Pão sem glúten fácil e fofinho para fazer em casa!

Especialista da área:
atualizado em 21/10/2020

Quem tem doença celíaca, algum tipo de sensibilidade ao glúten ou resolveu excluir a proteína da dieta sabe como pode ser difícil encontrar produtos sem glúten. Por isso, este pão sem glúten é uma verdadeira mão na roda.

Além de ser fácil de preparar, ao fazê-lo em casa dá para garantir que o pão seja realmente sem glúten. Afinal, com os pães industriais há sempre o risco de uma contaminação cruzada.

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Isto é, do produto sem glúten ter resquícios de glúten porque sua produção, armazenamento ou transporte ocorreu perto de alimentos com glúten.

Outra vantagem é que dá para combinar o pão sem glúten com receitas de doces sem glúten em um delicioso café da tarde!

Não perca tempo e aproveite para aprender agora mesmo como fazer um pão sem glúten fácil:

Pão sem glúten

Pão sem glúten fácil

Pão sem glúten vegano e fácil de fazer em casa. Para garantir uma café da manhã ou lanche seguro sem glúten.
4.25 de 20 avaliações
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Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 25 mins
Tempo Total 35 mins
Refeição Café da manhã, Lanche
Rendimento 12
Calorias 104 kcal

Equipamento

  • Tigela grande
  • Forma de pão

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Juntar todos os ingredientes secos em uma tigela grande e misturar.
  • Despejar o azeite por cima. Aos poucos, adicionar água, mexendo com o auxílio de uma colher de pau, até conseguir uma massa grossa, grudenta e homogênea.
  • Distribuir a massa em uma forma de pão untada e polvilhada com farinha de arroz. Como a massa é grudenta, na hora de espalhar para nivelá-la, use a parte traseira de uma colher molhada.
  • Deixar a massa descansar para crescer em um ambiente quente, como dentro do micro-ondas desligado, junto de uma xícara de água quente.
  • A massa deve dobrar de tamanho em 30 minutos. Então, quando passar 15 minutos do descanso da massa, pré-aquecer o forno em 200° C.
  • Após a massa dobrar de volume, levar ao forno para assar durante cerca de 25 minutos ou até o pão dourar. Esperar esfriar completamente antes de cortar o pão.

Notas

  • Recomenda-se usar uma forma de 22 cm (comprimento) x 6 cm (altura) x 8 cm (largura).
  • A farinha de arroz pode ser substituída por farinha de sorgo ou de painço. Já o polvilho doce pode ser trocado por araruta.
  • Não exagere na quantidade da goma xantana. Ou o pão pode ficar duro e não crescer. 
  • A goma xantana pode ser substituída pela mesma quantidade de goma Guar ou GMC.
  • O açúcar mascavo pode ser substituído por qualquer outro açúcar, mas não por adoçante. O azeite também pode ser trocado por qualquer outro tipo de óleo ou gordura.
  • A água não pode estar muito quente ou matará o fermento. Pode ser necessário adicionar mais água na massa para chegar à textura desejada. Se for o seu caso, acrescente uma colher extra de água por vez até chegar ao ponto ideal.,
  • Leia todas as informações na embalagem da aveia, inclusive as letrinhas bem pequenas, para garantir que o produto é realmente sem glúten. Para garantir, faça o mesmo com os demais ingredientes da receita.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Pão sem glúten fácil
Quantidade por Porção
Calorias 104 Calorias da Gordura 27
% Valores Diários*
Gordura Total 3g5%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 2g
Sódio 102mg5%
Potássio 28mg1%
Carboidratos 19g6%
Fibras 1g4%
Açúcar 1g
Proteína 1g2%
Tiamina (B1) 1mg83%
Riboflavina (B2) 1mg77%
Niacina (B3) 1mg6%
Ácido Pantotênico (B5) 1mg20%
Piridoxina (B6) 1mg59%
Vitamina C 1mg1%
Vitamina E 1mg7%
Vitamina K 1mcg1%
Cálcio 5mg0%
Cobre 1mg
Folato 9mcg2%
Ferro 1mg6%
Manganês 1mg43%
Magnésio 10mg2%
Fósforo 30mg2%
Selênio 3mcg5%
Zinco 1mg9%
Colina 2mg0%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave Pão sem glúten, pão vegano
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