Como Perder Peso Controlando as Porções na Hora da Refeição

Especialista:
atualizado em 10/06/2015

Fomos criados para comer toda a comida, “raspar o prato, por causa das crianças passando fome na África”. Esse conselho tem sido passado de geração para geração, desde nossos avós, até agora. O problema que enfrentamos agora é que a qualidade dos alimentos está ficando nutricionalmente mais pobre e pior e, se seguirmos esse conselho, ficaremos todos acima do peso. Então como perder peso medindo a porção certa para você?

É simples… O tamanho do seu pulso ou a palma da sua mão é a porção perfeita para você.

Um exemplo seria uma porção pequena de peito de frango do tamanho da palma da sua mão, uma batata pequena do tamanho do seu punho e uma maçã média. Qualquer coisa a mais deve ser guardada para sua próxima refeição ou lanche.

Outro ponto que eu gostaria de tocar é que vegetais crus são isentos desta regra. Você pode comer o quanto quiser de vegetais crus e saladas. Esses tipos de alimentos são altos em nutrientes e não em calorias. De longe, é a comida mais perfeita que existe!

Abaixo listei algumas dicas de como perder peso controlando esses tamanhos de porções para ficar satisfeito o dia todo e não ter fome.

1. Perceba a diferença entre estar satisfeito e satisfazer sua fome

Você nunca deve comer quando está cheio. Isso é garantia de acumular gordura nos quadris, glúteos e barriga. Nossos corpos não foram feitos para admitir tanto excesso de calorias. Esse sentimento de satisfação diz que você atingiu a sua capacidade máxima e que é hora de quebrar o alimento e armazená-lo como gordura.

2. Certifique-se de Usar Sempre um Prato Pequeno Quando Comer

Pesquisas mostram que já que fomos psicologicamente reprogramados para comer tudo no prato, o melhor a fazer como forma de como perder peso é… Comer em um prato pequeno. Isso irá satisfazer as necessidades mais efetivamente.

3. Ao comer fora nunca aumente suas refeições

Comidas fast food são totalmente desprovidas de nutrientes e são terríveis para você. Se você “precisa” comer, então coma apenas o tanto que te satisfaça, não a porção maior que custa apenas dois reais a mais.

4. O motivo de você ter desejos extras e ter que comer porções maiores é devido ao fato de estar comendo as proporções erradas de comida

Você pode precisar ajustar sua proporção de proteínas, gorduras e carboidratos.

O problema pode não ser necessariamente o tipo de comida que você come agora, mas a proporção desses nutrientes que você ingere. Faz sentido?

5. Quebre suas porções para 6 pequenas refeições por dia

Essa é, na verdade, uma regra de ouro. Ao comer seis refeições por dia, você não só irá deixar de desejar e comer lanches rápidos, como também irá dar ao seu metabolismo o impulso extra que ele precisa. Um metabolismo mais acelerado quer dizer maior queima de gordura!

6. Ao fazer lanches para si mesmo, use pequenas tigelas ao invés de comer direto da caixa

7. Quando for comer fora, coma a salada primeiro, antes do prato principal

8. Por último, mas não menos importante… coma para viver e não viva para comer

O que quero dizer com isso é que para ter como perder peso, você precisa praticar uma alimentação consciente. Seja cuidadoso com o que está colocando em seu corpo. Coma para sua saúde e não simplesmente para satisfazer um desejo.

A comida é excessivamente abundante na sociedade. O problema reside na qualidade dela. É muito mais barato e fácil achar e preparar comidas com muitas calorias. Elas possuem poucos nutrientes e irão ser armazenadas literalmente como gordura, de maneira instantânea. Comer esses tipos de comidas não satisfaz seu corpo, já que elas não contêm os nutrientes necessários. Assim, seu corpo acaba desejando mais comida. Isso se chama Fome Oculta.

 

O que você achou das formas de como perder peso controlando as porções de comida relatadas acima? Você já pratica algo parecido com isso? Comente abaixo!

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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