gGordura Saturada: 1gSódio: 102mgPotássio: 26mgFibras: 1gAçúcar: 1gCálcio: 3mgFerro: 1mg
Palavras Chave dieta sem glúten, Pão sem glúten, pão vegano
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

4.75 de 4 votos
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário