Creatinina alta – O que significa, sintomas e tratamento

atualizado em

Às vezes, quando realizamos alguns exames de rotina, podemos encontrar um resultado que mostre creatinina alta, embora muitos não saibam exatamente o que isso significa.

Mas saiba que esse exame, chamado também de clearance de creatinina, avalia a função dos rins, e que um resultado alterado não é incomum. Mas ele pode às vezes ser causados por problemas renais, como veremos mais adiante.

Então, vamos agora entender melhor o que a creatinina alta pode significar, como é feito o exame e quais as formas naturais de reduzir as concentrações de creatinina no sangue.

O que é creatinina?

exame de sangue

A creatinina é uma substância gerada pela degradação da creatina, uma proteína encontrada principalmente nos músculos que é usada para produção de energia durante o exercício físico.

Quando nossos rins estão saudáveis, a creatinina e outros resíduos presentes no sangue são naturalmente filtrados e eliminados por meio da urina. Porém, se os rins apresentam algum problema, ocorre um aumento no nível de creatinina, uma vez que ela não é excretada como antes.

Exames de creatinina

A creatinina pode ser medida através de um exame de sangue, embora também seja possível medir os níveis de creatinina presentes na urina, para uma avaliação mais detalhada de possíveis problemas renais.

No sangue o ideal é que os níveis estejam mais baixos, quando comparado aos resultados da medição na urina.

Isso porque altos níveis de creatinina na urina são normais e significam que os rins estão filtrando o sangue adequadamente. Já níveis baixos podem indicar que a substância não está sendo filtrada e está se acumulando no sangue.

Valores de referência

Os valores de referência para creatinina podem variar de acordo com o tipo de exame, o sexo e a idade da pessoa. São eles:

Sangue:

  • Recém-nascido: 0,3 a 1,0 mg/dl.
  • Até 6 anos: 0,3 a 0,7 mg/dl.
  • De 7 a 12 anos: 0,5 a 1,0 mg/dl;
  • Maiores de 12 anos do sexo masculino: 0,7 a 1,3 mg/dl;
  • Maiores de 12 anos do sexo feminino: 0,6 a 1,1 mg/dl.

Urina:

Nesse caso, a medida é feita a partir da coleta da urina de 24 horas, ou seja, de um dia inteiro.

  • Até 15 anos: 8 a 22 mg/Kg/24 horas.
  • Homens acima de 15 anos: 14 a 26 mg/Kg/24 horas
  • Mulheres acima de 15 anos: 11 a 20 mg/Kg/24 horas

O que significa creatinina alta?

A creatinina alta pode significar que há algum problema atingindo os rins, e a seguir vamos entender com mais detalhes quais são eles.

rins

1. Problemas nos rins

O principal objetivo de um teste de creatinina é avaliar o funcionamento dos rins que, quando estão danificados, não conseguem filtrar a creatinina adequadamente.

Esses problemas podem ser causados por uma série de doenças, como:

Por isso, não usa-se o exame de creatinina para diagnosticar o problema exato que está afetando os rins. Ele apenas diz que há um problema.

2. Desidratação

A desidratação, quando é grave, pode colocar a saúde dos rins em risco e afetar os níveis de creatinina no sangue.

3. Prática de exercícios intensos

A creatina é encontrada nos músculos e os ajuda na produção de energia durante os exercícios.

Assim, é normal que pessoas que pratiquem exercícios intensos regularmente apresentem níveis de creatinina um pouco mais altos no sangue, mesmo tendo rins saudáveis.

Nesse caso específico, o aumento da creatinina é um indicativo de degradação muscular decorrente do esforço físico e não de um problema renal.

4. Baixo fluxo sanguíneo

Um fluxo sanguíneo baixo causado por algum problema que envolva a circulação pode resultar em danos aos rins, gerando o aumento da creatinina.

5. Alta ingestão de proteínas

Pessoas que querem aumentar a massa muscular acabam algumas vezes ingerindo proteínas em excesso, o que pode não ser bom para o corpo.

Nesses casos, a ingestão exagerada de proteína pode sobrecarregar os rins, aumentando os níveis de creatinina no sangue.

6. Uso de determinados medicamentos ou suplementos

Outro fator que pode aumentar os níveis de creatinina é o uso de medicamentos, especialmente aqueles que podem danificar os rins, como alguns antibióticos.

Além disso, o consumo de suplementos de creatina também podem elevar as taxas de creatinina.

7. Bloqueio no trato urinário

Assim que sai dos rins, a urina passa pelo trato urinário através dos ureteres, da bexiga e da uretra.

Então, um bloqueio em qualquer um desses locais pode fazer com que a urina volte para os rins, afetando o seu funcionamento e aumentando os níveis de creatinina no sangue.

Sintomas

homem com fraqueza

Apenas a creatinina alta no sangue não é capaz de causar nenhum sintoma, que só aparecem quando os rins estão danificados. Nesse caso, podem ocorrer sintomas como:

  • Fraqueza;
  • Inchaço ou edema;
  • Retenção de líquidos;
  • Confusão mental;
  • Desidratação;
  • Náusea e vômito;
  • Pele seca;
  • Falta de ar.

Veja também: 11 importantes sintomas da insuficiência renal

O que fazer?

Antes de achar que está com os rins comprometidos, avalie junto com seu médico as possíveis causas da creatinina alta.

Além disso, outros exames de sangue e de urina devem ser solicitados para ajudar a determinar a causa exata da alteração.

Um deles é o exame de ureia, que também indica problemas renais. Como o rim também filtra a ureia, a presença de altas quantidades dela no sangue, uma condição conhecida como uremia, pode confirmar o diagnóstico de doença renal.

Mas, se todos os outros exames estiverem normais e não houver nenhum sintoma, é bem provável que a creatinina esteja alta por causa do seu nível de atividade física ou devido ao alto consumo de proteína.

Entretanto, se houver o diagnóstico de algum problema nos rins, existem tratamentos que podem, em alguns casos, reverter o problema, ou ao menos melhorar a qualidade de vida da pessoa.

A influência da dieta

carne vermelha

Algumas mudanças de hábitos alimentares podem ajudar a reduzir os níveis de creatinina no sangue, como veremos a seguir:

1. Diminua o consumo de proteína animal

Limitar o consumo de proteínas de acordo com a quantidade indicada para seu peso, idade e nível de atividade física é muito importante para não sobrecarregar os rins.

Além disso, muitas vezes apenas a troca de proteínas animais por algumas fontes de proteínas vegetais já ajuda a reduzir a creatinina alta. Então, tente ingerir mais leguminosas, como o feijão, o grão de bico e a lentilha, por exemplo, no lugar da carne vermelha.

2. Consuma fibras

O consumo de fibras alimentares pode ajudar reduzir os níveis de creatinina no sangue, como foi demonstrado em um estudo publicado no periódico European Journal of Clinical Nutrition.

Desta forma, é muito importante aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras como os legumes, as sementes, as verduras, as frutas e os grãos integrais, além de beber bastante água para evitar a constipação.

3. Beba água

Como a desidratação pode ser uma das causas da elevação dos níveis de creatinina, é importante se manter bem hidratado. Assim, você evita a sobrecarga do rim, ajudando a mantê-lo saudável.

4. Evite suplementos à base de creatina

Pessoas que já apresentam níveis altos de creatinina no sangue não devem tomar suplementos de creatina, para não causar uma elevação ainda maior.

Creatinina alta é preocupante?

Apenas o teste de creatinina não é suficiente para afirmar que alguém apresenta uma doença renal, já que vários fatores podem influenciar os resultados.

Então, não fique muito preocupado se o seu exame de sangue vier com um nível de creatinina acima do que é considerado normal.

Isso porque tal resultado precisa ser avaliado em conjunto com outros testes para que um diagnóstico completo possa ser feito. Por isso é importante que um médico avalie os resultados dos exames.

Fontes e referências adicionais

Você já foi diagnosticado com creatinina alta? O que seu médico recomendou como tratamento? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...

Sobre Dr. Lucio Pacheco

Dr. Lucio Pacheco é Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral - CRM 597798 RJ/ CBCD. Formou-se em Medicina pela UFRJ em 1994. Em 1996 fez um curso de aperfeiçoamento em transplantes no Hospital Paul Brousse, da Universidade de Paris-Sud, um dos mais especializados na Europa. Concluiu o mestrado em Medicina (Cirurgia Geral) em 2000 e o Doutorado em Medicina (Clinica Médica) pela UFRJ em 2010. Dr. Lucio Pacheco é autor de diversos livros e artigos sobre transplante de fígado. Atualmente é médico-cirurgião, chefe da equipe de transplante hepático do Hospital Copa Star, Hospital Quinta D'Or e do Hospital Copa D'Or. Além disso é diretor médico do Instituto de Transplantes. Suas áreas de atuação principais são: cirurgia geral, oncologia cirúrgica, hepatologia, e transplante de fígado. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário

7 comentários em “Creatinina alta – O que significa, sintomas e tratamento”

  1. É o meu deu alto né creatino fosfoquinase
    Estou sentindo muita dor do lado dos esquerdo será que é por causa disso.
    Porque deu o alto

    Responder
  2. sinto muita dor na barriga e na altura dos rins, tive febre e dor nas costas, meu médico pediu exame de sangue e a creatinina deu 2,80mg/dL, metodo : enzimatico em quimica seca

    Responder
    • Meus pés estão inchando durante o dia, no exáme de creatinina de 1,23, os outros exames de sangue estão normais assim como a diabetes e pressão alta controladas
      Alguma recomendação?

      Responder
  3. Eu era bem magro e de 2016 pra ca pratico musculacao e ganhei bastante massa e minha cretinina hoje ta em 1.4 devo me preocupar? Alem de musculacao corro e ando de bike.

    Responder
  4. Ja foi diagnosticado com insuficiência renal cronica, mesmo deixando de comer carne vermelha a creatinina continua alta, mas amei as informações dadas aqui.

    Responder