Hans Christian Dyck Annes, personal trainer e influenciador digital que se apresentava como Cristhian Annes, morreu dois meses após entrar na fila de espera para um transplante de rim.
O profissional nasceu com apenas um rim e, em 2022, descobriu que o órgão não estava em pleno funcionamento. Ele entrou na fila de transplante em dezembro e, em janeiro, relatou à namorada que estava na 70ª posição. No final de 2023, iniciou o tratamento e estava internado em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, desde 20 de janeiro deste ano.
Wanna Teixeira, namorada de Christian, conta que o problema foi descoberto por acaso. A jovem tem medo de agulhas e precisava fazer um exame de rotina, em 2022. Para incentivar a parceira, o atleta decidiu também realizar a análise e se surpreendeu com o resultado: o sangue do personal trainer estava com altos níveis de creatinina e ureia, ou seja, apresentava problemas no rim.
“Ele ficou quieto quando saiu resultado porque deu tudo alterado e ele não queria contar para ninguém, se negava a fazer tratamento”, conta Wanna à TV Globo.
Mais de um ano após o diagnóstico, Christian contou o problema a seu treinador, que insistiu que ele procurasse ajuda médica. Em dezembro de 2023, o atleta começou o tratamento de diálise e precisou ser internado pela primeira vez. Pouco depois, entrou na fila de transplante.
O influencer continuava sem esperanças e não queria dar continuidade ao tratamento, mas a situação mudou quando, em janeiro, teve a informação que poderia receber um novo rim dentro de algumas semanas. No dia 20, foi internado novamente após passar mal e precisou, inclusive, ser entubado e receber transfusão de sangue.
Cristhian Annes contava com mais de 42,2 mil seguidores no Instagram e atuava em academias de Ponta Grossa. Era pós-graduado em Bodybuilding Coach/Nutrição Esportiva e trabalhava também prestando consultoria em musculação. Ademais, o atleta participou de campeonatos de fisiculturismo e fez alguns trabalhos como modelo.
Wanna diz que Christian não pretendia parar de treinar nem mesmo se fosse uma das recomendações durante o tratamento.